15 de janeiro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Muito se falou nas últimas semanas sobre a situação do Burger King no Brasil depois da dona da marca, a Zamp (ZAMP3) dar “sinais” de que pode sair da bolsa. Mas será que isso é mesmo verdade? O que está acontecendo com o Burger King?
O ano mal começou e as ações do Burger King chacoalharam na Bolsa de Valores por causa dessas notícias importantes relacionadas à governança da companhia.
- Leia também: O segredo por trás do Burguer King
O que está acontecendo com o Burger King?
A verdade é que há muito tempo o fundo árabe Mubadala tenta comprar a Zamp, dona da marca Burger King no Brasil. As investidas já se arrastam há quase 2 anos. Mas, até agora, tudo que o Mubadala ganhou foi algumas portas na cara.
Diante disso, o fundo decidiu mudar a estratégia. Passou a comprar mais e mais ações da companhia. Antes, tinha 5% de participação e hoje é dono de 40% das ações.
Assim, o Mubadala acabou se tornando relevante demais dentro da Zamp. E deu uma cartada interessante para começar a comer pelas beiradas.
- Leia também: Como deixar de ser pobre
A Zamp (Burger King) vai sair da Bolsa?
No início de janeiro de 2024, o Mubadala conseguiu aprovar a saída da Zamp do segmento Novo Mercado da Bolsa de Valores (B3). Na prática, isso faz a empresa dar um passo para trás e perder a credencial mais alta no que tange à governança corporativa.
Mas isso não significa que o fundo árabe queira fechar o capital da Zamp e sair da bolsa. Pelo menos, não por enquanto.
Na verdade, o movimento foi visto por alguns céticos como uma forma de derrubar o preço das ações e, assim, o fundo poder comprar mais.
Por outro lado, a justificativa oficial do Mubadala para a saída no Novo Mercado é que o fundo quer mais flexibilidade. Isso porque estão nos planos deles um possível aumento de capital e alguns processos de fusões e aquisições (M&A).
Seria, portanto, uma forma de trazer mais redes do ramo de alimentos para a Zamp, tão renomadas quanto o próprio Burger King.
Mudanças no Conselho de Administração da Zamp (Burger King)
Outra cartada relevante do Mubadala foram as mudanças no Conselho de Administração da Zamp. O presidente e um membro do conselho renunciaram aos cargos. E acabaram substituídos pelos executivos indicados pelo fundo árabe Leonardo Yamamoto e Renan Andrade.
E agora, sem sombra de dúvida, o Mubadala entrou no jogo pra valer.
No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) eu mostro que, com maior influência sobre as decisões da Zamp (Burger King), agora de dentro do Conselho de Administração, as coisas devem continuar mudando por lá.
Mas será que o fundo vai seguir avançando, pouco a pouco, dia a dia, até eventualmente atingir seus objetivos corporativos? É esperar para ver as cenas dos próximos capítulos.
E se você gostou de entender um pouco mais do que está acontecendo no Burger King, faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Assim, você fica sempre ligado no mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.
E não deixe de conferir, também: 6 principais erros cometidos no buy and hold.