3 de outubro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Tenho visto muitas pessoas comentando sobre o assunto e achei interessante contribuir também. O que tem circulado é a ideia de que os fundos imobiliários estão em crise, e que o ideal, neste momento, seria vender e esperar a situação estabilizar antes de voltar a investir nesse setor.
No entanto, as coisas não são tão simples. O que aconteceu, na verdade, foi o aumento da taxa de juros no Brasil para conter a inflação. Quando a taxa de juros sobe, os investimentos em renda fixa passam a oferecer retornos maiores. Embora a diferença seja pequena, ela já atrai a atenção dos investidores.
Isso ocorre porque investidores avessos ao risco, que estavam ganhando cerca de 8% com fundos imobiliários, preferem a segurança da renda fixa, que atualmente oferece rendimentos de 10,75%. Esse perfil de investidor prioriza a estabilidade, e para eles, vender os fundos imobiliários e optar pela renda fixa é uma escolha mais segura.
Será o melhor momento para vender?
Na hora de vender, você provavelmente prefere se desfazer de seus ativos quando eles estão no topo, certo? Quando estão valorizados.
Apesar de parecer uma decisão óbvia, no mercado financeiro as coisas muitas vezes acontecem de forma contrária. Quando ocorre uma crise, muitas pessoas sugerem que é hora de vender. No entanto, esse é, na verdade, o pior momento para tomar essa atitude, já que seu ativo já está desvalorizado. O ideal seria aproveitar essa oportunidade para comprar.
Somente os investidores pacientes conseguem aplicar essa estratégia com sucesso. Aqueles que não se deixam levar pelas emoções e não são dominados pelo medo tendem a lucrar mais. Mas é fundamental lembrar que nem o otimismo exagerado, nem o pessimismo extremo permanecem no mercado por muito tempo.
Atualmente, estamos vivendo uma onda de pessimismo generalizado, mas o nosso país está longe do pior cenário que já enfrentou. Quem souber identificar as oportunidades, mesmo em tempos de crise, terá a chance de lucrar.
Como analisar fundos imobiliários?
Na hora de procurar por fundos imobiliários, o ideal é buscar opções em que a cotação esteja próxima do valor patrimonial. Isso está diretamente relacionado ao P/VP, pois quando o P/VP é igual a 1, significa que se o fundo vale R$ 1 milhão, ele está corretamente avaliado nesse valor, sem haver desvalorização. Outro ponto interessante a ser avaliado é o dividend yield, ou seja, os últimos dividendos distribuídos, além da valorização do fundo ao longo do tempo.
Para quem não é do mercado, é essencial ler e estudar para aprender a fazer essas análises com base em fundamentos. Nunca guie seus investimentos apenas por notícias ou pela opinião do mercado. Estude e faça suas próprias avaliações, encontrando os melhores ativos de acordo com seus objetivos financeiros. Não se deixe levar pela percepção dos outros.
E se você quer aprender a investir e analisar quais são os melhores investimentos, então você precisa conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos.Faça a sua análise de perfil e, se você receber aprovação,além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você também vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E se você quer entender melhor sobre esse momento da economia e como ele afeta os fundos imobiliários, assista ao vídeo completo!
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.