QUAIS SÃO OS TIPOS DE DIGITAL ASSETS? 

Os digital assets ou ativos digitais, são formas de patrimônio que podem ser transacionados no formato digital. Saiba quais são os tipos:

Os digital assets ou ativos digitais, são formas de patrimônio de empresas ou pessoas, que podem ser comprados, vendidos, armazenados ou transferidos no formato digital. Também conhecidos como ativos intangíveis, esses ativos existem apenas no formato digital. No entanto, o dono de um digital asset tem direito de uso ou de propriedade sobre o bem no mundo digital e no físico.

As criptomoedas são moedas digitais que podem ser usadas como forma de pagamento. Elas contam com uma rede blockchain própria e são protegidas por criptografia. Além disso, as criptomoedas são descentralizadas. Ou seja, diferente das moedas tradicionais, elas não precisam de uma entidade central para funcionar.

CRIPTOMOEDAS

Os tokens de utilidade possibilitam o acesso a certos produtos ou serviços, que podem ser virtuais ou físicos. A diferença entre os tokens de utilidade e as criptomoedas, é que esses tokens têm como foco o fornecimento de benefícios exclusivos aos seus detentores.

TOKENS DE UTILIDADE 

Os stablecoins são um tipo de criptoativo com lastro em um ativo estável como, por exemplo, moedas fiduciárias, ouro ou prata. O intuito desse lastro é evitar a volatilidade dos preços que as criptomoedas possuem. Stablecoins bem conhecidas são: Tether (USDT) e USD Coin (USDC).

STABLECOINS 

Os Central Bank Digital Currencies são as moedas digitais emitidas por Bancos Centrais. O intuito com esse tipo de moeda, é completar o sistema de pagamentos. Repare que neste caso existe uma instituição centralizadora. Portanto, as CBDCs são diferentes das criptomoedas.

CBDC

Os security tokens são tokens que representam a propriedade de algum valor imobiliários como, por exemplo, ações de empresas, títulos de dívidas e fundos de investimentos. Desse modo, eles funcionam como instrumentos financeiros. Sendo que os tokens ligados a produtos financeiros regulados, devem seguir as mesmas leis e regulamentações que estes valores mobiliários.

SECURITY TOKENS 

Por fim, temos os tokens não fungíveis (NFTs) que representam a posse de um item único e insubstituível, podendo ser físico ou virtual. Sendo assim, os NFTs podem registrar a posse de jogos online, obras de arte e afins.

NON-FUNGIBLE TOKENS