Chegou a hora de vender todas as suas ações? (Sell in may)

Sell in may é realmente verdade? O mẽs de maio tem algum tipo de maldição? O que causa isso? É isso que vou explicar!

31 de janeiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Existe um antigo ditado no mercado financeiro que diz: “Sell in May and go away”, ou seja, “Venda em maio e vá embora”. Mas por que essa frase se tornou tão popular?

Se analisarmos o histórico do S&P 500, desde sua criação, o desempenho médio do índice entre novembro e abril gira em torno de 5%. Já entre maio e outubro, a média cai para 2%. Embora essa diferença tenha diminuído nos últimos anos, o padrão ainda pode ser observado.

No mercado de ações, entre 2005 e 2019, o mês de maio registrou desempenho negativo em 10 dos 15 anos, evidenciando uma tendência de baixa. Antes de 2019, a última vez que maio teve um desempenho positivo foi em 2009. Mas afinal, o que explica esse fenômeno? Haveria uma espécie de “maldição” em maio ou existem fatores concretos que influenciam essa queda?

O que significa “sell in may and go away”

Esse ditado tem origem no mercado financeiro britânico e está diretamente ligado a um antigo comportamento dos investidores ingleses.

No Reino Unido, maio marca o início do verão, período em que muitos investidores tiravam férias e se afastavam do mercado. Isso fazia com que a liquidez diminuísse, impactando o desempenho da bolsa de Londres. Como resultado, o mercado ficava mais desaquecido até a retomada das atividades em setembro ou outubro.

A verdade é que, para quem segue uma filosofia de investimentos de longo prazo, a abordagem deveria ser justamente o oposto: “Buy in May and go away”. Ou seja, em vez de vender, pode ser uma boa oportunidade para comprar ações a preços mais baixos e aproveitar futuras valorizações.

Portanto, em vez de seguir cegamente um ditado antigo, o ideal é sempre analisar o contexto do mercado e aproveitar boas oportunidades quando elas surgirem.

Como montar uma boa estratégia para sua carteira?

Existe uma estratégia que você pode usar e que pode ser melhor do que seguir esse ditado. Você pode separar sua carteira da seguinte maneira: 50% em renda fixa, 25% em ações e 25% em fundos imobiliários. Se você não tem fundos, pode ser 50% em renda fixa e 50% em ações nacionais e então você mantém isso equilibrado ao longo dos meses.

Então, mês a mês, você mantém essa mesma proporção e vai reequilibrando sua carteira. Dessa forma, toda vez que você for aportar, você vai comprar bolsa de valores quando ela estiver barata e vai investir na renda fixa quando a bolsa estiver cara. Esse sistema simples, vai te ajudar a fugir dessas estratégias malucas e que nem sempre fazem sentido.

Mas, basicamente é isso! Ainda não entendeu o sell in may? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a investir em maio, junho, julho. Independente do período do ano, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Você não vai se aposentar (o golpe da previdência)

Chegou a hora de vender todas as suas ações? (Sell in may)

4 melhores investimentos para a sua vida

Como ganhar R$10 todos os dias com investimentos?