A XP vazou os dados de todos os clientes e agora?

A XP vazou os dados de todos os clientes! Se você é um deles, confira o que foi vazado e como proceder aqui!

12 de maio de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Na última quinta-feira (24), a XP Inc. informou aos seus clientes que ocorreu um acesso não autorizado a uma de suas bases de dados, hospedada em um fornecedor externo. Entre os dados vazados, estavam: nome, número da conta, saldo, limite de crédito, telefone, e-mail, data de nascimento e estado civil.

Veja também: Como ganhar dinheiro com bancos: quatro dicas práticas

O que a XP diz

De acordo com o comunicado da empresa, nenhuma operação financeira foi realizada a partir desse incidente. Além disso, dados sensíveis como senhas, assinaturas eletrônicas, biometria e CPF não teriam sido expostos. A XP reforçou ainda que:

“Seu saldo e investimentos continuam seguros. Nenhum sistema da XP foi acessado. Os aplicativos e sites podem ser usados normalmente, sem necessidade de trocar senhas.”

No entanto, a corretora alerta os clientes sobre possíveis golpes que podem surgir com o uso dessas informações.

Quais os riscos para os clientes?

Embora pessoas mal-intencionadas não possam fazer movimentações financeiras diretas com essas informações, elas podem usá-las para tentar aplicar golpes e fraudes.

Ou seja, apesar da segurança financeira estar preservada, o vazamento gera preocupações. Por isso, fique atento, pois pessoas mal intencionadas podem tentar:

  • Golpes por telefone ou e-mail, com pessoas se passando por representantes da XP;
  • Importunações de outras instituições financeiras, utilizando os dados vazados para fazer ofertas;
  • Risco de abertura de contas falsas em nome do cliente, com base nas informações cadastrais básicas;
  • Tentativas de sequestro ou extorsão, principalmente se alguém tem acesso ao valor que o cliente possui em conta.

Além disso, os assessores de investimento também saem prejudicados, pois seus clientes agora estão mais expostos a abordagens antiéticas de concorrentes.

O que fazer se seus dados foram vazados?

Se você é cliente da XP, é importante reforçar sua segurança digital e ficar atento a qualquer movimentação estranha.

Além disso, uma dica é cadastrar-se no Serasa ou em outro serviço de monitoramento de CPF, que alerta você em caso de tentativas de abertura de contas em seu nome.

Desconfie de ligações ou mensagens, supostamente em nome da XP, especialmente se solicitarem ações como alteração de senhas ou transferências. Ou seja, a regra é: fique alerta!

Saiba mais: Quem são os bilionários brasileiros do mercado financeiro?

Um problema cada vez mais comum

Infelizmente, esse tipo de vazamento não é exclusivo da XP. Outras instituições financeiras já passaram por episódios semelhantes, inclusive grandes bancos brasileiros. O ambiente digital está cada vez mais vulnerável e os consumidores precisam adotar medidas preventivas constantemente.

No caso da XP, a empresa afirma que tomou providências imediatas para bloquear o acesso indevido e que segue monitorando a situação.

Fique atento, proteja-se e compartilhe essa informação com quem também é cliente da XP ou de outras instituições financeiras.

Quer conferir mais detalhes sobre a nota e os riscos do vazamento? Então, assista ao vídeo na íntegra!

E se você quer aprender a investir, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Gastei R$100 na sortezinha do banco Inter e ganhei uma bolada

O Brasil será a nova potência mundial?

Ele disse que os bancos vão quebrar em 10 anos e deu argumentos

Tem FIIs no vermelho? Aproveite para executar essa estratégia