Joel Jota: biografia, carreira e a história que você não conhecia

22 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 14 min, 21 seg


Joel Jota foi atleta profissional de natação durante quase 20 anos. Durante a sua carreira como atleta, conquistou mais de 30 medalhas e alcançou o título de um dos melhores nadadores do mundo. Além disso, o ex-nadador da seleção brasileira foi treinador de atletas de alta performance, até mesmo de campeões mundiais.

Atualmente, Joel é o CEO da 3Ps Treinamentos, empresa focada em desenvolvimento pessoal e treinamentos na área corporativa. Além do mais, o nosso campeão é autor do livro best seller “Esteja, viva, permaneça 100% presente”, no qual ele defende que o sucesso é treinável.

Logo, Joel usa de sua vasta experiência no esporte de alto rendimento para, hoje, atuar como professor, palestrante, empreendedor e mentor de negócios e alta performance.

Enfim, vamos lá conhecer sobre a vida e carreira desse campeão inspirador?

Quem é Joel Jota?

Infância e juventude

Desde a infância, Joel Jota conviveu em um ambiente de meritocracia e alta performance. Por isso, ele sempre colocou como objetivo pessoal ser o melhor do mundo no que ele fazia.

Quando criança, Joel tinha o sonho de ser como seu ídolo Gustavo Borges, o maior medalhista internacional da natação brasileira.

Joel treinou por 6 anos para competir com Gustavo Borges, mas, infelizmente, acabou perdendo. Em entrevista para a Staage, Joel disse que competir com o principal nome da natação brasileira daquele momento foi tudo o que ele desejou.

“Quando eu fui competir com Gustavo Borges, eu perdi feio, porque eu pedi permissão para ganhar dele. Eu não usei recursos, não tinha personalidade, embora tenha sido colocado numa situação de bastante treino intenso, num cenário bastante extraordinário eu não tive todos os elementos e eu não consegui vencer o Gustavo Borges, ou seja, eu não consegui ser o Gustavo Borges que eu tanto quis ser”.

Conforme toda infância deveria, a princípio,  ser, ele contou com o apoio do seu pai, Joel Moraes. Seus pais eram muito presentes, além de terem sido fontes de inspiração.

Antes de morrer, seu pai disse: “Pense como quiser. Faça o que quiser, mas não culpe ninguém por seus resultados”. Emocionante, né?!

Portanto, esse ensinamento sobre a importância da responsabilidade, confiança e atitude, virou, claro, um princípio de vida para Joel.

Além desse último aprendizado, com o apoio do pai, ele aprendeu, desde a infância, que o exemplo é extremamente importante.

Dessa forma, o filho, que carrega o nome do pai, decidiu encarar a jornada de inspirar, motivar, transpirar, transformar e retornar.

E ele tem conseguido, não é mesmo?!

Natação

Durante a sua carreira como atleta, Joel conquistou mais de 30 medalhas, representou a seleção brasileira durante 4 anos e alcançou o título de um dos melhores nadadores do mundo.

Joel começou a nadar com 12 anos de idade no time da Universidade Santa Cecília, instituição na qual se formou em educação física.

Aos 15 anos, participou de uma clínica de jovens talentos, realizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, e teve a sua primeira convocação.

Posteriormente, em 2005, representou o Brasil na Copa do Mundo de Natação em Durban, na África do Sul. No mesmo ano, Joel foi ranqueado no top 10 nadadores do mundo na prova de 50 metros nado borboleta.

Por fim, em 2006, ele fez sua última participação na seleção brasileira na Copa do Mundo.

Depois de buscar, por anos, ser como o maior nadador brasileiro à época, nosso campeão, olha só, finalmente, percebeu que não era um Gustavo Borges, e sim, Joel Jota.

De acordo com ele, muitas pessoas passam a vida inteira desejando ser quem elas não são.

“Eu passei a minha vida inteira querendo ser o Gustavo Borges, mas eu não sou o Gustavo Borges. Eu não tenho o tamanho ou a estrutura física dele”. Ao constatar que não era seu ídolo, Joel parou de tentar ser quem ele não era e focou 100% em si mesmo.

Um baita aprendizado e inspiração!

Carreira de Joel Jota

Joel Jota fez a sua última participação como nadador na seleção brasileira, em 2006, na Copa do Mundo. Após a decisão de parar de nadar profissionalmente, ele tornou-se mentor esportivo e deu aulas em faculdades por mais de 10 anos.

Logo depois dessa invejável carreira no esporte, o atleta voltou-se, com total foco, para o empreendedorismo e desenvolvimento humano. Isso tudo por meio da 3 Ps Treinamentos, empresa, na qual ele brilha hoje, aos 42 anos como CEO.

1- Fim da carreira esportiva de Joel Jota

Aos 17 anos, Joel conseguiu quebrar o recorde de nove anos de Gustavo Borges, na prova de 50m nado livre júnior I. Quando saiu da piscina para abraçar o pai, ele lhe disse: “filho, você não está apenas batendo recordes, você está quebrando barreiras, porque dizem que negro não nada”.

Por causa dessa fala do pai, Joel decidiu pesquisar para o seu TCC da graduação em educação física o porquê de não ter negros na natação.

Como resultado, a tese, a qual Joel, agora como pesquisador, defendeu é que não há negros na natação por falta de acesso.

Após a sua apresentação do TCC, o qual ele tirou, obviamente, nota 10, Joel foi convidado para participar da Semana da Consciência Negra na Câmara Municipal de São Paulo. No evento, ele deu uma palestra sobre o resultado de sua pesquisa.

Consequentemente, essa experiência foi tão marcante para Joel, que ele decidiu, naquele momento, o que iria fazer da sua vida em diante: ensinar.

Desse modo, a partir dessa decisão, ele iniciou sua carreira como professor em faculdades, a qual perdurou por mais de 10 anos.

2- Ensino

Achou que ele parou aí? Que nada!

Joel Jota encerrou a sua carreira de nadador aos 26 anos e deu início à sua carreira de treinador. Além disso, ele começou a dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação em educação física.

Aliás, sabe quem foi aluno do professor Joel? Um ilustre estudante chamado Neymar da Silva Santos. Calma! Não é o Neymar jogador, mas sim o pai do camisa 10.

Da relação aluno-professor, surgiu uma amizade que levou Joel a se tornar, em 2014, o coordenador geral do Instituto Neymar.

Anteriormente, um ano antes, Joel passou a ser coach esportivo, sendo o responsável pela preparação mental dos atletas do São Carlos Futebol Clube.

Com mais essa experiência profissional, Joel Jota começou a auxiliar pessoas que buscavam melhores performances profissionais.

Assim, o ex-nadador passou a dar mentorias e palestras sobre produtividade, propósito e motivação.

Ufa!

3- Empreendedor

Joel Jota não satisfeito com todas as conquistas já alcançadas, tornou-se o CEO da 3Ps Treinamentos, uma companhia focada no desenvolvimento pessoal e treinamentos na área corporativa.

Por que 3Ps? 3Ps significa Pessoas Precisam de Pessoas. Este conceito está totalmente relacionado com o objetivo de Joel em empoderar pessoas através da educação. 

Ele também é o CEO da Editora 3Ps, é investidor em startups e possui negócios na área da saúde e treinamento físico. Joel conduz ainda o portal de conteúdo DNAJJ, uma plataforma online com várias videoaulas focadas no desenvolvimento pessoal e profissional.

Por fim, ele tem ainda o treinamento chamado A Hora H, voltado para o desenvolvimento da auto e alta performance. É possível acessar os ensinamentos de Joel nas diversas plataformas e eventos em que ele está presente, tais como livros, seu programa de mentoria, palestras, sua conta no Instagram e no seu canal no YouTube.

Aliás, no YouTube, ele compartilha não apenas conteúdos sobre alta performance, mas fala também sobre negócios e empreendedorismo.

Como podemos ver, o cara é incansável e inspirador.

Produtos de Joel Jota

Performan-C

A Performan-C é um programa voltado para alta performance, que conta com metodologia exclusiva, aulas complementares, professores convidados e encontros ao vivo.

O programa, portanto, é voltado para empreendedores, profissionais liberais, pessoas que desejam liderar equipes e para pessoas que pretendem aumentar a renda.

Dentre os assuntos abordados no curso, estão:

  • Alvo
  • Talento
  • Ambiente
  • Treino
  • Ponto-forte
  • Domínio
  • Execução

DNA JJ

O DNA JJ é um portal de conteúdos voltado para o desenvolvimento de pessoas, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e as habilidades pessoais.

O portal, veja só, conta com conteúdos exclusivos, e os assinantes têm acesso a vários mentores com experiência de mercado e conteúdos sobre planejamento, produtividade, liderança, carreira, gestão de tempo, como fazer mais em menos tempo, performance etc.

Esses conteúdos podem ser acessados em vários formatos, tais como:

  • DNA Cursos
  • DNA Cast
  • Master Class
  • DNA Bônus
  • DNA Live

“Esteja, Viva, Permaneça 100% Presente”

Na obra Esteja, viva, permaneça 100% Presente, Joel fala sobre o poder que os pequenos hábitos possuem na obtenção de grandes conquistas. Joel também compartilha os aprendizados que ele obteve como atleta e fala sobre o método que ele usava para potencializar sua performance pessoal e profissional.

Ele defende a ideia de que a maior parte das pessoas fracassam, por desejarem resultados instantâneas, da noite para o dia.

Sem sombra de dúvida, o tema central da obra é a alta performance. Sendo assim, Joel estabelece três elementos que determinam se você atingiu a tão desejada alta performance:

  • Resultado acima da média;
  • Você alcança os resultados acima da média de maneira consistente (quase todos os dias);
  • Você alcança esses resultados há muito tempo.

Outro ponto abordado no livro é a possibilidade de se alcançar a alta performance depois que for desenvolvida a auto performance. Em síntese, a auto performance está relacionada com o reconhecimento dos seus pontos falhos e como você pode melhorar a si mesmo.

“O sucesso é treinável”

Você quer alcançar o sucesso? Então, preste atenção neste livro.

Em “O sucesso é treinável – Como a disciplina e a alta performance podem revolucionar todas as áreas de sua vida”, Joel Jota fala sobre como o sucesso pode ser alcançado. Para isso, ele apresenta algumas ferramentas que podem ajudar no caminho rumo ao sucesso.

Além do mais, Joel explica que transformar a vida para melhor é possível, para isso, é preciso ter clareza, objetivo e consistência.

Partiu colocar essa dica em prática?

“Ultracorajoso – Verdades incontestáveis para alcançar a alta performance profissional”

Neste livro, Joe Jota trata das formas de aplicar certas estratégias para atingir a alta performance em áreas fundamentais, com o intuito de alcançar o sucesso e ter a vida que se deseja.

Nesse sentido, o livro fala sobre como definir um propósito que esteja alinhado com o próprios objetivos para alcançar a performance por meio do próprio talento.

“Pessoas precisam de pessoas: estratégias para o novo mundo”

Já nesta obra, ele traz o depoimento de especialistas em negócios para falar sobre a importância de ficar atento ao cenário econômico do país e saber como se reinventar nas mais diversas situações e mudanças de cenário econômico.

Portanto, com a leitura deste livro, você entenderá mais sobre as futuras tendências e como desenvolver estratégias para o seu negócio tornar-se forte e consolidado.

Comunidade Liberdade Total

Na Comunidade Liberdade Total, os participantes têm acesso a diversos conteúdos e experiências com base na tríade da Liberdade Total.

Além disso, os assinantes contam com a famosa Mentoria JJ, trilhas de conteúdo e mentorias de outros mentores.

Ah! Os participantes ainda têm a chance de apresentar seus negócios para investidores. Não é sensacional?

Palestras

Os temas abordados nas palestras de Joel Jota são:

  • Campeões não nascem prontos: Nesta palestra, ele fala sobre como se tornar campeão. Para isso, Joel conta com a sua trajetória na busca por se tornar um nadador tão bom quanto Gustavo Borges para inspirar o auditório, visto que esse empenho é um exemplo claríssimo de que os campeões não nascem prontos.
  • O sucesso é treinável: Joel Jota é um grande defensor da tese de que o sucesso é treinável. Nessa palestra, ele trata de alta performance, liderança, protagonismo, propósito, produtividade e motivação.

O sucesso é treinável

Você já ouviu que o sucesso é treinável? Ainda não? Então, foco nesta frase de maior sucesso de Joel Jota.

“O sucesso é treinável e todo campeão é alguém mediano com muito foco”. Essa frase se baseia na ideia de que os campeões são pessoas mediadas com muito foco. Desse modo, é possível alcançar o sucesso através da tríade: disciplina, foco e treino.

Ou seja, é preciso trabalhar duro para ter sucesso e não criar expectativas grandes demais e esperar que ela seja atingida rapidamente.

Ademais, Joel argumenta que o problema das pessoas que desistem é que elas desejam passar do último para o primeiro lugar sem se esforçar para isso.

Eu sei que você conhece alguém assim, não é mesmo?

No entanto, o que essas pessoas não compreendem é que se trata de um processo, no qual você vai se auto aperfeiçoando diariamente até atingir o sucesso tão aguardado. 

Além dessa, outra frase que sintetiza muito o que pensa e defende Joel Jota é: “Eu acredito no poder das pequenas ações, e não das grandes”. Uau!

Logo, essa frase se refere à importância de desenvolver hábitos diários que irão, aos poucos, contribuir para que você, enfim, consiga alcançar seus objetivos.

Decisões

Joel Jota afirma categoricamente que os nossos destinos são pautados por nossas decisões. Ele conta que ser nadador, o ensinou a ser disciplinado, focado e o fez aprender que o sucesso é treino.

Já sobre a decisão de ser professor, o fez tomar decisões baseadas no conhecimento e nunca falar sem propriedade.

E não acabou não!

Ademais, a decisão de se tornar treinador, o ensinou a importância de servir, ser líder e liderar pelo exemplo. Quanto ao seu lado escritor, Joel diz que a escrita o ensinou a organizar seus pensamentos para que suas ideias pudessem aplicadas por outras pessoas.

A respeito de seu casamento, ele afirma que casar com a esposa dele, o ensinou que as opiniões podem ser divergentes, mas o objetivo final tem que ser convergente.

E tem mais: Começar a empreender, o ensinou que além de saber do negócio, ele deveria saber de negócio. Decidir aceitar fazer parte de um projeto com uma envergadura como o do Instituto Neymar, o ensinou que não existe sucesso na zona de conforto.

Por fim, Joel afirma que ser mentor, o ensinou que o exemplo não é importante, o exemplo é tudo. “Cada decisão, um destino. Todos nós tomamos decisões todos os dias. A grande questão é: as decisões que você toma estão te levando para onde você quer?

Pequenos hábitos

Um dos motivos pelos quais os hábitos são importantes, é porque eles te ajudam a fazer coisas quando você não se sente motivado para fazer. De acordo com Joel, ninguém deve ser dependente da motivação, já que ela pode te abandonar e você terá que agir independente de ter vontade ou não.

Além do mais, os pequenos hábitos são importantes, pois em conjunto trazem grandes resultados. Por exemplo, ao invés de você colocar como meta ler um livro por mês, é melhor você ter como meta ler um capítulo por semana, ou cinco páginas por dia. Não é bem melhor?

Por fim, ainda em relação aos hábitos, Joel acredita que se você estiver se dedicando a algo que verdadeiramente ama, as chances de você não parar são muito maiores.

Ele alerta ainda que a chave é amar o que você faz e não amar vencer. Isso porque, se você amar apenas vencer, você não vai enxerga as oportunidades de melhorar quando perder.

Excelente dica essa, não é mesmo?

E aí, gostou de ler a biografia do Joel Jota e aprender com ele? Então, leia também a biografia de outra pessoa inspiradora como essa aqui: Geraldo Rufino, quem é? História de vida e criação da JR Diesel!

Fontes: Polo palestrantes, Investnews, Pixeld, Abril, Staage, Dmt palestras, Folha 360, Wecont, J. moraes, YouTube, São Paulo de fato.

Bibliografia:

  • A história do Joel Jota que talvez você ainda não conheça. Staage. Acesso em 14 de junho de 2022