Você sabe o que é quem tem direito ao PIS?

COMO DECLARAR 

O que é?

O Programa de Integração Social (PIS), é um benefício destinado ao trabalhador da iniciativa privada. Foi criado em 1970 pela Lei Complementar n° 07/70 com o objetivo de integrar o empregado ao desenvolvimento da empresa privada em que trabalha.

COMO DECLARAR 

Como funciona o PIS?

O Programa de Integração Social é uma contribuição tributária realizada pelas empresas destinada aos funcionários do setor privado. Seu funcionamento segue o seguinte processo:

COMO DECLARAR 

Cadastramento e Direito ao PIS

Para ter direito ao programa, o trabalhador precisa ser cadastrado no programa logo no seu primeiro emprego. Esse cadastro é único e feito apenas uma vez, não sendo necessário repetir o processo toda vez que se muda de emprego.

COMO DECLARAR 

O programa fornece benefícios como seguro-desemprego e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aos trabalhadores. Os funcionários que recebem até dois salários mínimos têm direito ao abono salarial, que é pago de forma proporcional ao tempo trabalhado no ano-base.

Benefícios do PIS

COMO DECLARAR 

O pagamento do programa é feito pela Caixa Econômica Federal e é distribuído de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O saque do abono salarial pode ser feito em caixas eletrônicos, aplicativos do FGTS ou agências da Caixa Econômica.

Pagamento do PIS

COMO DECLARAR 

O número do PIS pode ser consultado na carteira de trabalho digital ou física, aplicativo do FGTS, contracheque ou site da Caixa Econômica Federal. O saque do programa pode ser feito pelo aplicativo do FGTS, nas agências da Caixa Econômica ou em lotéricas.

Consulta e Saque do PIS

COMO DECLARAR 

conheça as vantagens do pis