DESCUBRA QUEM DEVE DECLARAR IMPOSTO DE RENDA EM 2023

Em síntese, precisa declarar o Imposto de Renda 2023 todas as pessoas que tiveram uma renda acima de R$ 28.559,70 no ano de 2022. Além disso, as pessoas que receberam mais de R$ 40.000 em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, precisam declarar. No entanto, esses valores podem mudar, caso o governo Lula decida aumentar a renda necessária para declarar.

- Não se enquadra nos requisitos de renda mínima, incluindo rendimentos de atividade rural, bens e direitos, investimentos e outros;

QUEM NÃO PRECISA FAZER A DECLARAÇÃO? 

- Teve propriedade ou posse de bens e direitos quando eles foram declarados pelo cônjuge ou companheiro, levando em conta o valor total dos seus bens privados não excedem o limite em 31 de dezembro;

- Por fim, quem está como dependente em declaração apresentada por outra pessoa física, na qual seus rendimentos, bens e direitos e outros dados são informados.

1- Gastos dedutíveis Os gastos dedutíveis reduzem a base de cálculo do IR. Desse modo, eles fazem com que o montante no qual a pessoa deverá aplicar a alíquota do tributo seja reduzida. Exemplos desse tipo de gastos são: despesas médicas, dependentes, educação, contribuição ao INSS e previdência privada.

O QUE PODE SER DEDEDUZIDO? 

2- Deduções do imposto devido Em contrapartida, as deduções do imposto devido causa a redução do valor do imposto a ser pago. Por exemplo, os valores de doações e aluguel.

Existem três formas de fazer a declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física. São elas: - Programa Gerador de Declaração (PGD); - Aplicativo Meu Imposto de Renda para iOS ou Android; - Portal e-CAC, que pode ser utilizado no computador pela sua conta no gov.br.

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DO IRPF?

Enfim, as três formas são relativamente simples. Mas tome cuidado na hora de preencher para não informar nenhum dado incorreto. Isso porque, caso você informe dados errados, você pode acabar caindo na malha fina.