16 de maio de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

As pessoas estão comentando muito sobre quem vai ganhar as eleições. Será a esquerda ou a direita? Mas, as pessoas focam muito no Presidente da República e se esquecem do Presidente da Câmara que tem tanto poder quanto. Além disso, existe um fator que pode desencadear, talvez, a pior crise que já vivemos em 2026. É esse é o meu medo, já vou te explicar melhor sobre!
Brasil vive uma combinação perigosa de fatores econômicos que indicam instabilidade. A inflação está em alta, a Selic nas alturas, empatando com países em guerra, como a Rússia. A dívida bruta não para de crescer e já representa cerca de 78% do nosso PIB, o que afasta investidores e aumenta o risco país.
E após um período de crescimento tímido, o PIB do país voltou a apresentar sinais de retração, com perspectivas negativas para 2025.
Além de tudo isso, há problemas estruturais como a informalidade elevada, a lentidão na reforma tributária, a dependência de um parque industrial defasado e a alta dependência da importação de maquinário.
Tudo isso compõe um cenário onde o país parece estar sentado sobre uma bomba-relógio, com o pavio aceso.
Veja também: História da economia do Brasil: da origem à atualidade
Perda de popularidade do Lula
Para complicar ainda mais o cenário, 2026 será ano de eleição presidencial e o governo Lula chega a esse momento com seu pior índice de aprovação.
Além disso, o Lula agora precisa tomar uma decisão extremamente importante e eu vejo 3 possibilidades:
Se aposentar e indicar um sucessor, o que é uma decisão delicada, considerando a dificuldade que teve em transferir votos para Haddad em 2018. Concorrer novamente, mesmo com idade avançada e saúde frágil, o que levanta dúvidas sobre sua capacidade de liderar em um cenário tão instável. Ou, em último caso, reformular sua base de apoio, o que exigiria uma articulação política que hoje está mais difícil do que no passado. Principalmente, por conta do enfraquecimento de sua influência junto à classe empresarial e ao Congresso.
O cenário eleitoral, portanto, não só impacta diretamente a economia como também eleva o grau de incerteza para os próximos anos.
O que esperar?
Na minha opinião, acho que o Brasil pagaria muito caro para que o Lula indicasse um sucessor agora. O segundo caminho é de que o Lula se retraia e apoie outro candidato e eu acho difícil que isso aconteça. No entanto, isso sairia mais barato para o país.
E por fim, a terceira opção que ao meu ver é completamente improvável é de que o Lula se afaste, indique um sucessor, mas sem gastar muito e deixa alguém da direita ganhar. É um caminho mais barato para o país, mas acho muito difícil.
E ainda tem um quarto caminho, que também acho pouco provável, de que o Lula vá para eleição, ganhe e tente fazer seu mandato mais populista da história para se aposentar da melhor forma possível.
Independentemente do cenário, o mais provável agora é que tenhamos uma explosão de gastos. Para agradar o eleitorado, deve vir auxílio, obra, perdão de dívida, etc. Todo tipo de bondade possível.
Saiba também: O Brasil será a nova potência mundial?
Janela de oportunidade
E esse momento que estamos vivendo agora, independentemente do que aconteça, tenho certeza absoluta: se você souber o que está fazendo nesse momento histórico, você tem grandes chances de embolsar muito dinheiro.
A gente tem uma das maiores economias do mundo. Vez ou outra a estamos no topo, vez ou outra mais embaixo. Mas a produção está crescendo e tem como ganhar dinheiro mesmo em meio a esse caos!
Quer entender melhor sobre isso e minhas previsões para 2026? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender como investir e lucrar, mesmo em meio a crise, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: Venda TUDO no Brasil enquanto é tempo? O que os EUA estão fazendo?