Bill Gates é um empresário famoso, filantropo e, ainda, escritor. Tido como um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates, ao lado de sua esposa, Melinda, criaram a Giving Pledge para arrecadar bilhões para a caridade e custear o desenvolvimento de projetos sociais.
A riqueza de Bill Gates veio da fundação, junto com Paul Allen, da Microsoft. Dessa maneira, a empresa, que foi uma das pioneiras na criação de sistemas de computadores, é uma gigante em seu ramo de atuação, sendo uma das principais empresas de softwares do mundo.
Enfim, Bill Gates é ainda um ávido leitor e tem uma longa lista de bons livros para indicar sobre diversos assuntos diferentes.
Quem é Bill Gates
Bill Gates é um empresário e filantropo. Ele foi um dos fundadores de uma das empresas de softwares mais conhecidas do mundo, a Microsoft. Dessa maneira, Gates foi um dos primeiros a contribuir com a revolução do uso do computador para o consumo comum.
Atualmente, a fortuna de Bill Gates está estimada em mais de 100 bilhões. Portanto, ele é considerado a segunda pessoa mais rica do mundo, ficando apenas atrás de Jeff Bezos, o fundador da Amazon.
Com toda a fortuna acumulada durante a vida, Bill Gates virou filantropo e doa bilhões para a caridade, principalmente para a fundação criada por ele e sua esposa.
Além de empresário e filantropo, Bill Gates é autor de livros, como A empresa na velocidade do pensamento e A estrada do futuro. Por fim, ele já recebeu o título de honoris causa de Harvard, Weseda, Karolinska e Cambridge.
Trajetória de Bill Gates
William Henry Gates III nasceu em Seattle, nos Estados Unidos, em 1955. A mãe de Gates, Mary Maxwell Gates, era professora universitária e gestora de bancos. Já o pai William H. Gates era advogado de grandes empresas. Dessa forma, Bill e suas irmãs, naturalmente, estudaram em boas escolas particulares.
Com apenas 17 anos, Bill Gates, em parceria com Paul Allen, criou um software para leituras de fitas magnéticas. Posteriormente, criaram a empresa Traf-o-Data. Contudo, devido à idade dos donos, os clientes não confiavam no serviço prestado.
Bill Gates ingressou em Harvard em 1973, entretanto, dois anos depois, abandonou os cursos de direito e matemática. Ainda em 1975, Bill Gates e Paul Allen criaram o sistema de interpretação de linguagem BASIC para computador e o batizaram de Altair 8800.
Consequentemente, com a verba das vendas, fundaram a Microsoft, voltada para softwares de computadores particulares, os PCs.
Microsoft
Em 1977, a IBM, uma das líderes do mercado de grandes computadores na época, decidiu entrar no mercado de microinformática com o PC. Dessa forma, a empresa decidiu fechar contrato com a Microsoft, que havia sido aberta poucos anos antes.
Em resumo, a Microsoft havia adquirido, por US$ 50 mil, um programa feito para o processador Intel. Assim, a empresa comprou o programa, o aperfeiçoou e, posteriormente, o vendeu por US$ 8 milhões, mas mantiveram a licença do produto.
Depois disso, a empresa cresceu e se consolidou como uma gigante em seu ramo de atuação.
Enfim, em 1983, a Microsoft lançou o Windows, que foi um sucesso e dominou cerca de 90% dos computadores. Com apenas 31 anos, Bill Gates já tinha se tornado bilionário. Porém, Bill Gates deixou a direção da Microsoft, em 2008, apesar de ainda manter certa influência sob as decisões da empresa.
Filantropia
Em 2000, Bill Gates criou, junto com sua esposa, a instituição Bill & Melinda Foundation, considerada a maior fundação de caridade de todo o mundo.
A instituição tem como foco o financiamento para pesquisas sobre a AIDS e outras doenças. Enfim, a fundação tem, ainda, recursos destinados à pesquisa de novas formas de energias sustentáveis limpas.
Dessa maneira, ao longo dos anos, Bill Gates doou bilhões para ações sociais e, em 2017, doou o equivalente a 5% da sua fortuna em ações da Microsoft para instituições de caridade. Contudo, a maior parte dessa filantropia foi para a sua fundação e da esposa.
Por fim, A fundação Bill & Melinda Gates, junto com Warren Buffet, criou a Giving Pledge. Sendo assim, a iniciativa possui como intuito incentivar as pessoas extremamente ricas a doarem parte de sua fortuna em vida ou testamento.
Em resumo, o dinheiro arrecadado na iniciativa tem por objetivo abordar problemas sociais como, por exemplo, a diminuição da pobreza, empoderamento das mulheres e a sustentabilidade ambiental.
Enfim, alguns bilionários, além dos fundadores, fazem parte da iniciativa como, por exemplo, Mark Zuckerberg, Paul Allen e Ray Dalio.
Livros
O empresário adora ler e já lançou alguns livros, tais como:
A empresa na velocidade do pensamento: Neste livro, Bill Gates visa, por meio de exemplos, explicar como recolher informações e saber como usá-las, sendo uma capacidade importante no mundo dos negócios.
A estrada do futuro: Nesse livro, Bill Gates fala sobre a tecnologia e a sua influência no cotidiano das pessoas.
Enfim, como um bom leitor, Bill Gates tem uma extensa lista de livros para indicar, dentre as suas indicações estão, por exemplo:
- A bailarina de Auschwitz;
- A grande gripe;
- A arte e a ciência de memorizar tudo;
- Perdido em Marte;
- O melhor que podíamos fazer;
- Um cavalheiro em Moscou.
E aí, gostou de conhecer sobre a vida e a carreira de Bill Gates? Então conheça também a vida e obra do investidor Philip Fisher, quem foi? História de vida, carreira, princípios e obras
Fontes: Infoescola, Ebiografia, Suno, Forbes, 12min, BRS e BBC