Estão atacando o dólar? A verdade sobre a alta

Surgiram boatos de que o dólar não para de subir por conta de um ataque especulativo. Mas, será que isso é verdade?

26 de dezembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


O dólar nessa última semana subiu de forma muito rápida e acelarada. Por conta disso, não entendo muito bem o porquê, alguns jornalistas que estão tentando proteger o governo, estão dizendo que o dólar está sofrendo um ataque especulativo. Como se o mercado estivesse pressionando o governo para a moeda subir de preço. Por isso, achei importante esclarecer a verdade sobre essa alta e o que realmente está acontecendo.

O que Galípolo diz a respeito

Com as altas recorrentes do dólar o Banco Central realizou alguns leilões para tentar segurar essa pressão em cima do dólar. O próprio diretor de política monetária do BC, Gabriel Galípolo, explicou sobre isso e o que está ocorrendo. Lembrando que ele é o futuro presidente do BC e foi indicado pelo atual presidente. Então, não dá pra dizer que ele é do mercado financeiro ou da oposição. Enfim, mas vamos à fala dele sobre essa suposta especulação.

“A ideia de um ataque especulativo coordenado contra o real não representa adequadamente a situação do câmbio.” Ou seja, essa história de ataque é infundada. Disse ainda que “O mercado não deve ser visto como um bloco monolítico; para cada movimento de preço, há participantes com posições opostas, resultando em vencedores e perdedores.”

E por fim, conclui da seguinte forma: “Portanto, considerar movimentos no câmbio como ataques especulativos coordenados não reflete a realidade do funcionamento do mercado.

Com isso, podemos afirmar que o Galípolo tem ao menos uma qualidade muito interessante, a honestidade. Porque ele foi muito sincero sobre as reais causas dessa alta. E ressaltou ainda que a alta da moeda pode ocorrer devido a diversos fatores, internos e externos.

Por que o dólar está subindo tanto?

Nesse momento, não dá pra explicar porque o dólar está subindo ou porque ele cai, sem falar do mundo. Nós vivemos um mundo globalizado, é importante entender isso, para que você não compre uma narrativa falsa. Outra coisa importante é entender que a economia está intrisicamente relacionada a política direta. Mas, enfim, vamos explorar a seguir alguns dos possíveis motivos para essa alta recente do dólar.

Cenário global

Atualmente, vivemos um momento no cenário econômico global desafiador. Temos conflitos geopolíticos, o Trump ganhou a eleição, ele está ameaçando colocar retrições na China e em outros países. E os investidores acreditam nisso, acreditam nesse cenário de aumento das tensões geopolíticas e com isso o que eles estão fazendo? Estão movimentando o dinheiro e deixando do lado mais forte. E por isso, o mundo todo está apostando no dólar agora.

E claro, tudo isso também está relacionado à alta do dólar nos EUA também. Se você pode ganhar 5% sem risco, porque colocar seu dinheiro em países emergentes? Toda essa tensão, todas essas pequenas rusgas, afetam a confiança que as pessoas tem no Brasil.

Incertezas no Brasil

Outra questão que está afetando o dólar é o desempenho da economia brasileira. O Haddad ficou enrolando sobre a solução para o défict das contas públicas, era para ser um ajuste fiscal e ele mandou um gasto que não resolveu nada. E agora os deputados entraram de férias e essa pressão ficou. A projeção do PIB é de que ele vá crescer de forma fraca.

E para completar todo esse cenário, temos ainda uma instabilidade política, com um conflito claro entre os poderes. Tudo isso, passa desconfiança para os investidores. E o mercado odeia incertezas. Não sabemos se o Bolsanaro está elegível ou não. Não sabemos se o Lula tem saúde ou não. Então, o Brasil nesse momento é uma grande incerteza.

A China e os EUA, nossos principais parceiros comerciais, estão com atritos entre si. E existe a possibilidade de que eles nos perguntem de que lado estamos, pode acontecer e isso faz com que aumente ainda mais a pressão.

Qual o principal motivo para a alta?

Não dá para cravar em pedra qual é o principal motivo. Mas, o que podemos concluir com certeza é que o Brasil está uma bagunça e o dólar é reflexo disso. Ou seja, temos muitos conflitos internos, externos e não temos uma política tentando organizar isso.

O que nós precisamos nesse momento é de um apaziguamento. Quer saber como acredito que seria possível mudar esse cenário? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a investir, independente da crise, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Mais impostos? Vem aí o IMPOSTO DO PECADO!

Estão atacando o dólar? A verdade sobre a alta

O que comprar na crise para LUCRAR PESADO?

Trump ameaça o Brasil: entenda o que aconteceu