O perigo de investir no Tesouro Direto

16 de outubro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Pouca gente fala sobre isso, sobre o perigo de investir no tesouro direto. Afinal, ele é tido como uma das formas de investimento mais seguras do Brasil. No entanto, ele não é completamente livre de riscos. É de fato, um dos mais seguros, mas isso não te isenta da possibilidade de perder dinheiro.

Então, para esclarecer o assunto de uma vez por todas, hoje vamos falar sobre o perigo de investir no tesouro!

Tesouro é seguro?

Ao investir no Tesouro Direto, você tem uma segurança maior. Afinal, você está emprestando para o governo e ele tem a prerrogativa de imprimir dinheiro. Então, em caso de crises, é possível que o governo apenas imprima mais dinheiro e realize os pagamentos necessários. O Banco Central faz isso com certa facilidade, então sim, é uma opção segura.

Mas, existem alguns riscos que são pouquíssimos mencionados e que vou destrinchar a seguir!

Tesouro pode entrar em greve

Assim como tudo que é administrado pelo poder público, o Tesouro pode entrar em greve. Inclusive, esse ano o Tesouro ficou sem operar por dois dias, por conta de uma greve. Dessa vez, foi por apenas dois dias, mas não há garantia de que esse período seja sempre curto. Elas podem durar mais do que isso. O Banco do Brasil, por exemplo, teve uma greve de 45 dias.

Por isso, sempre reforço que as pessoas não devem guardar toda sua reserva de emergência no Tesouro. Imagine, ficar por 45 dias sem sua reserva e precisar dela nesse tempo? O ideal é que você tenha uma parte da sua reserva em dinheiro físico em casa e uma parte em um grande banco (com agências físicas onde você pode sacar). Não deixe 100% da sua reserva em um banco digital ou no Tesouro Direto, isso pode causar problemas!

Risco da marcação a mercado

A marcação a mercado pode desvalorizar seu título no curto prazo e poucas pessoas sabem disso. O que ocorre é que os títulos podem ser remarcados até o prazo de seu vencimento.

Se você compra uma Título pré-fixado com juros de 12,81%, não significa que ele renda 12,81% ao ano, porque essa é uma taxa de referência. Até o vencimento, ele vai render esse valor. No entanto, se a taxa Selic for modificada, a sua taxa de referência também será modificada. Se em um determinado dia a Selic for para 14%, ao invés do 12,81% o que será aplicado é a taxa de 14%.

O grande porém é que o título precisa entregar a rentabilidade contratada e o que ocorre nesses casos? É quando acontece a marcação a mercado e ele altera o preço do título. Então, para não extrapolar o quanto ele te ofereceu de rendimento, o preço do título cai para compensar o aumento da taxa Selic. É claro que isso ocorre de forma leve e progressiva, quase imperceptível.

Mas o que acontece é que quando as pessoas percebem que perderam dinheiro de alguma forma, elas vão lá e retiram o dinheiro. Quem está começando a investir e não entende muito bem, faz muito isso. Mas a grande questão é que, no final das contas, você não vai perder dinheiro, pois no vencimento o Tesouro irá entregar a rentabilidade contratada. Não é preciso entrar em pânico.

É um título de renda fixa, mas que oscila diariamente. Agora, se você procura ter uma rentabilidade fixa que apenas sobe, não desce, talvez o Tesouro não seja a melhor alternativa.

É um fenômeno normal

Mas, como você viu, não é algo para criar pânico. Se você esperar até o vencimento do título, você terá a rentabilidade contratada entregue. Esse é um fenômeno completamente normal, mas um pouco complexo de se explicar. E deve ser mencionado, pois nem mesmo o Tesouro é livre de riscos.

No longo prazo, o Tesouro é completamente isento de riscos. Já no curto prazo, ele é completamente volátil.

Tesouro IPCA

Outro ponto que é pouquíssimo comentado é sobre o Tesouro IPCA e a proteção que ele oferece com relação à inflação. No entanto, nem sempre essa proteção funciona como deveria, por conta do desconto do IR. E, nesses casos, você acaba em cima do valor nominal e não do valor real. Essa é uma armadilha muito comum do Tesouro e que pouca gente percebe.

Lembrando que isso não faz do Tesouro uma opção insegura, longe disso. No entanto, é importante ressaltar que ele não é completamente livre de riscos.

Quer entender melhor sobre o perigo de investir no tesouro? Então, assista ao vídeo em que expliquei e mostrei melhor todas essas situações que citei.

E se você quer investir e quer saber mais sobre o assunto, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e, se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você também vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

O perigo de investir no Tesouro Direto

Manobra perigosa da Petrobras que pode COLAPSAR empresas

Como aprender qualquer coisa RÁPIDO: Ultra-aprendizado

Financeiramente vale a pena se casar? Festa de casamento é burrice?