25 de novembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Todo mundo sabe que sou um grande entusiasta do Bitcoin. Publicamente, tenho bitcoins desde 2014, mas, na verdade, já os possuía bem antes disso, ainda na época dos fóruns de programação, quando utilizávamos o bitcoin como moeda. Naquele tempo, ele não valia praticamente nada. Mas, agora que a moeda se valorizou de forma extraordinária, muitas pessoas me perguntam se vou vender os meus bitcoins.
No passado, inclusive, já vendi mais de mil bitcoins, quando o preço ainda não era tão elevado. Muitas pessoas me perguntam se me arrependo disso, e a resposta é não. Para que o bitcoin se tornasse conhecido e valorizado, ele precisava ser movimentado. O bitcoin não teria chegado ao valor atual se as pessoas não tivessem começado a utilizá-lo. Sem isso, não haveria como grandes instituições, como a BlackRock, adquirirem bitcoins.
Vou vender meus bitcoins?
Ao longo dos anos, realizei vendas de bitcoins em diversos momentos, sempre quando a moeda alcançou valores muito altos. Mas por que fiz isso? Porque, como já possuo uma quantidade significativa, não preciso mais comprar.
Portanto, sim, vendi alguns bitcoins, mas não tudo o que tenho. Vendi ao menos 10% do total que possuía e, caso o valor se mantenha alto nos próximos meses, provavelmente farei mais uma venda parcial.
E não estou fazendo isso porque tenha deixado de acreditar na moeda ou algo do tipo. Na verdade, a razão é que meu grau de exposição ao bitcoin, neste momento, não é mais conveniente. Existem outros investimentos que oferecem um retorno mais seguro, ao invés de manter o capital em bitcoin.
Só para esclarecer, não existe um conceito de ‘buy and hold’ para moedas. O ‘buy and hold’ se aplica a ativos produtivos.
Bitcoin ainda vai subir?
Por incrível que pareça, acredito que o bitcoin ainda tem o potencial de atingir patamares muito maiores do que os atuais. Afinal, é uma moeda limitada, escassa, com uma tecnologia que foi amplamente adotada. Além disso, com o Trump ganhando, ele também se tornou um grande entusiasta da moeda.
Porém, há fatores que me fazem optar pela venda. Atualmente, meu risco é muito grande, já que possuo muitos milhões de reais em bitcoin. Esse risco é consideravelmente maior com uma posição tão grande, comparado a uma redução gradual. Mesmo com algumas vendas, continuarei tendo uma grande exposição, mas poderei realocar uma parte do capital em outros ativos que me gerarão renda, independentemente do futuro do bitcoin.
Apesar de acreditar na tecnologia e em seu caráter disruptivo, cada vez mais percebo que ela leva mais tempo para dobrar de valor, como aconteceu anteriormente. Em comparação com 2021, o crescimento não foi tão expressivo. Por isso, é fundamental ficar atento a esses detalhes. Tive uma oportunidade em 2021 e agora estou diante de outra. Com 10% do que tenho em bitcoin, já consigo garantir uma vida confortável.
No caso das moedas, não devemos ter medo de negociar; elas são ativos feitos para serem negociados. Se houver a oportunidade de adquirir algo mais interessante, prefiro rebalancear minha carteira, considerando a venda de bitcoin. Não faço o mesmo com ações, pois isso é muito mais complexo. Mas o bitcoin tem um ciclo claro e simples.
Hora de vender ou comprar bitcoin?
No entanto, se tivesse pouco bitcoin, não venderia jamais. Ficaria tranquilo com ele, pois acredito que na próxima década quem está segurando o bitcoin terá boas surpresas. Ainda assim, não vou realizar nenhuma venda significativa. Vou manter meus bitcoins até o fim da vida e espero inclusive que a gente veja o bitcoin ser utilizado para produzir uma moeda lastreada como era o dólar lá atrás.
Quer entender mais sobre o bitcoin e o momento atual da moeda? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir em bitcoin, real, dólar, independente da moeda; te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.
- Leia também: Só os burros estão comprando Bitcoin agora?