Economia doméstica, o que é? Como fazer e dicas para economizar

18 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 42 seg


A economia doméstica é uma maneira de administrar os recursos familiares de forma a realizar gastos mais conscientes. Portanto, a economia doméstica é uma forma de equilibrar o consumo e o dinheiro poupado.

O processo para se economizar em casa, passa por uma série de etapas, como o planejamento e o corte de gastos.  Realizar estas etapas é importante para que a economia se torne um hábito e não uma coisa passageira.

É possível economizar em diversas pequenas coisas, que no final do mês representam uma economia significativa. Com o dinheiro poupado, a família pode realizar diversos projetos, como por exemplo, uma viagem.

O que é economia doméstica

A economia doméstica é uma forma de realizar gastos conscientes, procurando o equilíbrio entre as despesas essenciais e os gastos supérfluos. Dessa maneira, o objetivo é adquirir hábitos que gerem uma estabilidade financeira familiar. 

Economia doméstica, o que é? Como fazer e dicas para economizar

Decor fácil

Além disso, com a economia doméstica, fica mais fácil poupar para realizar outros objetivos, como por exemplo, atingir a liberdade financeira. Por fim, vale considerar que o meio ambiente também sai ganhando quando você decide por economizar recursos como água e energia. 

Como fazer economia doméstica

Para fazer uma economia doméstica, não basta sair cortando gastos, é preciso seguir algumas etapas para que a economia se torne algo permanente, ou seja, que passe a fazer parte da sua rotina. 

1- Identificação: O primeiro passo para fazer uma economia doméstica é identificar todas as fontes de renda da sua família. Depois disso, é preciso listar as despesas fixas, variáveis e supérfluas. Com essas listas em mãos, é possível identificar para onde exatamente está indo o dinheiro da sua família. 

Economia doméstica, o que é? Como fazer e dicas para economizar

Catraca livre

2- Planejamento: O próximo passo, é o planejamento de cortes de gastos. É importante ser realista nesta etapa. Afinal, não adianta nada cortar, por exemplo, todos os gastos supérfluos e depois de dois meses não conseguir seguir mais o planejamento. 

Além de planejar os cortes, você também deve criar planos para o dinheiro poupado. Sendo assim, você pode estabelecer metas, como uma viagem ou investir. 

3- Controle: Encontre um método de controle que funcione com você, como por exemplo, planilhas, tabelas ou listas feitas à mão. O importante é ter um controle dos gastos diários para garantir que a economia doméstica está sendo posta em prática. 

4- Dívidas: Caso você tenha dívidas, é importante se programar para quitar todas. Afinal de contas, os juros e as taxas pagas nas dívidas vão contra a sua economia familiar. 

Economia doméstica, o que é? Como fazer e dicas para economizar

Lavemcasa

5- Reserva de emergência: Antes de estabelecer planos de viajar ou investir, é importante que você crie uma reserva de emergência. Em resumo, a reserva de emergência serve como uma ajuda para os imprevistos que podem surgir, logo, ela não deve ser usada para outros fins. 

6- Renda extra: Além de procurar economizar em casa, é interessante também encontrar formas de aumentar sua renda, como por exemplo, vendendo itens que você não usa mais. 

Dicas para a economia doméstica

Depois da fase inicial de organização está na hora de adquirir novos hábitos que irão fazer parte da sua economia doméstica, como:

1- Economia de energia

Existem diversos pequenos hábitos que podem te ajudar na economia de energia da sua casa, como por exemplo:

Chuveiro: Não deixe seu chuveiro no modo mais quente, prefira a temperatura média. 

Economia doméstica, o que é? Como fazer e dicas para economizar

Dicas da Carol

Eletrodomésticos: Quando você não estiver usando os eletrodomésticos, é melhor desligar eles da tomada. Afinal, a luz que indica que ele está ligado, consome energia. 

Luz solar: Deixe as cortinas abertas e aproveite a luz solar, assim você evita usar as luzes artificiais que consomem energia. 

Painéis solares: Os painéis solares são uma ótima maneira de fazer economia doméstica. Isso porque eles usam a luz do sol e posteriormente aquecem a água para o banho. 

Classificação A: Ao comprar eletrodomésticos, dê preferência para os itens com classificação A de gasto de energia, pois eles são mais econômicos. 

Apague a luz: Ao sair de um ambiente, não se esqueça de apagar a luz. 

Lâmpadas: Dê preferência para as lâmpadas de LED. Desse modo, você consegue reduzir bastante o gasto com energia elétrica.

Live here

Alimentos quentes: Não coloque alimentos quentes dentro da geladeira, ela terá que trabalhar mais para manter a temperatura interna gelada, o que consequentemente gasta mais energia. 

Horário de pico: Procure não usar a energia no horário de pico, entre às 18h e 22h, pois neste horário a energia custa mais caro. 

Ar condicionado: Para finalizar, lembre-se sempre de manter o filtro do ar condicionado limpo, assim você evita que o aparelho fique sobrecarregado e gaste ainda mais. 

2- Economizar Água

A água é um recurso natural fundamental para a manutenção da vida. No entanto, o seu mau uso e desperdício podem trazer sérias consequências para o meio ambiente.

Ou seja, economizar água é importante tanto para a sua economia doméstica, quanto para o meio ambiente. Veja algumas dicas de como economizar em casa:

Ectavf

Reaproveite: Se você tem uma máquina de lavar roupa, já deve ter percebido que ela consome bastante água. Portanto, é importante reaproveitar esta água para outros fins, como lavar o quintal ou o carro. É claro que você também pode usar a água da chuva para estes mesmos fins. 

Feche a torneira: Sempre que você não estiver utilizando a água, deixe a torneira fechada. Sendo assim, ao escovar os dentes ou ensaboar as louças, deixe sempre a torneira fechada. 

Vazamentos: Caso alguma torneira da sua casa esteja com vazamento, procure arrumá-la. Afinal, aquele pinga-pinga é seu dinheiro escorrendo pelo ralo. 

Descarga econômica: Existem algumas descargas com opções de quantidades de água que representam uma boa economia familiar. 

Jardim: Procure usar baldes ou regador ao molhar suas plantas, eles gastam menos do que as mangueiras.

Lopes

Banho: Não fique muito tempo no chuveiro e quando estiver se ensaboando, também é importante deixar o chuveiro desligado. Dessa forma, você economiza água e energia. 

Roupa suja: Espere juntar roupas antes de lavar, desse modo, você utiliza menos vezes a máquina. Logo, temos economia de água e energia. 

3- Economizar na Alimentação

No quesito alimentação também é possível fazer uma boa economia, confira algumas dicas:

Cozinhe em casa: Cozinhar em casa é uma ótima forma de economia doméstica, já que comer em restaurantes todos os dias pode representar um enorme gasto no final do mês. 

Hortas comunitárias: As hortas comunitárias também podem te ajudar na economia doméstica. Dessa maneira, contribuindo com a manutenção da horta, você poderá consumir daquelas verduras e economizar nas compras do supermercado. Também vale ter uma horta própria. 

Abc71

Supermercado: Primeiramente, faça uma lista somente dos itens que você precisa comprar no supermercado. Além disso, quando for fazer as compras, faça um lanchinho antes, desse modo, fica mais fácil resistir ao impulso de comprar besteiras. Por fim, vale levar apenas o dinheiro que será gasto e deixar os cartões em casa, assim você realmente gasta só com o necessário. 

Reaproveite: Você pode reaproveitar a água do cozimento de legumes ou algumas cascas em outras preparações. Por exemplo, é possível usar a água do cozimento de verduras para preparar sopas. 

Se você estiver procurando economizar visando a construção do seu patrimônio, existem diversas opções de Aplicações financeiras, o que são? Importância, opções e como aplicar

Fontes: Xerpa, Tua casa e Rico

Imagens: Decor fácil, Lopes, Catraca livre, Lavemcasa, Dicas da Carol, Live here, Uol, Ectavf e Abc71