Oportunidade escondida na China: Como lucrar agora!

Quer investir na China, mas não sabe como fazer isso e se é a decisão certa ou não? Vou te ajudar com essa dúvida!

18 de fevereiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Há alguns anos tenho comentado sobre sobre começar a investir na China, mas, muitas pessoas não sabem por onde começar, onde investir, etc. Além disso, o conflito entre China e os EUA, também tem aguçado essa curiosidade de investir na China. Mas, antes de fazer isso, o que é importante entendermos?

A China é muito mais fechada para o mercado do que os EUA. Eles também têm políticas de controle populacional e várias outras críticas diretamente relacionadas ao socialismo chinês. Então, todas as vezes que fazemos essas críticas, não dá pra negar que a China tem uma política muito diferente do Ocidente contra as liberdades individuais.

Existe sim uma economia controlada, mas não planificada e também existe o controle sobre instituições financeiras. Mas, dada a própria realidade, a China tem mais liberdade para empreender que o Brasil.

Investir na China é antiético?

Sei que alguns consideram até mesmo antiético investir na China. Mas eu particularmente não costumo tomar minhas decisões de investimento com base nos meus princípios morais. Até porque, se fosse assim, não investiria em grandes empresas do mercado. Tem coisas que obviamente não invisto, mas quando vamos entrar nesse tipo de pensamento de excluir um país inteiro dos investimentos, começo a pensar que essa escolha individual acaba saindo muito cara.

Por isso, depois de refletir sobre isso, comecei a fazer pequenas exposições na China. Você pode me julgar daí, mas dentro do espectro da moralidade, cada um deve investir de acordo com o que a própria consciência diz.

Inclusive, se formos falar sobre ética e se ater fielmente a isso, não sobra nenhuma empresa que não negocia diretamente com a China. É ético investir na Vale, que exporta pra China produzir os equipamentos, mas não é ético investir nas empresas chinesas? Que ética é essa? Fica um pouco complicado. É como quem critica o Elon Musk e usa o selo de verificado na rede social dele.

Como investir na China pelos EUA?

Então, para quem é iniciante, o ideal não é se expor à bolsa chinesa diretamente. Por isso, uma das formas de fazer isso é investindo em ETFs americanos, que criam espelhos de fundos chineses. Assim, você pode acessar 100 empresas diferentes em uma única cota. Assim, você se expõe a toda economia chinesa ou a uma fatia específica, ao invés de se expor a uma empresa e com isso, reduz significativamente o risco.

No entanto, é importante ressaltar que nem sempre o comportamento desse mercado é tão sólido quanto os demais. Por isso, antes você precisa avaliar se realmente quer se expor à China e entrar ali, na mira de Donald Trump. Inclusive, se você acha que o Trump vencerá, investir na China definitivamente não é a atitude mais prudente.

Como investir na China?

Mas, caso você acredite que a China não vai desaparecer e não vai perder, essa é uma ótima forma de se expor ao país. O MCHI é um desses ETFs, o KWEB e é focado em empresas de tecnologia, e FXI é focado apenas nas 50 maiores corporações chinesas e por isso é muito procurado pelos mais conservadores. Para quem quer se aventurar o GXC é uma opção, pois investe em empresas sediadas na China e sem participação mundial e por isso alguns nomes são totalmente desconhecidos.

Quer entender melhor sobre como investir na China? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a investir no mundo todo, te convido a conhecer aAUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Trump vs Venezuela, banco brasileiro compra o Master e mercado explodindo

Ações baratas que podem valorizar 3x nos próximos anos

Taxação de dividendos: Agora o Brasil já era de vez?

Inflação sobe 1% em apenas um mês e agora?