Como construir patrimônio: 6 dicas e passo a passo para construir o seu

20 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 19 seg


Como construir um patrimônio é a dúvida de muitas pessoas que almejam uma situação financeira mais confortável ou ainda uma aposentadoria confortável financeiramente.

Acumular patrimônio não é uma tarefa fácil, já que exige paciência, esforço, dedicação, controle e a realização de investimentos.

Apesar disso, é sim possível contribuir um patrimônio considerável ao longo dos anos, composto por bons investimentos e até mesmo alguns imóveis.

Importância de construir patrimônio

Construir um patrimônio sólido é muito importante para quem deseja atingir a independência financeira ou ter uma aposentadoria tranquila. Primeiramente, a independência financeira é um estágio onde você não precisa mais trabalhar, já que seus ativos geram renda suficiente para manter o seu padrão de vida.

Nesse sentido, na independência financeira você pode escolher entre largar o emprego para se dedicar a algo que você gosta ou continuar trabalhando e acumulando patrimônio. Já a aposentadoria é quando a pessoa para de trabalhar.

como construir patrimônio

Suno

A maioria dos brasileiros se aposentam apenas na velhice e dependem do sistema tradicional de aposentadoria. Porém, você pode optar por se aposentar jovem, se você tiver acumulado um patrimônio que te permita parar de trabalhar.

Planejar a construção de um patrimônio ao invés de esperar pela aposentadoria tradicional é uma maneira de garantir não apenas uma velhice confortável financeiramente, como também garante a manutenção do padrão de vida. Afinal de contas, quando a aposentadoria chega, a maioria das pessoas passa por uma redução de renda. 

Vantagens de acumular patrimônio

Existem diversas vantagens em construir um patrimônio, dentre elas:

1- Segurança para a família: Se você tem ou pretende ter filhos, construir um patrimônio é muito vantajoso, já que durante muitos anos os filhos são dependentes financeiramente dos pais.

Se seus filhos já estão crescidos e são independentes, a construção do seu patrimônio pode garantir uma velhice confortável para você e seu companheiro(a) e uma herança para seus filhos.

2- Renda passiva: Através da construção de um patrimônio com ativos que gerem renda passiva, você tem a vantagem de ter fontes de renda sem precisar trabalhar por elas. Isso é especialmente vantajoso na velhice, já que você poderá usar a renda passiva ao invés de resgatar seus investimentos.

como construir patrimônio

Toro radar

3- Reserva de emergência: A reserva de emergência é uma reserva que deve ser usada apenas quando surgirem imprevistos. A construção dessa reserva faz parte da acumulação de patrimônio e serve como uma maneira de garantir que quando imprevistos aparecerem, você estará preparado financeiramente para lidar com eles.

Geralmente o recomendado é que a reserva seja correspondente a 6 meses dos seus gastos mensais, mas o valor pode ser maior caso você deseje. Um detalhe importante é que a reserva deve permanecer em um local de fácil acesso e não em investimentos.

4- Aposentadoria: Normalmente as pessoas jovens sentem dificuldades em se planejar para a velhice. Contudo, é essencial refletir sobre como você pretende passar a velhice.

Muitas pessoas quando se aposentam estão com a saúde fraca e precisam lidar com custos de consultas, tratamentos e medicamentos. Nesse sentido, construir um patrimônio com foco na aposentadoria é muito vantajoso, já que garante que você poderá lidar financeiramente com as situações que surgirem.

Dicas para construir patrimônio

A construção de um patrimônio não é algo fácil, já que a maioria da população brasileira não tem acesso à educação financeira e não sabe como lidar com dinheiro. Por isso, você pode enfrentar desafios como: dificuldade de poupar, ter um padrão de vida equilibrado e escolher os melhores investimentos. Algumas dicas que podem te ajudar são:

1- Trabalhe e poupe

Muitas pessoas pensam que investir é o segredo para acumular patrimônio. No entanto, se você não tiver um trabalho, de onde vai vir o dinheiro para investir? Além disso, são poucas as pessoas que enriquecem investindo.

como construir patrimônio

Valor investe

A verdade é que investir é uma ótima forma de fazer o seu dinheiro render. Desse modo, é importante focar no seu trabalho, pois assim você consegue se desenvolver, ganhar mais e então você poderá investir uma quantia maior todos os meses.

2- Acabe com as dívidas

As dívidas geralmente contam com juros altos. Dessa maneira, quando você possui dívidas, você está basicamente jogando dinheiro fora. Portanto, tenha um controle financeiro e se organize para negociar e quitar todas as suas dívidas.

3- Longo prazo

Os investimentos sempre devem ser feitos com foco no longo prazo. Isso porque, no longo prazo você consegue desfrutar os efeitos dos juros compostos.

Na renda fixa, existem os juros sobre juros, onde as aplicações rendem a taxa de juros em cima do total acumulado e não do valor inicialmente aplicado. Já na renda variável, você deve reinvestir os proventos para usufruir dos juros compostos.

4- Não venda bons ativos

Se o seu objetivo é acumular patrimônio, então não venda os bons ativos que você possui em carteira. Ao invés disso, analise detidamente um ativo antes de comprá-lo e depois deixe ele na sua carteira se valorizando.

como construir patrimônio

Psicólogo e terapia

Por exemplo, se você tem a ação X na carteira e decide vendê-la para aproveitar a oportunidade da ação Y, você pode se arrepender caso a ação X continue a se valorizar e a ação Y se desvalorize. Além disso, algumas operações envolvem taxas e impostos.

5- Renda passiva

A quinta dica é investir em ativos que produzam renda passiva. Alguns exemplos de renda passiva são os dividendos das ações, os proventos dos fundos imobiliários e os juros semestrais dos títulos públicos.

6- Padrão de vida

A maioria das pessoas sobe de padrão de vida de acordo com o aumento da renda. Entretanto, se você sempre gastar tudo o que você ganha para continuar subindo de padrão de vida, dificilmente você vai conseguir construir um patrimônio.

Portanto, a dica é viver em um padrão de vida abaixo do que a sua renda permite. Dessa forma, você consegue poupar parte da sua renda e investir na construção do seu patrimônio.

Xerpay

Como construir patrimônio – passo a passo

Para construir seu patrimônio siga os passos abaixo:

1- Objetivos

Determine objetivos de curto, médio e longo prazo. Os objetivos servem não apenas como direcionamento para as atitudes que você deve tomar, mas também como motivação para que você continue acumulando patrimônio. Por isso, é essencial que eles sejam claros e alcançáveis.

2- Metas para acumular patrimônio

É importante que você determine metas claras e mensuráveis, que ao serem alcançadas, irão te deixar mais perto da realização dos seus objetivos. Para definir suas metas, considere quais são os passos necessários para que seus objetivos sejam alcançados. Esses passos deverão ser convertidos em metas alcançáveis e com prazos definidos.

Messem

3- Organização financeira

Para acumular patrimônio é preciso que você conheça suas fontes de renda e seus gastos. Uma boa maneira de conhecer esses dados, é anotar em um papel, planilha ou aplicativo quais são suas fontes de renda e todos os gastos feitos durante o mês.

Depois disso, separe os gastos por categorias como, por exemplo, gastos fixos, variáveis e supérfluos. Por fim, resta apenas analisar para onde está indo seu dinheiro e determinar cortes de gastos.

4- Planejamento financeiro

Após definir seus objetivos/metas e fazer uma organização financeira, você poderá se planejar. Para isso, considere quais são seus objetivos/metas e quais os gastos você vai cortar. Com esses dados você consegue planejar como será sua vida financeira nos próximos anos.

como construir patrimônio

Estudar fora

5- Invista

Investir é essencial para quem deseja construir um patrimônio, já que ao investir você faz o seu dinheiro render. Mas antes de investir, não se esqueça de fazer uma reserva de emergência.

Além disso, estude sobre investimentos antes de começar a investir, dessa maneira você evita alguns erros comuns dos investidores iniciantes, que podem resultar em prejuízo. Para aprender a investir leia: Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Fontes: Quero ficar rico, Como comprar um apartamento e Racon

Imagens: Suno, Toro radar, Valor investe, Psicólogo e terapia, Minimalismo organizado, Estudar fora, Xerpay e Messem