31 de julho de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Alguém me fez essa pergunta um tempo atrás e apesar de não acreditar nisso completamente. Acredito que em partes, em locais específicos do nosso país, isso realmente ocorre. Mas porque os brasileiros odeiam os ricos? Continue lendo e entenda mais sobre!
Antes uma história
Para explicar e responder essa pergunta, nós precisamos voltar na história da nossa economia brasileira mais recente, que talvez vai nos ajudar a responder essa questão.
De 1980 a 1985, o Brasil estava passando por um momento de hiperinflação que começou no governo do general Figueiredo. Foram feitas várias tentativas para controlar a situação, inclusive o congelamento de salários. Tudo isso, para evitar os efeitos indesejáveis dessa alta inflação.
O plano cruzado, uma iniciativa do presidente José Sarney, também foi uma tentativa de contornar essa situação. Por isso, o valor de 1 cruzado equivalia a 10000 cruzeiros.
Além disso, os preços também foram congelados e ele tentou controlar a situação de utilizando da fiscalização, que também eram conhecidos como “fiscais do Sarney”. E é justamente aqui que podemos começar a responder aquela pergunta lá de cima.
O verdadeiro causador da inflação
Para entender a inflação, é preciso entender que para todo produto, existe uma quantidade limitada dele na economia. E isso é finito, é limitado.
No entanto, essa mesma realidade não se aplica ao dinheiro. O governo pode injetar dinheiro na nossa economia de diversas formas. Seja cortando a taxa de juros e aumentando a taxa de crédito, seja gerando emprego. Enfim, são várias as formas possíveis de fazer isso.
Entretanto, quando o governo coloca dinheiro em algo que não tem a mesma devolutiva de produção, os produtos começam a ficar mais caros, mais inflacionados.
Dito isso, é possível dizer que as inflações são causadas pelo governo? E a resposta é: sim! A inflação é resultado da politica econômica do país e das decisões que eles tomam.
No entanto, quando ocorre esse movimento, nós temos a tendência de responsabilizar as pessoas erradas.
Quando você chega no açougue e vai comprar um quilo de linguiça e ela está mais cara, é provável que você culpe o seu Zé que é dono dono do lugar e não o governo.
E esse comportamento pode ter vindo desde a época do Sarney, quando ele colocou a própria população para fiscalizar os empresários. Afinal. se você coloca um grupo de pessoas para vigiar algo, se pressupõe que eles estão fazendo algo errado. Provavelmente, é a partir desse momento que a população começou a odiar os empresários.
Congelamento de preços nunca deu certo
A situação do Brasil chegou a um extremo tão grande com esse congelamento, que o país quebrou. Isso porque o congelamento por si só, não soluciona o problema.
Essa obrigatoriedade de vender os produtos a um preço imposto e que não está de acordo com o que ele realmente vale, cria uma bola de neve.
Se produtor não consegue vender suas vacas por um preço justo, ele não consegue comprar alimentar os animais e simplesmente não vai conseguir criar os animais e a oferta do produto vai cair ainda mais.
Enfim, essa foi a análise que eu fiz pra entender porque o brasileiro tem essa tendência de demonizar os empresários. No entanto, na maioria das vezes, a causa de determinado problema é o próprio governo. No entanto, ele induz a população a pensar que não.
Quer conhecer mais detalhes sobre essa história que eu contei? Então assista ao vídeo completo!
E se você quer entender melhor sobre dinheiro e todo esse universo dos investimentos, quero te convidar a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos e faça a sua análise de perfil. Se receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.
E aí, você acha também que os brasileiros odeiam os ricos? Aproveite e leia também nossa matéria sobre os Super-ricos.