18 de março de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Participei do CEO Conference, um evento feito pelo BTG Pactual, só para convidados vou compartilhar com vocês um pouco do que foi dito nessa reunião fechada, especialmente o que Rui Costa e Haddad disseram. Mas antes, para vocês entenderem um pouco melhor do calibre dos convidados, vou citar alguns nomes presentes.
Alexandre Silveira que é Ministro de Minas e Energias do Brasil, André Esteves que é Sócio Senior do BTG, o André Jakurski que é Sócio-fundador da JGP, o CEO da Sabesp que é o Carlos Piani e esses são apenas alguns exemplos. Mas, estavam presentes ali nomes muito importantes para a economia brasileira.
Muitas pessoas não entendem exatamente a proposta desse evento e acabam confundindo com uma palestra motivacional. No entanto, o objetivo é compreender o que os principais agentes que controlam os rumos da economia estão pensando para o ano.
O evento ocorre anualmente e reúne os principais players do mercado financeiro e da política econômica.
O que Haddad disse a portas fechadas?
O ministro Fernando Haddad foi um pouco mais “liso”, até porque não tem muito o que ele possa fazer. Ele reafirmou sua busca pelo equilíbrio fiscal, o crescimento econômico e o avanço da agenda de reformas. Mas, realmente não tinha muito como fugir disso.
Basicamente, a discussão girou em torno ali do novo governo de Donald Trump, chamaram várias pessoas para entendermos melhor o cenário internacional.
O Esteves fez alguns elogios, mas apesar disso, nós sabemos que o Haddad enfrenta dificuldades para cumprir a agenda que ele mesmo propôs e vem perdendo apoio entre os outros ministros. Porque estão culpando ele por todas as coisas.
Mas, na minha visão, talvez seja interessante rever os gastos e ao invés de culpar quem está tentando aumentar o faturamento.
No entanto, no geral, o Haddad não me surpreendeu. Teve um discurso totalmente político, respondeu ao mercado e disse que o mercado financeiro está mais tenso que em períodos anteriores e reagindo demais as novas informações. Citou ainda que as incertezas com relação aos EUA também está afetando o ambiente econômico brasileiro.
Rui Costa minimiza a crise econômica?
O Rui Costa, que é chefe da Casa Civil, foi a primeira pessoa do governo que me causou preocupação. Isso porque durante todo esse tempo, acreditei que o PT estava adotando esse discurso positivo que está tudo bem, como uma medida propagandista. Mas, o discurso do Rui Costa foi totalmente desconexo da realidade.
Enquanto ele falava, as pessoas riam, literalmente. Ele disse que o governo não tem previsto medidas excepcionais para impulsionar o crescimento do país ou melhorar a inflação. Afirmou ainda que o único problema do governo é a comunicação. De acordo com ele, a economia está sob controle e as dificuldades enfrentadas são causadas por desinformação e fake news. Disse ainda que o governo não tem problema nenhum na economia.
E ele não disse isso com um tom de brincadeira ou ironia, ele falou como se realmente acreditasse nisso. Tanto é que até a jornalista ficou olhando para ele com uma expressão de quem não entendeu nada.
Isso me preocupou, porque quando assumimos que existe um problema, dá para ter alguma esperança ou solução. Agora, quando se pensa que não existe problema, não tem o que mexer, aí a situação já muda.
O impacto no mercado
O discurso de Rui Costa foi totalmente na contramão das necessidade atuais que deveriam ser o estímulo do crescimento econômico e controle dos gastos públicos. Enquanto Haddad defende a responsabilidade fiscal, existe uma parte do governo que simplesmente ignora os problemas da condução econômica.
A impressão que ficou é de que a gestão ainda não possui um direcionamento claro sobre como lidar com os problemas do cenário atual.
Oportunidades de investimento no cenário atual
O mercado brasileiro é historicamente negociado com desconto, e agora mais do que nunca, está oferecendo ótimas oportunidades de investimento. Tanto que já falei algumas vezes que essa é uma das melhores janelas de investimento da última década.
Mas, basicamente, foi isso com relação às falas de Rui Costa e Haddad nessa reunião fechada. Por hora, não existe expectativa de que a bolsa vá subir. Então, pode continuar comprando e baixando o preço médio da sua carteira.
Quer entender melhor sobre tudo isso que Rui Costa e Haddad comentaram? Então, assista ao vídeo em que explico melhor sobre!
E se você quiser aprender a investir, mesmo em momentos de crise, te convido a conhecer aAUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.
Leia também: O que o governo Lula tem feito para impulsionar a economia?