Zero imposto para importação de wallets e fechamento da fábrica da Toyota em SP

6 de abril de 2022, por Evelyn

Tempo de leitura médio: 5 min, 33 seg


Bom dia, Investidor Sardinha. Este é o Soco Matinal, as principais notícias do dia no mercado financeiro, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo.

Em primeiro lugar, no pregão de terça-feira, (5/4/2022) o IBOVESPA (índice da nossa bolsa de valores) caiu 1,97%, fechando em 118.885 pontos.

De antemão, do lado das maiores altas tivemos empresas como:

  • Multiplan: +2,10% 
  • 3R Petroleum: +1,45%
  • CVC Brasil: +1,35%

Por outro lado, dentro do índice as maiores quedas foram registradas pelas empresas:

  • Banco Inter: -8,89%
  • Qualicorp: -7,34%
  • Locaweb: -6,73%

Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional.

Morning call de Índices Internacionais

Banco Central de Portugal – Idealista

A princípio, no cenário internacional as bolsas mundiais fecharam majoritariamente negativas à espera da ata do FED sobre os juros nos EUA.

Sobretudo, o dólar está cotado a R$ 4,65, (+0,04%).

Nos Estados Unidos as bolsas performaram na seguinte linha:

  • Dow Jones: -0,80%
  • S&P 500: -1,26%
  • Nasdaq: -2,26%

Já nas bolsas europeias os resultados foram os seguintes:

  • DAX (Alemanha): -1,47%
  • FTSE 100 (Inglaterra): -0,28%
  • CAC 40 (França): -1,44%
  • FTSE MIB (Itália): -1,57%

Por fim, nas bolsas asiáticas:

  • Nikkei (Japão): -1,58%
  • Shangai (China): +0,02%
  • IDX Composite (Indonésia): -0,62%

Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h:

  • Bitcoin: -4,01%
  • Ethereum: -6,51%
  • Tether: +0,01%
  • Binance Coin: -5,24%
  • USD Coin: -0,01%

Ainda, nas commodities:

  • Ouro: -0,36%
  • Petróleo Brent: +1,08%
  • Gás Natural: +2,49%
  • Minério de Ferro (Futuros): -0,36%

Morning call de ações

Gazeta Digital

Eletrobras – empregados querem participar do debate sobre venda

Inicialmente, a Associação que representa os empregados enviou um ofício ao TCU pedindo para participar do debate, assim como apoiou a decisão do ministro de ouvir especialistas do setor elétrico.

No entanto, ficou marcada para amanhã (dia 07) a reunião que terá participação de autoridades, gestores, especialistas e sociedade civil organizada.

Por fim, o foco da AEEL (Associação dos Empregados da Eletrobrás) é apresentar debates sobre riscos à transparência do processo, repasse de conhecimento para a ENBPar que vai controlar a Itaupu e Eletronuclar, assim como transações entre a União, Eletrobras, entre outros aspectos.

Toyota fechará fábrica em São Bernardo do Campo

A unidade da marca foi a primeira fora do Japão, mas agora será fechada em razão da transferência da operação para outras unidades como a de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz.

Contudo, a justificativa é de que há interesse em buscar mais sinergia entre as unidades produtivas e aumentar competitividade. A mudança será gradual e começa apenas em dezembro.

Embora haja preocupação, a empresa garante que manterá os empregos e que oferecerá transferência aos mais de 500 trabalhadores da unidade.

Agora vamos às notícias do mercado interno e mundial:

Resumo de notícias do Brasil e exterior

Como escreve? – Como Escreve?

Serviços de saúde on-line aumentaram

Até pouco tempo atrás você imaginava fazer uma consulta com médico por chamada de vídeo? Ou então por telefone? Eu acho que não. Agora as coisas mudaram. Quem ainda não conversou com o médico, psicólogo ou outro profissional por videochamada pode até estranhar, mas é o “novo normal”.

Os órgãos de classe têm autorizado o atendimento nesta modalidade desde o começo da pandemia, visando não suspender as atividades essenciais. Assim como até mesmo audiências judiciais têm sido realizadas por videoconferência.

Sobretudo, o estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet mostrou que 77% dos entrevistados usaram consultas, procedimento e serviços de saúde pela internet. Os resultados de exame pela internet tiveram crescimento de 33%, agendamento de consulta cresceram 30% e exames 24%.

Um destaque fica para a diferença de acordo com a classe social que varia em 40% quando falamos das classes A e B comparada às classes C e D.

Iene (Japão) só não perdeu para Rublo (Rússia) no primeiro trimestre de 2022

Da mesma forma que a gente se preocupa com o Real frente ao Dólar, outro países estão enfrentando o enfraquecimento de suas moedas, mas enquanto o Brasil tem uma moeda que está se mostrando forte (mesmo após toda a queda no ano anterior), o Iene já não conta com a mesma “sorte”, considerando que o Rublo caiu 11,7% e o Iene 5,7%.

A economia do Japão depende de exportações, o que pode ser altamente afetada pelas questões cambiais, ainda mais se considerando que os movimentos sejam rápidos.

Para que você tenha noção, o dólar foi abaixo de 122,4 Ienes depois das declarações do Presidente do BC do Japão, ficando abaixo da máxima atingida na semana passada de 125 ienes.

Agora, as notícias sobre Fundos Imobiliários:

Morning Call de Fundos Imobiliários

InfoMoney

Inicialmente, o IFIX fechou a terça-feira ‌(05)‌ aos 2.806 pontos, com queda de 0,05%,‌ com isto o acumulado do ano é de +0,02,%. E no mês de abril é +0,92%.

A princípio o SNCI11 entra na prévia do IFIX, este que é o índice dos fundos imobiliários e conta agora com 5 novos FIIs. Os fundos são: Suno Recebíveis Imobiliários, BTG Pactual Terras Agrícolas, Brazilian Graveyard and Death Care, FII Campos Faria Lima e Mauá Capital Hedge Fund.

Se você não sabe, os FIIs que integram o IFIX possuem alguns requisitos: classificação entre ativos elegíveis que na vigência de outras carteiras tenham conjunto de 99% do somatório total de indicadores; presença em pregão de 60% do período e não pode ser classificado como “Pena Stock”, ou seja: cotação abaixo de  R$ 1.

Agora, vamos ao mundo cripto:

Morning call de Criptoativos

Marcio Antoniassi

Receita Federal corta imposto para importação de carteiras de criptomoedas até 2025

Primeiramente, em se tratando de Brasil chega a ser curioso e até pode te deixar desconfiado, mas realmente houve corte de imposto de importação de hardware para armazenamento de criptomoedas.

Nesse sentido, considerando que o produto ainda não é produzido no Brasil, incide a regra de que o imposto deverá ser reduzido a zero, por isso agora os investidores que quiserem possuir suas wallets poderão fazer isso sem imposto.

Por fim, lembre-se sempre de comprar esses produtos diretamente com o fabricante, no site oficial para que seu produto seja isento de problemas futuros como invasão ao dispositivo e roubo de criptomoedas.

Assim termina este morning call. Bons investimentos e boa quarta-feira.

Por último, o prazo final para entrega da Declaração do Imposto de Renda é 31 de Maio.