24 dicas para economizar energia elétrica em casa

3 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 37 seg


Economizar energia é essencial para quem está organizando o orçamento doméstico e deseja cortar gastos.

Mesmo aparentando ser uma economia pequena, reduzir a conta de energia pode te ajudar na sua organização financeira, até porque a pequena economia mensal pode significar uma grande economia anual.

Desse modo, ao reduzir a conta de energia juntamente com outras economias domésticas, você pode conseguir economizar um bom dinheiro no final do mês. Sendo que você pode usar esse dinheiro para quitar dívidas, realizar objetivos financeiros ou investir.

Por meio de hábitos simples, você já pode fazer uma boa economia. Por exemplo, evite ficar com a porta da geladeira aberta por muito tempo, abra a geladeira apenas quando você souber exatamente o que deseja pegar dentro.

Outra forma de economizar, é diminuir o tempo de banho. Com isso, você economiza não apenas na energia, mas também na água. Você pode economizar também ao manter equipamentos eletrônicos desligados enquanto você não estiver usando.

24 dicas fundamentais para economizar energia elétrica em casa

Confira as dicas de como economizar energia:

1- Não fique com a TV ligada sem estar usando

A maior parte das pessoas têm o hábito de ficar com a televisão ligada 24 horas por dia. Mas não faz sentido deixar a TV ligada enquanto você não está usando. Se você não assiste muita televisão, então a dica é ligar apenas quando você for usar.

Caso você assista muito durante o dia, então tire o aparelho da tomada quando você for dormir. E, por fim, se você tem o hábito de pegar no sono com a TV ligada, coloque um timer para que ela desligue automaticamente depois de um tempo.

2- Tome menos banhos quentes

Junto com a geladeira, os banhos quentes são verdadeiros vilões da economia de energia. Portanto, evite tomar muitos banhos quentes, sobretudo se você morar em regiões que fazem muito calor. Se você não for reduzir a quantidade de banhos, tente ao menos diminuir o tempo de banho.

Além disso, desligue o chuveiro ao se ensaboar. Com essa dica, você vai economizar não apenas energia, mas água também.

3- Coloque a sua geladeira em um local que ventila

Usar formas de economizar energia com a geladeira é essencial, já que ela corresponde a cerca de 30% da energia gasta em uma residência tradicional. Uma das formas de economizar, é colocar a geladeira em um local que tenha bastante vento. Evite deixar o aparelho em locais fechados.

4- Não deixe a porta da geladeira aberta

Não fique com a porta da geladeira aberta por muito tempo, pois isso causa um aumento na sua conta de energia. Portanto, abra a geladeira, pegue o que deseja e feche logo em seguida.

5- Cuidados com a geladeira para economizar energia

Manter a geladeira limpa e em bom estado de conservação é essencial para economizar energia. Além disso, não forre as grandes, pois isso atrapalha a circulação de ar. Outra dica é deixar a geladeira vazia e desligada se você for se ausentar da residência por muito tempo.

6- Borracha de vedação da geladeira

Ainda sobre economia de energia envolvendo a geladeira, confira se a borracha de vedação da porta da geladeira está boa. Em resumo, quando a borracha está desgastada, o frio da geladeira pode vazar para o exterior, o que vai exigir mais da geladeira, aumentando o consumo de energia.

7- Escolha eletrodomésticos mais eficientes

Ao comprar eletrodomésticos, verifique qual é o gasto de energia do produto. Para isso, basta conferir o selo fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), onde consta a eficiência dos aparelhos em uma escala que vai de E (menos eficiente) até A (mais eficiente).

Prefira os aparelhos com classificação A, assim você tem a certeza de que o aparelho não irá consumir muita energia.

8- Horários dos banhos quentes

Evite tomar banho quente entre 18h e 21h, pois este é o horário que a maior parte das pessoas toma banho, o que pode significar que a energia nesse período custa mais cara.

Portanto, se você for tomar banho quente, prefira tomar banho em outros horários do dia, assim você consegue economizar um pouco mais de energia.

9- Ferro elétrico

Antes de usar o ferro elétrico, acumule uma boa quantidade de roupas, assim quando você ligar o ferro você passa várias peças, evitando esquentar o ferro para apenas uma roupa.

Além disso, confira a graduação correta para cada tipo de peça que você for passar. Por fim, não se esqueça de desligar o ferro assim que você terminar de usar, evite deixar o aparelho ligado sem estar sendo usado.

10- Ar-condicionado bem higienizado economiza energia

O ar-condicionado consome muita energia, por isso é preciso tomar cuidado para que ele não gaste mais do que o necessário.

Uma das formas de fazer isso, é conferir se os filtros do aparelho estão bem higienizados. Isso porque, se o filtro não estiver bem higienizado, o temporizador do ar-condicionado será acionado mais vezes para manter a temperatura, o que aumenta o consumo de energia.

11- Regule a temperatura da geladeira de acordo com a estação

As geladeiras têm algumas opções de regulagem de temperatura. No verão, geralmente, é preciso deixar a temperatura mais alta, por causa do calor externo. Mas no inverno não existe essa necessidade.

12- Evite ligar a lâmpada durante o dia

Aproveite a luz natural do ambiente e evite ligar a lâmpada durante o dia. Além disso, se não tiver ninguém no cômodo, não faz sentido manter a luz acesa. Outra dica é usar apenas lâmpadas de voltagem (Volts) compatível com a voltagem da rede da concessionária de energia elétrica.

13- Preste atenção no stand-by

Alguns aparelhos elétricos continuam consumindo energia, mesmo parecendo estar desligados, isso porque eles ficam no modo stand-by.

Por exemplo, carregadores de celular e notebook, aparelhos de DVD e TV, micro-ondas e afins, continuam consumindo energia mesmo desligados. Portanto, opte por desligar esses aparelhos da tomada quando você não estiver usando.

14- Compre lâmpadas de LED para economizar energia

As lâmpadas LED consomem bem menos energia do que as incandescentes e fluorescentes. Elas custam um pouco mais caro, mas o custo benefício vale a pena, já que, além de consumirem menos energia elas ainda têm uma vida útil bem longa.

Para você ter uma ideia, uma lâmpada de LED pode durar até 14 anos e consome 10 vezes menos energia do que uma lâmpada incandescente.

15- Para economizar energia, não coloque a geladeira perto do fogão

Se o fogão e a geladeira estiverem muito perto, eles podem interferir no consumo de energia do outro. Isso ocorre por causa da diferença de temperaturas entre os dois aparelhos. Portanto, evite colocar a geladeira do lado do fogão.

16- Sistema de aquecimento solar para economizar energia

Os sistemas de aquecimento solar podem te ajudar a economizar muita energia. Sendo que existem vários tipos, por exemplo, você pode instalar um sistema de aquecimento solar para a água do banho. Por outro lado, se você puder investir uma quantia maior, vale a pena instalar as placas solares.

17- Iluminação natural

A iluminação natural em uma casa é essencial para que haja economia de energia. Se você for construir uma casa, não deixe de valorizar não apenas a iluminação, mas também a ventilação da sua casa. Além disso, opte por cores claras nas paredes, elas refletem a luz, deixando o ambiente mais claro.

18- Máquina de lavar

A máquina de lavar torna a vida bem mais prática, mas ela também pode consumir muita energia. Por isso, deixe para usar a máquina apenas quando tiver uma boa quantia de roupa para lavar e limpe o filtro da máquina com frequência.

Outra dica é tomar cuidado ao colocar o sabão, pois se você colocar demais, será preciso fazer um novo enxague o que vai gastar ainda mais energia.

19- Cuidado com o uso do ar-condicionado

O ar-condicionado pode gastar muita energia, por isso tome alguns cuidados. Primeiramente, onde o ar-condicionado estiver ligado, mantenha as portas e janelas fechadas. Evite ainda instalar o aparelho em locais que ficam expostos ao sol de forma contínua.

Por fim, a temperatura ideal para economizar energia é entre 23ºC a 25ºC, quanto mais frio você colocar, maior o gasto de energia.

20- Controle a intensidade da luz artificial para economizar energia

O controle do uso de luz artificial é uma das principais formas de economizar energia. Uma das formas de fazer isso, é instalar sensores de presença em corredores para que as lâmpadas se acendam apenas quando alguém passar.

21- Use fotocélulas

Utilize fotocélulas no exterior e em varandas para economizar energia. Em síntese, as células fotoelétricas acendem somente à noite, quando a sombra as alcança.

Uma outra boa opção são as luminárias solares para colocar no jardim, pois elas armazenam a energia do sol durante o dia e acendem à noite sem gastar nada de energia elétrica artificial.

22- Estado dos eletrodomésticos

Mantenha seus eletrodomésticos em boas condições para evitar o desperdício de energia elétrica. Por exemplo, limpe os filtros da máquina de lavar e fique de olho na borracha da geladeira.

23- Espelhos para economizar energia

Os espelhos podem te ajudar muito na economia de energia. Isso porque eles refletem a luz, ajudando a deixar o ambiente mais bem iluminado. Desse modo, você consegue aproveitar melhor a luz natural, evitando ligar as luzes.

24- Use cores claras

Por fim, a última dica é apostar em cores claras nas paredes, portas e janelas. As cores claras refletem mais a luz, ajudando a deixar o ambiente mais iluminado, reduzindo a necessidade do uso de luz elétrica.

Fontes: Mobills, Rio verde, Imóvel web e, por fim, Idinheiro.