26 de julho de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
O Brasil terá uma moeda digital em breve. O Drex é o real digital. Mas o que esperar dessa mudança e como ela irá impactar nosso dia a dia? É isso que vamos te contar!
Drex em fase final de testes
O Banco Central (BC) está negociando um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para que os ativos regulados sejam testados.
Em setembro deste ano, o BC irá realizar uma chamada pública para que os acionistas do mercado testem a nova moeda. Algumas empresas já estão fazendo isso, mas agora nessa fase final, mais alguns investidores também terão a oportunidade.
Existe a possibilidade de que o drex chegue para o grande público já no início de 2025.
Como o Drex vai funcionar?
O real digital irá funcionar a partir dos smarts contracts de crédito, que irá executar as garantias de contrato automaticamente. Mas afinal, como isso funciona na prática?
Os contratos que temos atualmente é baseado na honestidade e na execução judicial para que seja cumprido. No entanto, com o smart contract, essas transações financeiras se tornam muito mais seguras.
Ao fechar um contrato, o valor em drex será alienado e assim que a ação descrita for cumprida/executada, o valor é automaticamente transferido para a outra parte. As transações serão mais seguras, práticas e eficientes.
Última fase de testes
Nessa última etapa, o Banco Central quer testar a escalabilidade da moeda e a privacidade da mesma. É crucial que isso seja feito antes de a moeda ser disponibilizada para o publico geral.
Outro ponto interessante é que para fazer um smart contract, antes será preciso passar por uma verificação que poderá checar o saldo dessa pessoa, a idade, informações sobre sua residência fiscal e até se é ou não um investidor qualificado. Também será nessa fase que o BC irá criar uma governança para a moeda.
Moeda digital vai aumentar o controle do governo?
Conforme o dinheiro em papel desaparece, o governo ganha ainda mais capacidade de controle, já que todas as nossas transações financeiras estariam visíveis e disponíveis para ele.
Seria mais fácil controlar nossos gastos de forma geral. É um cenário distópico, mas é possível, já que esse controle será real.
Uso de moedas digitais será mais comum
É provável que o uso do drex estimule a curiosidade por outras moedas digitais, como o bitcoin. Afinal, essa é uma tecnologia muito similar a da moeda digital, só que sem todo esse controle do governo.
Apesar de totalmente inovador, o uso de uma moeda digital pode trazer muitos benefícios para o Brasil. Além da segurança, será possível reduzir significativamente a burocracia dos processos e dar mais celeridade para diversas transações do dia a dia.
Quer saber o que o Raul acha sobre o real digital? Então confira o vídeo completo!
Conheça também a AUVP, a nossa escola de investimentos, faça a sua análise de perfil. Se receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro e escapar da crise.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.