17 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Uma das coisas que todo mundo pensa, antes mesmo de adquirir um novo veículo, é no preço do seguro. Mas será que realmente vale a pena contratar um seguro de carro ou isso é só mais uma burrice da classe média? É isso que vou te ajudar a entender hoje!
Quanto custa?
O preço médio de um seguro veicular no Brasil, de acordo com a SUSEP, é cerca de 6,6% do valor do veículo (ano). Isso significa que, se você compra um carro, o custo anual do seguro é aproximadamente 6,6% do valor total. Esse número pode variar, dependendo de onde você mora e do modelo do veículo.
Nas grandes cidades, o seguro é mais caro por conta da incidência de roubos. Por isso, nas cidades menores o valor pode ser mais barato. Além do local, outros fatores podem influenciar no valor do seguro como a idade do condutor do veículo. Os mais jovens, que tem entre 18 e 23 anos, pagam mais devido ao maior risco associado à sua faixa etária.
Já as mulheres geralmente pagam menos que homens, porque elas têm uma taxa menor de sinistros, de acordo com as estatísticas. O modelo do veículo também afeta no preço do seguro. Veículos mais caros e que tem uma maior dificuldade para encontrar peças de reposição, tendem a ter seguros mais caros.
Custo-benefício
Para entender melhor e chegar a resposta dessa questão, peguei a lista de carros mais vendidos do Brasil e escolhi um modelo específico para analisar, uma Fiat Strada.
O valor do seguro mensal é R$665,44 (aproximadamente). Se você investir esse valor ao longo dos anos, poderia comprar um carro novo com esse dinheiro. Considerando uma taxa de juros de 8% a.a. ao longo de 10 anos, seria possível alcançar o mesmo valor do veículo, que custa em média de R$120 mil.
Ou seja, ao longo do tempo, investir o dinheiro do seguro pode ser uma alternativa viável. Considerando o aumento do preço dos carros e também a depreciação do véiculo.
Risco de não ter seguro
No entanto, é importante considerar o risco de não ter um seguro e perder um patrimônio significativo. Prova disso é que até mesmo grandes empresas que trabalham com locação contratam seguro veicular.
Se você tem um carro barato, o custo do seguro pode não valer a pena, porque em alguns casos ele pode custar até 15%, 30% do valor do veículo. Por isso, nesses casos, realmente não faz sentido contratar o seguro. No entanto, se você é de classe média, tem um carro normal e faz a troca a cada 6/7 anos, compensa sim contratar um seguro de carro.
Quer se aprofundar mais no assunto? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir, mas não sabe como fazer, então você precisa conhecer aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você também vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.