O que é Diagrama de Ishikawa, como funciona e para que serve?

2 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 37 seg


Neste texto vamos conhecer o Diagrama de Ishikawa, que é basicamente uma ferramenta de gestão empresarial. Porém, você deve estar se perguntando: no que consiste essa ferramenta e como se utiliza? Bom, primeiro, este diagrama tem esse nome porque quem criou foi Kaoru Ishikawa, engenheiro japonês de controle de qualidade.

Em segundo lugar, Kaoru criou este diagrama para controle de qualidade, em 1960. Assim, o diagrama é considerado hoje como uma das mais importantes ferramentas de gestão de qualidade. Portanto, o Diagrama de Ishikawa é tão eficaz que até não-especialistas usam.

Como funciona o Diagrama de Ishikawa?

O que é Diagrama de Ishikawa: como funciona, nomes e para que serve

A princípio, esta ferramenta contribuiu muito para a melhoria da qualidade de produtos. Porém, ela consiste em uma metodologia eficaz e se desdobra em muitas ações.

Você sabia que esta ferramenta tem vários nomes? Por exemplo:

  • Causa e efeito;
  • Diagrama da espinha de peixe;
  • Diagrama dos seis M.

Portanto, mesmo com esta variedade de nomes, a função do diagrama é só uma: analisar problemas referente a qualidade de produtos. No entanto, para saber como se analisa estes problemas, é preciso definir o que é um problema.

Primeiramente, podemos pensar que um problema é um efeito de uma causa. Assim, o Diagrama de Ishikawa relaciona o efeito que vai se analisar com as causas mais influentes. Por isso, é chamado de causa e efeito. Já matamos a charada do primeiro nome!

Diagrama Espinha de peixe e 6 M

O que é Diagrama de Ishikawa: como funciona, nomes e para que serve

No entanto, você pode estar se perguntando, mas por que ele é chamado de espinha de peixe? Bom, a resposta é que o seu esquema visual é no formato de espinha de peixe. Isto acontece porque o seu inventor Kaoru Ishikawa, colocou as causas em esquemas que parecem uma espinha de  peixe.

Além disso, ele colocou uma linha centralizada referente ao problema. Vale lembrar que o problema está localizado na cabeça do peixe, se seguirmos esta imagem.

Chegamos na última dúvida, porque ele é conhecido de diagrama dos seis M? A resposta está no fato que o Diagrama de Ishikawa classifica como causas os seguintes elementos:

Máquinas + Materiais + Mão-de-obra + Meio ambiente + Medida Método = 6M

Para que serve o Diagrama de Ishikawa?

O que é Diagrama de Ishikawa: como funciona, nomes e para que serve

Sabemos até aqui quando foi criado o diagrama de Ishikawa. Sabemos que esse diagrama nasceu para controle de qualidade. Além disso, sabemos também o porquê de suas denominações.

Mas ainda fica uma pergunta. Para que ele é usado atualmente?

Diante desta pergunta, não podemos ter uma resposta absoluta, pois ele pode ser usado em diversos contextos:

  • Visualização de causa principais e secundárias de um problema, visto como efeito;
  • Mostrar soluções dentro do que a empresa pode oferecer;
  • Melhorar processos, seja de produção, precificação, divulgação, atendimento e outros;
  • Ampliar a visão de possíveis causa de um problema;
  • fazer um plano de negócio;
  • Como usar seu capital inicial;
  • Problemas com os custos.

Como fazer o Diagrama de Ishikawa?

O que é Diagrama de Ishikawa: como funciona, nomes e para que serve

Neste texto já vimos desde a criação até o contexto de utilização do Diagrama de Ishikawa. Porém, sempre vem outras dúvidas, a principal agora é: como eu posso fazer um Diagrama de Ishikawa em minha empresa.

Bom, para fazer este diagrama, temos que seguir alguns passos:

1- Desenhe uma linha horizontal e, no fim desta linha, escreva seu problema e circule;

2- Faça três traços diagonais em cima e três embaixo desta linha (vai parecer uma espinha de peixe, lembra?);

3- Coloque as causas deste problema nestas linhas diagonais. Lembre-se que é preciso achar as causas fazendo reuniões com a sua equipe.

Conclusão

Se você tem uma empresa e quer aplicar este diagrama, saiba que ele é uma ferramenta muito eficaz. Muitos empresários que deixam problemas pequenos interferir em processos de grande importância estão cultivando prejuízo.

Assim, os problemas podem deteriorar a rotina da empresa podendo gerar efeitos cada vez maiores.

No entanto, o Diagrama de Ishikawa funciona como um circuito positivo. Isso porque mantêm a gestão de qualidade em constante aprimoramento. Além disso, é uma metodologia que traz uma fácil visualização para toda a sua equipe.

No entanto, para saber mais sobre economia, leia também: Minerar Bitcoin, compensa? Quanto rende em uma semana?