12 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Existem várias pessoas aqui na internet que dão dicas sobre como ficar rico da noite para o dia. Mas nem sempre esses conselhos são verdadeiros ou são aplicáveis a vida de qualquer um. Por isso, hoje vou compartilhar algumas dicas que acredito que podem te ajudar a enriquecer.
De fato, é preciso uma virada de chave para conseguir enriquecer e não tem nada a ver com trabalhar enquantos os outros dormem. Na verdade, tem mais a ver com coisas práticas da sua vida diária. Então, vamos lá!
1. A pessoa com quem você se relaciona
O primeiro conselho e acho que um dos mais importantes é: escolha bem com quem você vai se casar. Isso será determinante para o seu futuro e a sua vida como um todo. Não escolha apenas pelo tamanho da bunda ou por qualquer outra coisa supérflua.
Pense bem, conheça a pessoa. Essa decisão impacta muito no seu futuro financeiro e na sua paz de espírito também. Tem pessoas que vão tirar sua paz e você não vai conseguir trabalhar, estudar, vai te colocar em dificuldades financeiras e enfim. Vai prejudicar a sua vida inteira.
Então, escolha com mais cuidado com quem você vai se casar. Não dê chance para o azar, se sair com alguém e notar que a pessoa é meio estranha, já caia fora!
2. Não queira parecer rico
As pessoas agora acreditam que precisam se vestir do jeito que elas querem ser, com a vida que desejam ter. Mas, na verdade, acho que o melhor a se fazer é parar de se preocupar tanto com a sua aparência e começar a se preocupar com o que está dentro da sua cabeça.
Isso é complicado, até por conta da sociedade que nós vivemos. Mas viver de aparência não vai te levar a lugar nenhum, nunca conheci ninguém que fez isso e deu certo. Não entre nessa paranóia.
3. O mundo é injusto
Isso precisa estar claro na cabeça de qualquer pessoa que quer enriquecer. Não é porque você trabalha muito, durante muitas horas que as coisas necessariamente vão dar certo. Porque o mundo é injusto, infelizmente.
Não espere ser recompensado pela quantidade de esforço que você fez. A única coisa que o mundo mede são os resultados e não adianta culpar ninguém por isso.
Se você entrar nessa de que você faz, faz e faz, mas nada acontece. A única coisa que vai acontecer é que você vai começar a se vitimizar. O mundo não é meritocrático.
Procure um lugar em que você tem chance de ser visto, tem chance de fazer um bom trabalho e com pessoas que genuinamente se interessem pelo seu crescimento. Procure ambientes mais prósperos. Não adiante pegar a melhor semente do mundo e plantar na pedra, porque ela nunca vai florescer.
Por isso, procure um ambiente que propície seu crescimento
4. Valorize suas opiniões e iniciativas
Nós crescemos ouvindo que devemos estar abertos aos conselhos dos mais velhos ou sábios. No entanto, tem um detalhe muito importante nisso. Quanto mais sua situação for ruim, mas pessoas similares estarão ao seu redor. E por mais que você tenha uma ideia genial, não vai encontrar alguém que seja capaz de reconhecer isso.
O que eu mais ouvi quando eu ainda não tinha dado certo era “nossa, mas que ideia de doido” e isso acontece com muitas pessoas. As vezes, a pessoa teve uma ideia legal, compartilha com os outros, mas leva um balde de água fria e desiste.
Por isso, valorize suas opiniões e iniciativas. Se eu tivesse acreditado em qualquer frase que me disseram quando eu era quebrado, eu nunca teria feito e nunca teria dado certo.
5. Não faça promessas
Esse é a coisa mais grave que nós podemos fazer. Você fica prometendo pra si mesmo que vai mudar de vida, que vai malhar, que vai estudar, mas não faz nada, o que ocorre é que você perde a fé em si mesmo. E essa é a pior coisa que pode acontecer.
Então, pare de fazer promessas. Volte nas coisas que você já prometeu e tente cumprir elas. Porque a partir do momento que você conseguir cumprir uma, vai ser mais fácil começar as outras coisas que você tanto fala e promete pra si mesmo.
6. Não busque aprovação
Essa é um dos pontos mais difíceis, porque faz parte da condição humana, mas tente não buscar validação. Essa busca por aprovação vai moldado nosso comportamento com base na média da sociedade. O problema é que essa média da sociedade é composta por pessoas que não tem muitas expectativas de vida.
E você acaba se balizando em pessoas que não vão chegar em lugar nenhum. Por isso, tente depender menos do que as outras pessoas acham de você e do que está fazendo.
7. Não tenha medo de desistir
O conselho que nenhum coach dá, pode ser engraçado, mas é importante saber o momento de desistir. As vezes, você está tentando há muitos anos e não consegue chegar a lugar nenhum. Mas, tem medo de começar de novo, porque o primeiro pensamento costuma ser “nossa, mas eu já vim longe demais para começar do zero”.
Mas, se não estiver dando certo, não tenha medo de começar de novo, do zero se necessário. Se o seu objetivo é enriquecer, mas você não tem encontrado as condições para isso onde você está, comece de novo. As vezes não é genialidade, é só teimosia.
8. Aprenda a aprender sozinho
Se você não tem habilidade de aprender sozinho, você precisa adquirir essa habilidade. Não dependa do ensino formal ou de outras pessoas de explicando. Tenha mais curiosidade e iniciativa para entender como o mundo funciona.
Qual foi a última coisa que você aprendeu sozinho? Pense sobre isso. É melhor tentar, dar errado e pedir ajuda caso nada funcione do que simplesmente não tentar.
9. Surfe as ondas
Aprenda a surfar as ondas do mercado. Agora, por exemplo, estamos na onda da IA e o nível de conhecimento de quem está nesse mercado é nulo. A barreira pra você ser contratado atualmente para um cargo especialista em IA é muito fácil de ser superada.
Toda vez que surge uma nova tecnologia, a humanidade fica idiota em um nível e depois aprende a lidar com a aquilo. E agora, os melhores cargos estão surgindo para isso. As empresas estão sedentas por talentos em uma área que ninguém é talentoso, porque é algo novo, acabou de surgir.
Então, uma dica. Pega um MBA na área de IA, por exemplo, estuda e começa. Aprenda a surfar essas ondas, é em uma dessas que você se estabelece. Surfar as ondas cai muito bem para quem quer enriquecer.
10. Conviva com as pessoas certas
Não tolere quem te coloca pra baixo. Se tem alguém que faz críticas que não são válidas pra você melhorar, pra te humilhar de algum jeito, saia fora dessa pessoa.
Se você quer enriquecer, não dá pra conviver com jeito que te coloca pra baixo.
11. Não seja tão perfeccionista
Não espere o momento certo pra começar e nem espere estar perfeito. Todas as coisas começam de um jeito mais ou menos. Normalmente, os perfeccionistas são substituídos por quem faz e resolve com menos senso estético. Então, não sofra com isso.
Então é isso, esses são os conselhos que eu imagino que podem te ajudar a mudar sua mentalidade para enriquecer. Quer saber como alguns deles se aplicaram na minha vida? Então, assista ao vídeo completo!
Por fim, mas não menos importante, se você quer enriquecer, invista! Conheça aAUVP,que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.