Tesouro em greve: o que acontece com os seus investimentos?

25 de setembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Não, você não leu errado. A Secretaria do Tesouro Nacional informou em um comunicado na última segunda-feira (23/09) que não haverá venda de títulos do programa Tesouro Direto no dia 24/09/2024. O motivo? Os servidores da instituição estão em greve e decidiram suspender as negociações.

Apesar dessa interrupção, as operações de resgate antecipado e agendamento poderão ser realizadas normalmente. A notícia assustou algumas pessoas, mas é importante relembrar um conselho que já compartilhei inúmeras vezes: o lugar mais adequado para guardar sua reserva de emergência é em um grande banco, como o Itaú ou o Bradesco. De preferência, escolha instituições que tenham agências físicas, permitindo que você possa sacar o valor em casos de emergência.

Tesouro em greve x Reserva de Emergência

Algumas pessoas podem argumentar que o Tesouro Direto está permitindo saques, apesar da greve. No entanto, já houve diversas ocasiões em que a instituição não conseguiu operar, e as pessoas enfrentaram dificuldades para sacar, mesmo em períodos normais, sem nenhuma greve em andamento.

Por isso, recomendo sempre que você mantenha uma parte da sua reserva em dinheiro físico, cerca de 3 a 4 meses de despesas. “Ah, mas o dinheiro não vai render”, você pode pensar. Mas lembre-se: a reserva não é para ser investida, é um seguro, uma garantia que você possui. Esse montante precisa estar disponível para situações emergenciais e inesperadas.

Vamos supor, por exemplo, que seu filho quebre a perna e, por uma grande coincidência do destino, seus cartões estejam bloqueados. Nesse caso, você ficaria à mercê da regularização dessa situação, que normalmente demora a ser resolvida.

Além disso, podem ocorrer bloqueios, até mesmo por erros da Receita Federal ou do seu contador. Neste ano, já vi situações assim acontecerem com alguns alunos da AUVP. Ou seja, é algo que pode ocorrer e pode te prejudicar se você não estiver preparado.

Esteja atento

Por isso, é muito importante estar atento a isso. Não deixe o dinheiro da sua reserva de emergência em banco digital, isso não faz sentido nesses momentos. Não deixe tudo lá. Tenha uma parte em mãos, em dinheiro em espécie. A maior parte em um grande banco e caso você queira, uma parte menor em uma conta digital.

O tesouro em greve não pode afetar sua vida e seus rendimentos. Por isso, fiquem atentos às dicas que dei aqui, principalmente com relação à sua reserva.

Se você está começando a investir agora e ainda não conhece muito sobre esse universo de reserva de emergência, tesouro direto, te convido a conheceraAUVP, nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

Quer conferir mais detalhes sobre essa notícia? Então, assista ao vídeo completo!

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Recessão Técnica: o que está acontecendo?

Tesouro em greve: o que acontece com os seus investimentos?

Um brasileiro tem R$ 11 milhões esquecidos no sistema. Verifique!

Selic sobe para 10,75% a.a: O que vai acontecer?