ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 

A restituição do Imposto de Renda 2023 será feita em cinco lotes: o primeiro é no dia 31 de maio e o último é no dia 29 de setembro. Cada lote tem as suas condições, pois os primeiros contribuintes a receberem a restituição, são os prioritários. 1º lote – 31 de maio de 2023 2º lote – 30 de junho de 2023 3º lote – 29 de julho de 2023 4º lote – 31 de agosto de 2023 5º lote – 29 de setembro de 2023

A restituição do Imposto de Renda é a devolução de uma parte do imposto que você tiver pago. Isso se você tiver pago mais imposto do que o necessário. Se a Receita Federal notar que você pagou mais imposto do que devia, ela te restitui. O valor da restituição varia de um contribuinte para o outro, pois uma pessoa pode ter pago mais impostos do que outra. Além disso, nem todos os contribuintes têm direito a restituição, apenas as pessoas que pagaram mais impostos do que deviam.

O QUE É? 

Só tem direito a restituição os contribuintes que tiverem pago mais imposto do que deveriam. Por exemplo, se a pessoa tem muitas deduções a fazer, tais como dependentes, despesas médicas e gastos com educação, ela tende a ter uma restituição maior. É por isso que deduzir os gastos pode ser interessante, para que você consiga parte do imposto de volta.

QUEM TEM DIREITO? 

Para receber a restituição do Imposto de Renda, você não precisa entrar em contato com a Receita Federal. No momento da declaração, é solicitado que você informe uma conta bancária de sua própria titularidade. É nessa conta que a Receita irá fazer a restituição, caso você tenha direito a ela.

COMO RECEBER A RESTITUIÇÃO? 

Antecipar a restituição do Imposto de Renda, é pedir um empréstimo ao banco, no valor da sua restituição. Dessa forma, o banco antecipa esse dinheiro e quando você receber a restituição da Receita Federal, você devolve o dinheiro ao banco, com juros.

O QUE É ANTECIPAÇÃO DA RESTITUIÇÃO? 

Sim, mas isso depende. Se em 2022 você teve uma renda mensal menor a R$ 1.903,98 então você não precisa fazer a declaração de IR. No entanto, se durante o ano você teve imposto retido na fonte de algum dos seus rendimentos, então você pode fazer a declaração de IR para poder ser restituído pela Receita.

QUEM É ISENTO TAMBÉM PODE RECEBER RESTITUIÇÃO?