IBOVESPA vai voltar aos 130k? Vale a pena comprar ações agora?

10 de agosto de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 9 seg


Eleição chegando, Inflação continua subindo, taxa Selic subiu para os 13,75% e geral migrando para a renda fixa por conta dos altos juros e segurança.

No entanto no dia 14 de Julho a bolsa subiu basicamente 12,35%. Logo, o Ibovespa está indo contra todas as expectativas do momento!

Mas afinal, o que está acontecendo? Como esse movimento afeta a minha carteira? O que eu deveria estar fazendo? A bolsa “voltou” de vez? Acabou o bear market? É sobre isso que vou falar neste artigo!

Uma possível causa para o atual efeito na IBovespa

Lembrando que a economia não é uma ciência exata, é uma ciência humana! Depende completamente das nossas impressões a cerca de algo, de decisões emotivas, de conhecer as pessoas etc.

Associo essa mudança da bolsa a uma decisão tomada lá atrás mas que não demos muita importância.

O G7 se reunião para discutir a crise alimentar, sendo o Brasil um dos países que mais alimenta as pessoas do mundo, ele ganhou um certo destaque.

Afinal, é um país que exporta muito e conversa bem com todos os países. Para se ter uma ideia, o Brasil é o país que mais se exporta o Halal. Se trata de uma carne que requer um abate específico e bem sistemático ao agrado dos muçulmanos.

Ao mesmo tempo, o Brasil é, também, um dos maiores exportadores de comida Kosher, preparada para os povos judeus.

Fomos muito miscigenados, assim acredito que ganhamos uma capacidade de conseguir trabalhar com todo mundo.

Sendo assim, o Brasil se viu em uma situação mais confortável que o restante dos países por conta do quão menos afetado ele está logisticamente.

O erro que abaixou o IBovespa

No entanto, o Brasil começou a “zoar” com o teto de gasto, o que impactou o mercado, começou a trocar recorrentemente o presidente da Petrobrás, começou questões relacionadas a eleições que também impactaram o mercado.

Em meio a essa “treta” toda, o Brasil foi segurando, os números foram melhorando e eventualmente os resultados das empresas chegaram com um otimismo bem maior.

Alinhado a isso, conseguimos observar o EUA infrentando uma inflação que ainda não tinham enfrentado. Só de precisarem elevar os juros deles ao patamar que está, já é de se impressionar.

O motivo da rápida recuperação do Brasil

O Brasil já está acostumado e já falei sobre isso em diversos artigos e vídeos!

A reação rápida do Brasil à inflação fez com que investidores estrangeiros encontrassem nosso país por conta da taxa Selic nas alturas.

Assim temos uma percepção, tanto internacional quanto nacional de que o Brasil pode estar indo bem sim.

Aí vem a tal da política ICMS, que sendo temporária ou não, deu uma amenizada para a população.

Existe agora uma renda maior por parte dos auxílios na mão dos trabalhadores, eventualmente sobe pela classes sociais e vamos ver como essa “conta” vai chegar no futuro, e se vai chegar!

Cuidado se você for este tipo de “investidor”

Agora é preciso de uma atenção aqui, pois muitas pessoas decidem investir nesses momentos onde acreditam que o mercado está em alta e não vai parar tão cedo.

Este erro de esperar ficar bom para investir está te fazendo comprar na alta e vender na baixa, e assim você não está de forma alguma investindo, está perdendo seu tempo e dinheiro.

É importante entender esse conceito para que caso compre ações agora, não seja motivado pela alta, pois assim você venderá na baixa.

Compre para participar de bons negócios e colher frutos deste investimento lá na frente!

FIIs num cenário de queda da Selic

Agora se desenha a grande questão, a dos fundos imobiliários!

Temos um crescimento significativo do IFIX no último mês

IBOVESPA vai voltar aos 130k? Vale a pena comprar ações agora?

Quase 1% no último mês, e um crescimento de 1,66% da sua maior baixa.

Parece que a Selic está chegando num ponto onde ela não consegue mais influenciar tanto os investidores, pois sabem que dificilmente ela passará do patamar em que se encontra.

Então se quiser aproveitar o momento para dar uma olhada no mercado de FIIs, então chegou a hora! Pois pode ser uma oportunidade que vai passar.

E quando a Selic cai, a tendência geralmente é dos fundos imobiliários subirem!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho mais sobre essa questão da alta na bolsa brasileira.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: O Brasil vai quebrar?