Investindo em tempos de crise: oportunidades e armadilhas

Durante os períodos de crise, é muito comum que alguns investidores acabem caindo em armadilhas disfarçadas de oportunidades. Mas, existe uma forma de fugir disso e vou te explicar como!

19 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Esse conteúdo foi pensado especialmente para quem quer investir em momentos de crise. É preciso certo cuidado e atenção para não acabar caindo em armadilhas do mercado. Mas hoje vou te mostrar como investir, sem correr nenhum risco. Então vamos lá!

Como não cair em armadilhas

Em um momento em que todas as boas empresas estão caindo e as ruins também, isso é normal. No entanto, quanto menores essas empresas são, maior é a queda. Mas é aqui que o investidor de longo prazo tende a fazer confusão, por não fazer uma boa avaliação de risco.

E isso é primordial para investir em tempos de crise. Mas, afinal, como avaliar os riscos de uma empresa? Para isso, você pode fazer algumas perguntas, como:

  • O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?
  • Este é um setor perene?
  • A empresa está na bolsa há mais de 10 anos?

Enfim, esse são apenas alguns exemplos de como você pode avaliar o risco de uma empresa. Caso a resposta seja positiva a empresa ganha 10 pontos, caso seja negativa, ela perde. Assim, você conseguirá balizar bem e não vai correr o risco de confundir queda de preço com oportunidade.

Como encontrar boas oportunidades?

Agora que você já sabe como fugir das armadilhas, vou te mostrar como encontrar boas oportunidades.

Supondo que o Brasil enfrente uma crise severa e as empresas sofram uma grande baixa, o que é o certo a se fazer? Nesse momento, alguns podem se desesperar e sair vendendo enlouquecidamente. No entanto, como você já sabe nossa economia é cíclica, somos um país democrático e toda crise (por pior que seja) passa.

Então, o que fazer nesse momento? Continuar a investir, de acordo com a divisão de ativos da sua carteira e com o preço médio das suas ações. Assim, você conseguirá aproveitar o ciclo e fugir da crise.

Mas como fazer isso? Para operacionalizar todo essa ideia, você pode criar uma planilha que ajude a visualizar e organizar melhor seus investimentos. No entanto, quem é aluno da AUVP tem acesso a um sistema que faz todas essas contas rapidamente de acordo com sua divisão de ativos. Quer aprender a investir e ter as melhores ferramentas para isso?

Então, conheça a AUVP,que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

Quer entender melhor sobre como fazer essa avaliação para fugir dos riscos e aproveitar as oportunides e tempos de crise? Então, assista ao vídeo completo!

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Leia também: A bolsa de valores brasileira acabou?

3 ANOS investindo em fundo imobiliário, valeu a pena? Quanto rendeu?

O Brasil pode entrar em um ciclo de CRESCIMENTO ACELERADO?

É possível viver apenas de dividendos? Como se organizar

Seguro de carro é BURRICE da classe média?