Desemprego conjuntural: o que é, causas e efeitos na economia

18 de julho de 2021, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 4 min, 40 seg


O desemprego conjuntural é a baixa taxa de emprego na sociedade, que tem como causa as recessões e crises econômicas de um país. Em outras palavras, para que este tipo de desemprego exista, é preciso que o país esteja em um período de recessão ou crise.

Como as crises são cíclicas, esse tipo de desemprego também varia de acordo com os ciclos econômicos. Dessa maneira, em períodos de crise, o desemprego pode subir. Mas quando ocorre a retomada econômica, a taxa de empregos sobe.

O que é desemprego conjuntural?

O desemprego conjuntural é a baixa taxa de emprego em uma economia, motivada por recessões e crises econômicas.

De acordo com a OIT – Organização Internacional do Trabalho, o termo desemprego é usado para se referir às pessoas que estão sem emprego formal. Ou seja, pessoas que estão em busca de trabalho ou dispostas a aceitar qualquer tipo de trabalho se a oportunidade surgir. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tem uma definição semelhante. Contudo, a definição que importa é a de que não ter emprego não equivale a não ter um trabalho ou ocupação.

Assim, não são considerados no cálculo do desemprego, por exemplo, estudantes, empreendedores e donas de casa. As pessoas que fazem parte das duas definições e integram a estatística de desemprego nacional e mundial, são aqueles que estão em idade de trabalhar. Essa taxa pode variar conforme o país, entretanto.

No Brasil, por exemplo, a PEA – População Economicamente Ativa, está atualmente no intervalo entre 15 até os 64 anos de idade. Será essa faixa de idade que vai determinar também o desemprego cíclico ou conjuntural.

O desemprego conjuntural é causado por recessões e crises econômicas. Como as crises econômicas são cíclicas, ele varia de acordo com os ciclos. Sendo assim, esse tipo de desemprego também pode ser considerado como desemprego cíclico.

Finalizando, pode-se afirmar que esse desemprego é involuntário, seguindo o conceito de que as pessoas estão demandando empregos e a oferta disponível é menor.

O que causa o desemprego conjuntural?

O desemprego conjuntural é caracterizado pela baixa na taxa de emprego em uma economia motivada por recessões e crises econômicas. As causas para o desemprego conjuntural são as mesmas que levaram o país para uma recessão ou crise, como a redução do consumo e investimento, que levam os empresários a reduzir seus custos para manter as finanças organizadas.

Esse tipo de desemprego é involuntário, já que as pessoas demandam empregos, mas a oferta disponível na economia é menor. É importante ressaltar que esse desemprego costuma ser cíclico, ou seja, em momentos de retomada econômica a oferta de empregos é significativamente maior.

Além do desemprego conjuntural, existem outras modalidades de desemprego, como o desemprego estrutural, que é gerado pela substituição da mão de obra humana por máquinas e equipamentos diversos, e o desemprego friccional, que é um nível normal de desemprego temporário.

Quais são os outros tipos de desemprego?

Além do desemprego conjuntural, existem outros tipos de desempregos. Conhecer esses tipos é essencial para que você entenda os vários cenários econômicos que podem surgir.

Desemprego estrutural

O desemprego estrutural ocorre quando mudanças na produção industrial e nos hábitos de consumo levam à substituição da mão de obra humana por tecnologia. Isso é geralmente causado por inovações tecnológicas que visam reduzir custos e aumentar a produtividade.

Diferente do desemprego conjuntural, que é temporário, o desemprego estrutural representa uma mudança permanente nas atividades produtivas. Suas consequências incluem aumento da pobreza, violência e vulnerabilidade social.

Desemprego friccional

O desemprego friccional é um tipo de desemprego temporário que ocorre quando os trabalhadores estão em transição entre empregos. Essa situação pode acontecer por vários motivos, como a busca por uma nova carreira ou uma posição melhor.

Esse tipo de desemprego é considerado natural e é uma parte recorrente do mercado de trabalho.

Quais são os efeitos do desemprego conjuntural na economia?

Com o aumento do desemprego, ocorre a diminuição da renda das famílias. Com isso, o consumo cai. Isso significa que as empresas lucram menos e podem ter que mandar pessoas embora para conseguir se manter. Portanto, o nível de desemprego pode subir ainda mais. Ou seja, essa situação pode virar uma bola de neve.

Por outro lado, o desemprego conjuntural pode atrapalhar a retomada econômica do país. Afinal de contas, as pessoas não têm renda para consumir ou investir. Para resolver esse tipo de situação, algumas medidas devem ser tomadas.

Por exemplo, é possível construir uma parceria público-privada para ajudar tanto na capacitação de profissionais como regras mais flexíveis para serem contratados novos colaboradores.

Outras consequências da falta de emprego são:

  • Pobreza, principalmente em grandes centros urbanos;
  • A violência domiciliar e urbana aumenta;
  • Aumento dos índices de criminalidade;
  • Redução do consumo por conta da falta de renda;
  • Aumento do trabalho informal e subempregos;
  • Problemas psicológicos agravados, como depressão e ansiedade, entre outros, desenvolvida pela falta de ocupação e renda;
  • Maior incidência de doenças físicas.

Leia também: Quais são os tipos de desemprego e como afetam a economia?

Fontes: Suno, Brasil Escola