As 5 formas de enriquecer mesmo sendo burro

Muitas pessoas pensam que para enriquecer é preciso algum grau de genialidade, mas hoje, vou acabar com esse mito. Você pode enriquecer, mesmo sendo burro e vou provar!

9 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Você não precisa ser inteligente para ficar rico, e isso é algo importante de entender. Muitas pessoas têm a ilusão de que os ricos possuem alguma autoridade em qualquer assunto, ou que é necessário ser extremamente inteligente para alcançar a riqueza. Na verdade, essa ideia não se sustenta.

Por isso, hoje vou apresentar as cinco formas de enriquecer no mundo. Todos os ricos que você conhece se enquadram em uma dessas categorias.

Então, se você quer enriquecer, mas ainda não sabe como, conheça agora as formas possíveis.

1. Compra e venda de produtos

Se tornar comerciante, um varejista, é uma das principais formas de enriquecer. Basicamente, o comerciante compra um produto por um valor X e vende por um valor X+. É simples: comprar barato e vender mais caro. Mas, para isso, a pessoa precisa ser boa em negociação.

Um exemplo clássico disso é o setor automotivo: você abre uma concessionária, compra carros de fornecedores e os vende com lucro. Não é preciso nenhuma genialidade aqui, apenas a capacidade de negociar e encontrar bons fornecedores. Nunca conheci nenhum grande gênio que trabalha na área do comércio.

2. Melhorar algo que existe

A segunda maneira de enriquecer é o que eu chamo de “melhorador de alguma coisa”. Essa é a categoria na qual me encaixo. É quando você pega algo que já existe e aprimora. Todos os meus produtos seguem essa linha: eu não inventei nada, só tornei algo já existente um pouco melhor.

Outro exemplo é a Zippo, que revolucionou o mercado ao criar um isqueiro que não apaga com o vento, algo inovador para a época. O Bill Gates também se encaixaria aqui, ele não inventou o sistema operacional, mas melhorou e popularizou um sistema que já existia, o Mac.

Alguns melhoradores enriquecem mais do que quem criou o produto principal. E aqui também não é preciso nenhum grau de genialidade. Apenas um olhar diferente sobre uma determinada coisa pode garantir o diferencial para melhorar algo e enriquecer com isso.

3. O criador

Esse é o mais arriscado de todos. O criador é aquele que tem uma ideia nova e a coloca em prática. No entanto, aqui vai uma verdade dura: a maioria das ideias inovadoras falham. Por isso é algo que não recomendo, sinceramente.

Muitas pessoas acreditam que estão com uma ideia genial nas mãos, que ninguém teve antes, mas muitas vezes há uma razão para isso: provavelmente a ideia não é boa ou não existe um mercado para ela.

Aquilo que ninguém está fazendo pode até parecer uma grande ideia, mas na maioria das vezes apenas não é uma boa ideia mesmo. Quantos caras inventaram o piano? O celular? Só um, não tem espaço para essa quantidade de pessoas geniais, então precisamos ser mais razoáveis. Na minha opinião, essa é a pior forma de ficar rico, a mais difícil. Mas também é a que mais enriquece.

4. Prestador de serviços

A quarta forma de enriquecer é por meio da prestação de serviços, oferecendo habilidades únicas que poucas pessoas possuem. Neymar e Cristiano Ronaldo são exemplos disso: são pagos para realizar algo que a maioria das pessoas não consegue fazer.

Se você vende suas horas de trabalho, também está nessa categoria. Muitos executivos de grandes empresas, como CEOs que ganham milhões por ano, também se enquadram aqui. Além disso, funcionários públicos, juízes e outros profissionais altamente qualificados podem enriquecer com o tempo, especialmente por meio de salários altos e consistentes.

Embora seja difícil se destacar nesse meio, é uma das formas mais comuns e acessíveis. Talvez por isso, a maioria das pessoas opte por esse caminho. Ainda assim, não exige grande genialidade ou inteligência para ter sucesso.

5. Ser bandido

A quinto e último é virar bandido. Não dá pra negar que essa é uma das formas de enriquecer. Criar uma BET, fazer desvios… tudo aquilo que torna o mundo pior, e tira a sua paz. Algo que eu não escolheria, até porque é arriscado.

Mas, como você viu, não é preciso nenhuma grande genialidade. Basicamente, para ser rico você precisa aprender a negociar e ser um bom intermediador. Então, vamos parar de dar atenção para esses cortes com gente rica falando absurdos, todo dia vejo algo desse tipo. Quer entender melhor sobre o que estou falando? Então, assista ao vídeo completo!

Mas, independente de todas essas formas, existe uma forma de aprimorar seus ganhos e é investindo. Quer aprender como fazer isso? Então, conheça a AUVP, nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Investir em ações é burrice da classe média?

Americanas SUBINDO 300%, ainda dá tempo de COMPRAR? Análise

O que aconteceu com os NFTs? A bolha de bilhões de dólares

Ray Dalio: Um experimento que pode mudar de VEZ a sua rentabilidade