Ibovespa bateu as máximas e agora?

A notícia de que o Ibovespa atingiu sua máxima histórica deixou todos muito eufóricos e empolgados. Mas, porque isso aconteceu? É isso que vou explicar!

22 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


O Ibovespa atingiu sua máxima histórica, 134.574 pontos, e hoje eu vou explicar porque isso aconteceu. Além disso, também vou dar um panorama do que está por vir.

Um dos principais motivos para essa alta é o fluxo estrangeiro que está entrando. Tudo isso por conta da melhoria lá nos EUA que fez com que os investidores perdessem um pouco do medo. Além disso, o índice de inadimplência começou a melhorar e, com isso, bancos como Bradesco, Santander, Itaú e BTG apresentaram bons resultados.

As projeções de lucro das principais empresas listadas foram todas revisadas para cima. Ou seja, mesmo em meio ao cenário de crise que estava se desenhando, as marcas brasileiras se mostraram resilientes. Além de tudo, todo o otimismo e a expectativa por melhores resultados também cooperou para esse marco importante.

Quanto o Ibovespa realmente cresceu?

Analisando o índice Ibovespa, nos últimos 5 anos houve uma alta de 34,34%. Agora, se analisarmos e compararmos o dólar para real, no último ano, a moeda teve uma alta de 10%.

Isso significa que, apesar de ter tido ganhos reais, se você investiu no Ibovespa, não necessariamente ficou mais rico internacionalmente. E vale frisar que o Ibovespa não é um bom índice para medir o desempenho das ações.

Mas como saber de quanto foi a alta do Ibovespa internacionalmente?

Para isso, vamos analisar um outro índice. Existe um ETF americano chamado EWZ que os americanos utilizam pra investir aqui no Brasil. Analisando esse índice no último ano, é possível observar uma queda de 12,5% dolarizado. No entanto, nos últimos meses o índice tem tido uma alta, inclusive dolarizado.

Investir em real não compensa?

Isso não quer dizer que, se você investir em real, estará perdendo dinheiro. Que é algo que algumas pessoas dizem por aí na internet e é um grande absurdo.

Para provar isso, fiz uma comparação da rentabilidade da minha carteira com alguns índices importantes do mercado. De 2019 até hoje a rentabilidade da minha carteira foi de 250,84% e aqui tem tudo: renda fixa, minhas ações e todos os insumos que consegui. O S&P 500 dolarizado valorizou 97,84% e em reais o S&P 500 valorizou 200,83%.

E minha rentabilidade também foi maior que a do Ibovespa nesse período, onde o índice registrou uma rendibilidade de 32,92%. Isso tudo, levando em consideração que boa parte da minha carteira é composta por investimentos em reais. Ela é dolarizada, mas a grande parte dos meus investimentos são no Brasil. Então, não existe isso de que investir em real não compensa.

É completamente possível e está ao alcance de todos ter bons rendimentos investindo em real. Existem diferentes métodos, mas é possível ganhar dinheiro em todos os cenários.

Quer ver esse comparativo da minha carteira com alguns dos índices mais importantes do mercado? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a investir e a lucrar, esteja o Ibovespa em alta ou não, conheça a AUVP,que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

6 empresas que renderam mais de 1.000% nos últimos 10 anos

A enganação acabou: O mercado financeiro vai balançar

Funcionários do Banco Central estão comprando dólar com medo

Manobra perigosa da Petrobras que pode COLAPSAR empresas