8 de janeiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Nessa matéria, vou ser bem direto! Reuni algumas das decisões que me fizeram ficar multimilionário em menos de 90 meses. Eu entendo que nem tudo pode ser aplicado a sua realidade, mas tem algumas coisas que, ainda assim, podem realmente mudar o jogo pra você!
1. Invista em conhecimento
Uma das coisas que com certeza me ajudaram nessa jornada foi ser bem nerd. Todas as coisas que vou fazer, eu estudo muito, me aprofundo no assunto, para me especializar bastante. Sempre fui muito estudioso e isso fez muita diferença nessa minha jornada até que me tornasse multimilionário.
2. Focar em fontes de renda escaláveis
No geral, nós sempre focamos em ter uma fonte de renda segura e confiável. Não tem problema pensar assim, mas eu sempre busquei áreas que me oferecessem um multiplicador maior. Comecei na área da internet, vi que SEO era legal porque poderia criar vários sites. Depois, quando percebi que a negociação de mídia dava muito mais dinheiro, migrei pra essa área.
Enfim, fiz isso diversas vezes. Tanto que por diversas vezes atuei em áreas distintas simultaneamente. Então, acho que uma das grandes diferenças de pessoas que conseguem acumular muito dinheiro, é pensar em termos de escala.
É muito normal que os profissionais liberais pensem em trabalhar mais horas, para conseguir mais dinheiro. Mas eu pensava sempre no que eu poderia fazer e que fosse escalável. Para não ser apenas um vendedor de horas.
3. Fazer o dinheiro trabalhar por você
O dinheiro é o melhor funcionário do mundo. Ele não tira férias e a partir do momento em que você investe, ele vai estar trabalhando por você 24/7. Invisto desde 2012 e, desde essa época, uma parte do meu dinheiro está trabalhando pra mim.
4. Escolha bem as pessoas a sua volta
Outro ponto importante é que sempre fui criterioso na escolha das pessoas que me acompanham. Quando percebo que alguém não contribui de forma positiva, seja por falta de conversas construtivas ou atitudes que não agregam, costumo evitar esse tipo de companhia. Sempre preferi me afastar de pessoas que poderiam me “desandar” e acredito que isso foi uma escolha que me ajudou muito ao longo da vida.
Além disso, nunca me identifiquei com quem gosta de ostentar ou de exibir riqueza. Esse tipo de comportamento nunca fez parte dos valores que valorizo nas minhas relações.
5. Tomar decisões baseadas em dados
Talvez essa seja uma das atitudes mais difíceis de tomar, mas sempre me esforcei para basear minhas decisões mais em dados do que em emoções. Um dos recursos que utilizo é a criação de listas de prós e contras, o que me ajuda a enxergar as situações de forma mais racional e menos emocional.
É natural termos medo de agir e ficarmos presos ao que pode dar errado. Para lidar com isso, sempre analiso quais podem ser as possíveis consequências das minhas escolhas e, a partir disso, avalio a probabilidade de cada cenário acontecer.
Se a probabilidade de sucesso for maior do que a de prejuízo, costumo seguir em frente. Essa abordagem, infelizmente, é algo que poucas pessoas adotam. A maioria toma decisões baseadas em achismos, sem usar métricas ou análises concretas para embasar suas escolhas.
6. Não tenha medo de arriscar
Sempre sai da zona de conforto, nunca tive medo de arriscar. Toda vez que consigo ganhar em alguma coisa, eu arrumo um problema maior e isso me ajudou muito. Inclusive, é por isso que nunca virei o ano fazendo a mesma coisa que o anterior.
Então, basicamente é isso. Tentei ser sincero e condensar ao máximo os aprendizados que tive até me tornar multimilionário. Quer conferir mais detalhadamente sobre um pedaço dessa minha trajetória? Assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir e quem sabe se tornar multimilionário, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.