10 de fevereiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Esses dias eu estava conversando com um inscrito lá do canal do Youtube e ele me questionou sobre o porquê ele ainda não havia ficado rico. Então, ele fez um resumo da vida dele e ele estava tentando entender porque mesmo sendo uma pessoa acima da média, inteligente e com uma boa carreira, porque ele não tinha conseguido enriquecer. Sendo que pessoas teoricamente mais “burras” e do mesmo ciclo que ele, já tinham conseguido enriquecer. Mas, quando ele me contou da vida dele, eu percebi que ele seguiu a cartilha do que nos ensinam desde cedo.
O que nós aprendemos que devemos fazer desde cedo? Que temos que ir pra escola, tirar boas notas, então, vai para uma boa faculdade e se forma, estuda para um concurso público, passa e então percebe que isso não vai te enriquecer.
E de fato, quando olhamos para a educação brasileira, o que eles ensinam é que você vai estudar, trabalhar, ter seus meninos e ensinar a mesma coisa para eles. O objetivo final da boa educação é te transformar em um cidadão responsável, que tem uma boa família, que vai à igreja e é basicamente isso. E não tem nada de errado nisso, se 100% da população brasileira fosse assim e seguisse isso, a nossa vida seria outra.
Veja também: Como reinvestir os dividendos? Isso fará você ficar rico
Ser um bom aluno não vai te deixar rico
Se você for um bom aluno e uma pessoa que segue a cartilha, as chances de ficar rico estão próximas de zero. Isso só muda caso você seja uma grande excessão, caso você siga a cartilha tão bem que consiga ir para o ITA ou ganhe uma bolsa pra estudar fora do país. Mas, no geral, se você seguir a cartilha vai conseguir ter uma vida de classe média.
Então, talvez é por isso que você não ficou rico. Mas, afinal, o que enriquece de fato? Sinceramente, é não fazer praticamente nada do que está na cartilha. O que você tem que fazer na prática? Ou virar um empreendedor ou investir em algo que está em franca expansão no momento.
Empreender é muito difícil, mesmo que você dê tudo de si, ainda existe uma grande chance de dar errado. Mas, é possível, não é impossível.
A outra alternativa é estudar a modinha da vez, com muito afinco, tentar se colocar no mercado de trabalho em alguma dessas empresas que está começando e crescer junto com a empresa. Foi basicamente isso que eu fiz. Primeiro trabalhei em uma empresa grande, cheguei em um bom cargo de gestão, peguei meu dinheiro e fui pra empresa pequena, mudei de novo e de novo, até que em uma dessas eu virei sócio, peguei um pedaço, comprei o pedaço de outra e enfim. Só depois disso, fiz minha própria empresa.
Escolha as áreas em alta
O que está em alta agora? Inteligência artificial e inside sales. Se você é mais burrinho, mas é desenrolado, pode procurar saber mais sobre esse mercado de inside sales. Agora, se você estava mais nerd, vai na segunda opção. Se você entrar em um desses mercados agora, vai ser o equivalente a quem entrou no mercado digital em 2016, por ali.
Nem todo mundo ficou rico, mas todo mundo ganhou algum dinheiro, mas teve gente que quebrou. Porque quando começou a ganhar dinheiro, achou que tinha dado certo e se perdeu. Então, quando você começar a ganhar dinheiro, começa a fazer seus investimentos de forma sólida e então, você vai ter chances de dar certo!
Quer entender melhor sobre como você pode fazer isso? Então, assista ao vídeo em que explico melhor sobre isso.
E se você quer aprender a investir para ficar rico mais rápido, te convido a conhecer aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.
Leia também: É possível ficar rico trabalhando para os outros (CLT)?