Bitcoin sobe 30% em 4 dias – chegou a hora de comprar?

14 de março de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 31 seg


Bitcoin sobe mais de 30% em poucos dias e isso fez muitos investidores ficarem empolgados com uma possível alta generalizada das criptomoedas. Afinal, o que aconteceu com o Bitcoin? Porque o Bitcoin está subindo tanto nos últimos dias? Chegou a hora de comprar Bitcoin?

Vamos responder essas e outras perguntas relacionadas à alta do Bitcoin e tentar entender o que está acontecendo no mundo das criptomoedas.

Bitcoin dispara 30%

Bitcoin sobe mais de 30% nos últimos quatro dias. Com isso, a cripto chegou a ser negociada acima dos 26 mil dólares, no dia 14 de março, o que não acontecia desde junho de 2022.

Em apenas 24 horas, cerca de US$ 230 milhões em posições vendidas de criptomoedas foram liquidadas.

Isso quer dizer que os investidores estão, sobretudo, mais confiantes na alta que na baixa do Bitcoin. E isso, inclusive, fez várias outras criptomoedas se valorizarem, como o Ethereum (ETH), ImmutableX (IMX), Stacks (STX), Filecoin (FIL) e Conflux (CFX).

O que fez o Bitcoin subir?

O mercado de criptoativos costuma ser imprevisível. Mas, de um tempo pra cá, as criptomoedas estão um pouco mais correlacionadas com os principais índices de ações dos Estados Unidos.

Dessa forma, uma das explicações para a alta repentina do Bitcoin foi a divulgação da inflação americana medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês).

O índice desacelerou para 6% ao ano, o que favorece um eventual cenário de redução dos juros. E quando os juros caem, o mercado financeiro tende a subir.

Na prática, os Estados Unidos continuarem a subir os juros no curto prazo, mas num ritmo mais lento, acaba já sendo positivo.

E esse movimento de arrefecimento dos juros pode ajudar a estancar a crise de liquidez dos bancos regionais americanos provocada pela recente queda dos bancos Silvergate, Silicon Valley e Signature.

Vai continuar subindo?

Apesar das explicações dos “especialistas”, a gente nunca sabe o que, de fato, motiva os grandes movimentos de alta e de baixa do Bitcoin. Na minha opinião, pode ser apenas um momento de euforia do mercado, sem qualquer embasamento fatídico.

Pra se ter uma ideia, hoje o Fear and Greed Index, indicador que mede o medo ou a ganância do mercado com relação às criptomoedas, está em 56.

Bitcoin sobe 30% em 4 dias - chegou a hora de comprar?

Como a escala vai de 0 a 100, podemos dizer que o mercado está mais ganancioso que medroso quanto ao Bitcoin.

Então, este não é um bom momento para comprar Bitcoin? Não necessariamente.

Chegou a hora de comprar?

É verdade que a melhor hora de comprar qualquer bom ativo financeiro é quando todo mundo quer vender. E repare que eu cito “bom ativo” e não “ativo ruim”. Este último você não deve comprar em hipótese alguma.

Com relação ao Bitcoin, embora não estejamos no melhor dos momentos, a compra ainda pode ser um bom negócio. Mas, desde que você saiba exatamente o que está fazendo e respeite os limites da sua carteira de investimentos.

Para quem é “cavalo novo” e está entrando agora neste mundo das criptomoedas, é bom saber que estes movimentos de alta e baixa muito acentuados são mais comuns no ambiente cripto.

Bitcoin: moeda livre e deflacionária

No fim das contas, eu ainda acredito no Bitcoin por uma questão de princípios. Como um liberal, me soa bem a ideia de uma moeda deflacionária, economicamente independente e livre do controle do Estado.

Porém, como em qualquer outra classe de ativos, é preciso entrar com cuidado. Se você está começando agora, não se deixe levar pelas manchetes dos jornais. Você não vai ficar milionário apenas investindo em Bitcoin! 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho se chegou a hora de comprar Bitcoin, depois da alta de 30% em 4 dias.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Efeito Silicon Valley: o Nubank pode falir?