Joel Jota foi atleta profissional de natação durante quase 20 anos. Sendo que, durante a sua carreira como atleta, Joel conquistou mais de 30 medalhas e alcançou o título de um dos melhores nadadores do mundo.
Joel Jota também foi treinador de atletas de alta performance e treinou muitos atletas, até mesmo campeões mundiais.
Além disso, Joel é CEO da 3Ps Treinamentos, uma empresa focada no desenvolvimento pessoal e treinamentos na área corporativa.
Joel Jota também é autor do livro best seller 100% presente. Em resumo, atualmente Joel Jota atua como professor, palestrante, empreendedor e mentor de negócios e alta performance.
Quem é Joel Jota?
1- Infância de Joel Jota
Desde a infância, Joel Jota conviveu em um ambiente de meritocracia e alta performance. Desse modo, ele sempre colocou como objetivo pessoal ser o melhor do mundo no que ele fazia.
Quando criança, Joel tinha o sonho de ser como Gustavo Borges, o maior medalhista internacional da natação brasileira.
Joel treinou por 6 anos para competir com Gustavo Borges, mas acabou perdendo. Em entrevista para a Staage, Joel explicou que “Era tudo o que eu queria. Era tudo o que eu desejei. Meu pai e minha mãe estavam lá.
E quando eu fui competir com Gustavo Borges, eu perdi feio, porque eu pedi permissão para ganhar dele.
Eu não usei recursos, não tinha personalidade, embora tenha sido colocado numa situação de bastante treino intenso, num cenário bastante extraordinário eu não tive todos os elementos e eu não consegui vencer o Gustavo Borges, ou seja, eu não consegui ser o Gustavo Borges que eu tanto quis ser”.
Desde a infância, ele pôde contar com o apoio do seu pai, Joel Moraes. Seu pais era muito presente e Joel Jota o tinha como uma fonte de inspiração.
Antes de morrer, seu pai disse: “Pense como quiser. Faça o que quiser, mas não culpe ninguém por seus resultados”.
Esse ensinamento sobre a importância da responsabilidade, confiança e atitude, virou um princípio de vida para Joel.
Além disso, com o apoio do seu pai, Joel aprendeu desde a infância que o exemplo é extremamente importante.
Dessa forma, decidiu encarar a jornada de: inspirar, motivar, transpirar, transformar e retornar.
2- Natação
Durante a sua carreira como atleta, Joel conquistou mais de 30 medalhas, representou a seleção brasileira durante 4 anos e alcançou o título de um dos melhores nadadores do mundo.
Joel começou a nadar com 12 anos de idade no time da Universidade Santa Cecília.
Aos 15 anos, ele participou de uma clínica de jovens talentos, realizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, e teve a sua primeira convocação.
Posteriormente, em 2005, ele representou o Brasil na Copa do Mundo de Natação em Durban, na África do Sul.
No mesmo ano Joel foi ranqueado no top 10 nadadores do mundo na prova de 50 metros nado borboleta. Por fim, em 2006 ele fez sua última participação na seleção brasileira na Copa do Mundo.
Depois de ficar na natação por alguns anos, Joel percebeu que não era Gustavo Borges, ele era o Joel Jota. De acordo com ele “Muitas pessoas passam a vida inteira querendo ser quem elas não são.
Eu passei a minha vida inteira querendo ser o Gustavo Borges, mas eu não sou o Gustavo Borges. Eu não tenho o tamanho ou a estrutura física dele”.
Ao constatar que não era Gustavo Borges, Joel parou de tentar ser quem ele não era e voltou o foco para si mesmo.
Carreira de Joel Jota
Joel Jota fez a sua última participação na seleção brasileira na Copa do Mundo, em 2006. Depois disso, Joel se tornou mentor esportivo. Sendo que ele também deu aulas em faculdades por mais de 10 anos.
Por fim, Joel Jota focou no empreendedorismo e no desenvolvimento humano. Isso por meio da 3 Ps Treinamentos, onde ele é CEO.
1- Fim da carreira esportiva de Joel Jota
Aos 17 anos Joel conseguiu quebrar o recorde de nove anos de Gustavo Borges, na prova de 50m nado livre júnior I.
Quando Joel saiu da piscina para abraçar o pai, seu pai lhe disse: “filho, você não está apenas batendo recordes, você está quebrando barreiras, porque dizem que negro não nada”.
Com base nisso, Joel passou fazer a pesquisa do seu TCC com o tema: porquê não tem negro na natação. Em seus estudos, ele descobriu que não existem negros na natação por falta de acesso.
Após alguns meses desde a apresentação do TCC, onde ele tirou 10, Joel foi convidado para participar da semana da consciência negra na câmara municipal de São Paulo, para falar do seu TCC.
Ele aceitou e a experiência de palestrar foi tão marcante, que Joel decidiu o que ia fazer da sua vida: ensinar. Desse modo, ele passou a dar aulas em faculdades e atuou como professor por mais de 10 anos.
2- Ensino
Joel Jota encerrou a sua carreira de nadador aos 26 anos e passou a atuar como treinador de natação.
Além disso, ele passou a dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação em educação física.
Inclusive, ele deu aula para o pai do jogador Neymar. Os dois acabaram se tornando amigos e, posteriormente, Joel foi chamado para ser o coordenador geral do Instituto Neymar, no ano de 2014.
Um ano antes, em 2013, Joel tinha se tornado coach esportivo, sendo o responsável pela preparação mental dos atletas do São Carlos Futebol Clube.
Com o passar do tempo, Joel Jota passou a auxiliar pessoas que estavam em busca de melhorar suas performances profissionais. Desse modo, Joel passou a dar mentorias e palestras sobre produtividade, propósito e motivação.
3- Empreendedor
Joel Jota é CEO da 3Ps Treinamentos, uma companhia focada no desenvolvimento pessoal e treinamentos na área corporativa.
Em síntese, 3Ps significa Pessoas Precisam de Pessoas e este conceito está relacionado com o objetivo de empoderar pessoas através da educação.
Ele também é o CEO da Editora 3Ps, é investidor de startups e possui negócios na área de saúde e treinamento físico.
Joel conduz ainda o DNAJJ, uma plataforma online com várias aulas focadas no desenvolvimento pessoal e profissional.
Por fim, ele tem ainda o treinamento chamado A Hora H, voltado para o desenvolvimento da auto e alta performance.
É possível acessar os ensinamentos de Joel nas diversas plataformas e eventos que ele está presente, tais como livros, seu programa de mentoria, palestras, Instagram e no seu canal no YouTube.
Sendo que, no YouTube ele compartilha não apenas conteúdos sobre alta performance, mas fala também sobre negócios e empreendedorismo.
Além disso, Joel Jota é sócio da holding Primo Rico, que conta com outros sócios bem conhecidos no mercado, tais como Thiago Nigro e Bruno Perini.
Livros de Joel Jota
Além de ex-atleta da seleção brasileira de natação e mestre em ciências do esporte pela USP, Joel Jota também é autor de alguns livros como O Sucesso é Treinável, Empodere-se agora e Esteja, viva, permaneça 100% Presente.
Na obra Esteja, viva, permaneça 100% Presente, Joel fala sobre o poder que os pequenos hábitos possuem na obtenção de grandes conquistas.
Joel também compartilha os aprendizados que ele obteve como atleta e fala sobre o método que ele usava para potencializar sua performance pessoal e profissional.
Joel defende a ideia de que a maior parte das pessoas fracassam, pois desejam resultados da noite para o dia.
Sem dúvidas o tema central da obra é a alta performance. Sendo assim, Joel estabelece três elementos que determinam se você atingiu a alta performance:
-
Resultado acima da média;
-
Você alcança os resultados acima da média de maneira consistente (quase todos os dias);
-
Você alcança esses resultados há muito tempo.
Outro ponto abordado no livro é que só é possível alcançar a alta performance depois que for desenvolvida a auto performance.
Em resumo, a auto performance está relacionada com o reconhecimento dos seus pontos falhos e como você pode melhorar a si mesmo.
Enfim, além de escritor, Joel é um leitor voraz. Alguns dos livros indicados por ele são:
-
Mais esperto que o diabo
-
Arriscando a própria pele
-
O poder da manipulação
-
Guerreiros não nascem prontos
-
A única coisa
-
Desperte o Gigante interior
-
O poder e alta performance
-
Do mil ao Milhão
-
Empresas feitas para vencer
-
Fora de série
-
A arte de pensar claramente
O sucesso é treinável
Uma das frases de maior sucesso de Joel Jota é: “o sucesso é treinável e todo campeão é alguém mediano com muito foco”.
Essa frase se baseia na ideia de que os campeões são pessoas mediadas com muito foco. Dessa forma, através da disciplina, foco e treino, é possível alcançar o sucesso.
Ou seja, é preciso trabalhar duro para ter sucesso e não criar expectativas grandes demais e esperar que ela seja atingida rapidamente.
Joel argumenta ainda que o problema das pessoas que desistem é que elas desejam passar do último para o primeiro lugar sem se esforçar para isso.
O que essas pessoas não compreendem é que se trata de um processo, onde você vai se auto aperfeiçoando até atingir o sucesso.
Outra frase que sintetiza muitas das ideias defendidas por Joel é: Eu acredito no poder das pequenas ações, e não das grandes.
Essa frase se refere à importância de desenvolver hábitos que irão aos poucos contribuir para que você consiga alcançar seus objetivos.
Decisões
Joel Jota explica que: “Nossos destinos são pautados por nossas decisões. Isso você já está careca de saber. Decidir ser nadador, me ensinou a ser disciplinado, focado e aprender que o sucesso é treino.
Decidir ser professor, fez eu tomar decisões baseadas no conhecimento e nunca falar sem propriedade. Além disso, ‘Decidir ser treinador, me ensinou a importância de servir, ser líder e liderar pelo exemplo’.
Decidir ser escritor, me ensinou que, por mais caótico que possa parecer, eu precisaria de um método para organizar meus pensamentos para ser aplicado por outras pessoas.
Casar com a minha esposa, me ensinou que as opiniões podem ser divergentes, mas o objetivo final tem que ser convergente. Começar a empreender me ensinou que além de saber do negócio, eu deveria saber de negócio.
Decidir aceitar um projeto com uma envergadura como o do Instituto Neymar, me ensinou que não existe sucesso na zona de conforto.
Decidir ser mentor, me ensinou que o exemplo não é importante, o exemplo é tudo. Cada decisão, um destino.
Todos nós tomamos decisões todos os dias. A grande questão é: as decisões que você toma estão te levando para onde você quer?”
Pequenos hábitos
Um dos motivos pelos quais os hábitos são importantes, é porque eles te ajudam a fazer coisas quando você não se sente motivado para fazer.
Inclusive, de acordo com Joel, ninguém deve ser dependente da motivação, já que ela pode te abandonar e você terá que agir independente de ter vontade ou não.
Os pequenos hábitos são importantes, pois em conjunto trazem grandes resultados. Por exemplo, ao invés de colocar como meta ler um livro por mês, você pode ter a meta de ler um capítulo por semana.
Por fim, ainda em relação aos hábitos, Joel acredita que se você estiver se dedicando a algo que você verdadeiramente ama, as chances de você não parar são muito maiores.
Joel alerta ainda que a chave é amar o que você faz e não amar vencer. Isso porque, se você amar apenas vencer, você não enxerga as oportunidades de melhorar quando você perder.
LEIA MAIS
Nathalia Arcuri – História da investidora, dicas de livros e canal Me Poupe!
Duda Vieira: biografia e carreira da criadora da Comunidade CEO Digital
Bruno Perini: conheça a história do criador do canal Você MAIS Rico
Marcela Benati, quem é? Biografia e carreira da sexóloga da Víbrio
Lara Brenner: biografia e criação do Expressando Direito
Daniel Goldberg: quem é e trajetória
15 instagrans de influenciadores de finanças, para melhorar suas finanças
Fontes: Polo palestrantes, Investnews, Abril, Staage, Folha 360, Wecont, J. moraes, YouTube e, por fim, São Paulo de fato.
Bibliografia:
- A história do Joel Jota que talvez você ainda não conheça. Staage. Acesso em 14 de junho de 2022.