6 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
A Zamp, que já é dona do Burguer King, está adquirindo também o Starbucks. Essa movimentação tem chamado a atenção do mercado, mas o que está acontecendo na empresa? Será que vale a pena investir nela?
É isso que eu vou te explicar, mas antes, vamos contextualizar tudo o que esta acontecendo! Bora lá!
Últimas notícias
A ZAMP3 está na bolsa há muito tempo, mas ultimamente sua movimentação tem chamado a atenção do mercado. A empresa acordou o pagamento de R$120 milhões para adquirir o Starbucks.
Isso porque a empresa que geria a rede de café tinha praticamente decretado falência. Provavelmente, isso foi fruto de algum problema de gestão, já que o Starbucks é bem famoso no eixo Rio e São Paulo; as lojas estão sempre cheias e eles tem um bom marketing.
Seja como for, a SouthRock informou que fecharia as lojas do Starbucks no Brasil. Algumas empresas demonstraram interesse, entre elas, a ZAMP. No entanto, ainda é preciso atender determinadas condições para que a compra seja concluída.
Uma delas é a autorização judicial para a renegociação de suas dívidas e a outra é a autorização do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para que o contrato seja firmado.
No entanto, a ZAMP já afirmou que independente do processo, ela irá comprar os ativos do Starbucks. Inclusive, já foi acertado um acordo entre as empresas quanto aos termos e condições de exploração da marca no Brasil.
ZAMP e Mubadala?
Algumas pessoas começaram a fazer a ligação entre a ZAMP e a Mubadala. Mas afinal, o que é isso?
O Mubadala é uma empresa de investimentos, similar a BlackRock. Eles tem muitas operações, um portfólio multimilionário e operações em diversos países. E o grupo também está envolvido no processo de criação da nova bolsa de valores do Rio de Janeiro.
Enfim, foi graças a esse misto de notícias e informações que surgiu todo um burburinho ao redor da ZAMP.
Mas afinal, vale a pena investir na ZAMP3?
Para isso, é preciso uma conversa sóbria e uma análise dos números. Vamos lá?
A empresa está com P/L negativo, o que significa que não está tendo lucro. Ela não paga dividendos e o P/VO é de 0,7. Caso a empresa fosse lucrativa, esse número seria um bom indicativo, mas não é o caso.
O ROI da empresa é negativo. A empresa até teve lucro bruto, mas não teve lucro liquido. Nos últimos anos não tem histórico de dividendos constante e por conta de tudo isso, é preciso ter cautela.
Se você acredita muito na empresa e que ela conseguirá se recuperar, invista, mas com cautela. No entanto, é bom que você tenha noção do que está fazendo, pois os indicadores não são muito positivos.
Mas é importante que casos como esse sejam excessão, não a regra. Não se arrisque demais, pois é uma empresa um tanto quanto instável até o momento.
Quer saber mais detalhes sobre a ZAMP3? Então, assista ao vídeo completo.
Gostou do conteúdo e quer aprender a analisar as empresas para investir com tranquilidade? Então conheça aAUVP, nossa escola de investimentos e faça a sua análise de perfil. Se receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro e escapar da crise.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.
Leia também: Lucre com o agronegócio com pouco dinheiro