25 de janeiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Quando a taxa de juros começa a cair, o pré-fixado começa a cair e o que se encontra são títulos com uma rentabilidade não tão boa. No entanto, mesmo nesse cenário é possível encontrar bons CDBs e hoje vou explicar melhor sobre como você pode fazer isso!
O que é o mercado secundário?
Muitos investidores não sabem o que é o mercado secundário. Na verdade, boa parte dos investidores brasileiros não sabem do que se trata e acabam se “embananando” na hora de investir. Muitas vezes você quer investir R$ 2 mil ou R$5 mil e o título não permite. E por que isso?
Todo título de investimento sai do emissor e lá é oferecida uma taxa de rentabilidade diferente daquela que você recebe. Cada banco ou corretora, recebe um volume do emissor e cada um deles modifica essa taxa de rentabilidade.
Mas enfim, onde entra o mercado secundário? O mercado secundário é o ambiente onde os investidores compram e vendem ativos financeiros entre si. Acontece quando algum investidor compra um título, mas por algum motivo desiste dele e devolve ele para a corretora e ela então repassa para quem quiser adquirir. Cada plataforma sinaliza o “secundário” de uma forma diferente, mas caso seja essa situação, é provável que você não consiga investir um valor maior. Isso porque, o valor disponível corresponde apenas ao que foi devolvido, por assim dizer.
Por isso, uma das formas de conseguir bons CDBs e outros títulos do mercado é quando alguém desiste deles, pois a sua plataforma pode te oferecer esse título secundário. No entanto, nem todo título secundário é bom. Então, analise a taxa de rentabilidade oferecida e compare com o disponibilizado atualmente.
Qual melhor momento para comprar um ativo de renda fixa?
Normalmente, as corretoras lançam os títulos bons por volta das 10h, predominantemente no início da manhã. Em bancos tradicionais e em corretoras maiores, pode ser até mais cedo.
Outro ponto é que no início do mês, dias 1, 2 e 3 você encontra títulos muito bons porque os bancos negociam essas ofertas com mais antecedência. Mas, nada disso é regra. O ideal é você observar o padrão da sua corretora, para entender quais são os melhores momentos.
Outra coisa importante, tome cuidado para não abrir conta em corretoras focadas em day trade. Aquelas que oferecem taxas muito boas, são muito mais focadas em especuladores. E por isso, elas evitam ter em seu portfólio bons investimentos de renda fixa. Porque assim o dinheiro fica preso e ele não tem como especular e essas empresas ganham dinheiro justamente quando ele fica rotacionando a carteira.
Quer entender melhor sobre como encontrar bons CDBs? Então, assista ao vídeo em que explico mais sobre!
E se você quer aprender a investir no Brasil e no mundo, te convido a conhecer aAUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.