A bolsa de valores brasileira acabou?

Com a crise, muitas pessoas tem se perguntando se a bolsa de valores brasileira vai ruir completamente. Mas, a realidade não é bem essa e não é preciso todo esse pânico.

12 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Vamos ter uma conversa sóbria sobre essa crise e todo esse burburinho? Afinal, a bolsa de valores brasileira acabou? Na verdade, é isso que eles querem que você pense a cada nova crise. E hoje eu vou explicar um pouco melhor sobre essa situação e o que existe de verdade nisso. Então, vamos lá!

Crise de 2020

A última grande crise que enfrentamos foi em 2020, por conta da pandemia. No Brasil, a bolsa fechou durante o Carnaval e foi um evento bem curioso. No mês de março, especificamente, a Ibovespa sofreu uma queda de 31% entre 6 e 20 de março.

Aquele momento assustou muito as pessoas. Mas, como eu sempre digo pra vocês, é nesses momentos que nós precisamos comprar e aproveitar as oportunidades. Mais tarde, nesse mesmo ano, a bolsa teve um recorde em pontos, com 86,81% de alta.

Rebalanceamento da carteira

E mesmo durante esse período de queda, analisando minha carteira pessoal, eu não tive perdas. Porque eu estou sempre fazendo o rebalanceamento da minha carteira, mas não vendendo efetivamente. Mas, comprando o que está mais barato dentro da minha carteira e respeitando as proporções de diversificação das minhas metas.

Assim, você consegue manter uma carteira equilibrada, sempre garantido uma boa rentabilidade.

Sentimento de pessimismo

Assim, quando a bolsa voltar a subir, você volta a lucrar e a vida vai seguir normalmente. Porque, como eu sempre digo, tudo isso é cíclico.

Mas, sempre que a bolsa cai, as pessoas vem com esse pessimismo e com essa história de que a bolsa vai acabar. Já aconteceu no período da Dilma, aconteceu no impeachment e em todos os outros governos. E agora, estamos vivendo esse mesmo cenário novamente. Mas, nós não demos nos preocupar com o cenário político, acima da realidae das empresas.

Os bancos seguem abertos, as empresas seguem produzindo, o mundo continua consumindo. E por isso, a crise vai passar e tudo vai voltar ao normal. No fim das contas, isso é mais um teste de resiliência e se você está com medo, você já reprovou e não vai conseguir alcançar uma boa rentabilidade.

Porque se toda vez que a bolsa cai, você vende, então talvez não a bolsa não é a melhor opção para o seu caso. Talvez seja melhor procurar por renda fixa, que é alternativa mais estável.

Diversificação da carteira

Agora, se você quer investir na bolsa, não precisa se preocupar demasiadamente com esses períodos de crise. Na verdade, o seu foco deve ser na diversificação; você pode diversificar nos Estados Unidos, procurar investir em criptomoedas, um pouco de ouro, até ações europeias... Enfim, sua preocupação tem que ser em diversificar sua carteira e encontrar as melhores empresas para realizar seus investimentos.

Porque as esses empreendimentos não vão acabar da noite para o dia. Elas vão sobreviver a crise, assim como todos nós. Quer ver como é a rentabilidade da minha carteira nesses períodos de crise? Então assista ao vídeo completo!

E se você quer investir na bolsa, aproveitar esse momento de baixa para entrar, não deixe de conhecer aAUVP,que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Agora que você jás abe que a bolsa de valores brasileira não acabou, leia também: Crise global – O que aconteceu no Japão, EUA e Europa?

O Brasil pode entrar em um ciclo de CRESCIMENTO ACELERADO?

O que vai acontecer com a bolsa? Xandão derruba X e ameaça Starlink

AMBEV vai trocar de comando: chegou a hora de vender as ações?

A XP está sendo processada por enganar clientes