Startup: o que é, quais são as características?

20 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 10 min, 10 seg


Uma startup é, basicamente, uma empresa jovem e inovadora. Diferente de uma empresa tradicional, ela tem como foco criar um modelo de negócio escalável, ou seja, que consiga crescer rapidamente atendendo a um número cada vez maior de clientes, sem precisar de muito mais investimento.

Além disso, startups normalmente estão ligadas às inovações e tecnologia. Isso quer dizer que elas oferecem produtos, serviços ou modelos de negócio diferenciados, que trazem soluções novas para problemas já existentes.

Tem interesse em startups? Continue a leitura que vai saber.

O que é uma startup?

Startup é um tipo de empresa com modelo de negócio repetível e escalável. O termo startup surgiu no Vale do Silício, uma região na Califórnia, EUA, conhecida por sediar diversas empresas voltadas para tecnologia e inovação.

Portanto, diferente do que muitas pessoas pensam, a definição de startup não é apenas uma empresa em seu período inicial. É claro que muitas startups são empresas que estão começando suas atividades. No entanto, a característica mais marcante desse tipo de companhia é o modelo de negócio repetível e escalável.

Dessa maneira, geralmente essas empresas recorrem à tecnologia para serem inovadoras. Além do conceito geral de startup, existe também o termo lean startup (startup enxuta), usado para se referir às startup que buscam evitar os desperdícios de recursos.

Além disso, esse termo está relacionado à execução e privilégio das interações. Isso significa que a intenção é que as soluções para as necessidades dos clientes sejam construídas por meio das interações práticas da empresa com os clientes.

Por fim, existe ainda o conceito de startup unicórnio criado por Aillen Lee, em 2013. Esse termo é usado para se referir às startups que não possuem capital aberto na bolsa de valores, mas que são valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares.

Ou seja, essas são startups raras, que enfrentaram diversos desafios até alcançarem essa alta valorização no mercado. Sendo que no Brasil a maioria das startups unicórnio são marketplaces. Porém, essas empresas também podem ser SaaS e fintechs. Alguns exemplos de startup unicórnio são: iFood, 99 pop, Movile e Gympass. 

Quais são as características de uma startup?

Vamos explorar as características essenciais de uma startup:

1) Inovação

Startups são conhecidas por trazerem novas ideias, produtos ou serviços inovadores para o mercado. Elas buscam solucionar problemas de forma criativa e disruptiva.

2) Escalabilidade

Uma característica fundamental das startups é a capacidade de crescer rapidamente. Seu modelo de negócio deve permitir expansão sem aumentar proporcionalmente os custos.

3) Agilidade

Startups são ágeis e flexíveis, capazes de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. Esse dinamismo é essencial para sobreviver em ambientes competitivos.

4) Foco no Cliente

As startups têm uma mentalidade centrada no cliente, buscando entender profundamente suas necessidades e oferecer soluções que realmente agreguem valor.

5) Modelo de Negócio Disruptivo

Muitas startups buscam desafiar os modelos de negócio tradicionais, propondo abordagens inovadoras que mudam a forma como os produtos ou serviços são entregues.

6) Investimento em Tecnologia

Tecnologia é frequentemente um pilar central das startups, seja para desenvolver produtos inovadores, otimizar processos internos ou alcançar e engajar clientes de forma eficaz.

7) Cultura Empreendedora

Startups geralmente possuem uma cultura empreendedora forte, encorajando a experimentação, a criatividade e a colaboração entre os membros da equipe.

Essas características combinadas ajudam as startups a se destacarem no mercado, a crescerem rapidamente e a se tornarem agentes de mudança em suas indústrias.

Qual é a diferença entre uma startup e uma empresa tradicional?

A diferença entre uma startup e uma empresa tradicional é que as startups são voltadas para a inovação e rapidez, com um crescimento escalar e um foco maior em mercados menos explorados, enquanto as empresas tradicionais têm uma estrutura rígida, baseada na experiência e atendendo a uma demanda já existente.

As startups são concebidas desde o início para crescer e expandir diante de oportunidades, tendências ou soluções de mercado, enquanto as empresas tradicionais buscam a sobrevivência, mantendo-se pequenas e controláveis.

Além disso, as startups usam e abusam da ciência e da tecnologia para implementar sua ideia de forma mais eficiente e com menos custos, enquanto as empresas tradicionais buscam operar sem a necessidade de grande investimento além do inicial.

As startups estão constantemente buscando investimentos para ganhar tração e escalar, enquanto as empresas tradicionais buscam operar com receitas que cubram os custos e gerem lucro para os sócios.

Como criar uma startup?

Criar uma startup é uma jornada emocionante e desafiadora. Vou apresentar um guia passo a passo para ajudá-lo a iniciar sua própria startup:

1) Defina sua ideia de negócio

  • Identifique um problema ou oportunidade no mercado.
  • Desenvolva uma solução inovadora que atenda a essa necessidade.

2) Estude o mercado

  • Pesquise concorrentes e tendências.
  • Entenda o público-alvo e suas necessidades.

3) Crie uma proposta de valor

  • Defina claramente o valor que sua startup oferecerá aos clientes.
  • Destaque como sua solução se diferencia das alternativas existentes.

4) Delimite seu segmento de clientes

  • Identifique o público-alvo específico para sua startup.
  • Entenda suas características, preferências e comportamentos.

5) Construa sua marca

  • Crie uma identidade visual e uma mensagem clara.
  • Transmita os valores e a missão da sua startup.

6) Monte uma equipe excelente

  • Encontre pessoas com habilidades complementares.
  • Valorize a diversidade e a paixão pela visão da startup.

7) Desenvolva um Produto Mínimo Viável (MVP)

  • Crie uma versão inicial do seu produto/serviço com recursos essenciais.
  • Teste-o com um grupo seleto de usuários para obter feedback.

8) Garanta o financiamento

  • Explore opções como investidores anjos, aceleradoras ou financiamento próprio.
  • Elabore um plano financeiro realista.

9) Esteja atento às etapas legais:

Registre sua startup como uma entidade legal (por exemplo, Ltda., MEI, S.A.). Cumpra todas as obrigações fiscais e regulatórias.

Quais os tipos de startups?

Como o conceito de startup é bastante amplo, a atuação desses empresas pode ser de diversos tipos:

  1. Business to Business (B2B): B2B ou negócio para negócio, é um tipo de empresa focada em atender a outras empresas. Desse modo, a intenção não é oferecer produtos para o consumidor final.
  2. Business to Consumer (B2C): O B2C é o negócio para o consumidor. Sendo assim, o foco é em desenvolver produtos e serviços para o consumidor final. 
  3. Business to Business to Consumer (B2B2C): Por fim, temos o B2B2C, que significa negócios para empresas para consumidores. 

Já em relação ao modelo de negócios, as startups podem ser:

1) Software as a Service (SaaS)

O Software como Serviço, é o modelo de negócio focado no oferecimento de serviços na nuvem. Dessa maneira, esse modelo de negócio funciona como um software autônomo que serve para facilitar e automatizar os serviços manuais. 

2) Marketplace

Esse modelo de negócio funciona como um shopping virtual. Em resumo, ele conecta a oferta e a demanda através de uma plataforma digital. Este modelo é usado sobretudo pelos empreendedores que desejam focar em um segmento de mercado e desenvolver um negócio altamente escalável.

3) Assinatura

Os negócios por assinatura se desenvolveram e popularizaram com o desenvolvimento tecnológico. Essa é uma boa opção de negócio para os empreendedores que desejam garantir uma renda fixa. Entretanto, o negócio deve ser bem construído para evitar que os clientes cancelem a assinatura.

4) Redes sociais

Por fim, outro modelo de negócio de startups são as redes sociais. Nesse modelo, o serviço da plataforma é disponibilizado gratuitamente para o consumidor, que como moeda de troca, visualiza as publicidades. 

13 dicas para ter uma startup de sucesso

Se você pretende transformar uma ideia de negócio em uma startup de sucesso, conheça algumas dicas:

1) Crie um MVP

Para que uma startup seja criada, é fundamental criar um Produto Viável Mínimo. Além de criar um MVP, é interessante lançar uma versão de teste para verificar se a ideia funciona.

2) Avançar ou adaptar

Depois de testar sua ideia de startup é importante analisar os resultados. Caso eles sejam positivos, você poderá expandir sua empresa. Em contrapartida, se os testes forem negativos, você deve reparar os erros e realizar melhorias. 

3) Invista em pessoas

Ao criar sua equipe, procure por profissionais eficientes e qualificados, que acreditem na proposta da empresa e se dediquem ao seu desenvolvimento. 

4) Investidor-anjo

Os investidores-anjo são as pessoas ou empresas que realizam investimentos de risco, ao aplicarem em empresas inovadoras. Dessa forma, se você possui uma startup com potencial de crescimento, conseguir a ajuda de um investidor-anjo pode fazer com que o negócio cresça rapidamente. Para conseguir investimento para a sua startup, faça o seguinte:

  1. Valide a startup: Um investidor anjo investe somente naquilo que ele acredita ser um negócio com potencial de crescimento. Nesse sentido, o empreendedor deve validar a ideia e possuir dados concretos para informar ao investidor anjo, tais como: faturamento comprovado e clientes reais.
  2. Pitch de investimento: É a apresentação rápida do produto ou serviço com a intenção de convencer os investidores de que aquele é um negócio inovador, escalável e rentável com potencial de crescimento. Existe também o pitch de vendas, que é um discurso curto com a intenção de fazer os clientes se interessarem pelo produto ou serviço da startup.
  3. Entre em contato com investidores: Participar de eventos onde investidores-anjo estão dispostos a investir em empresas e recorrer ao networking pessoal são formas de entrar em contato com investidores. 

5) Perfil de empreendedor

Como as startups buscam desenvolver soluções fora do tradicional, o gestor precisa lidar com um cenário de incertezas. Por isso é essencial que o fundador da empresa tenha um perfil de empreendedor. Isso significa que ele deve ser autônomo, acreditar na ideia do negócio, ser dedicado, corajoso e ser capaz de trilhar seu próprio caminho rumo ao desconhecido.

6) Pesquise o Mercado

Antes de iniciar sua startup, é crucial pesquisar o mercado para avaliar a viabilidade da sua ideia, identificar concorrentes e entender as necessidades dos consumidores.

7) Estude Administração

Adquirir conhecimentos em administração, marketing e finanças é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, incluindo uma startup.

9) Atenção à Burocracia

Reserve tempo para lidar com questões jurídicas e burocráticas desde o início, garantindo que tudo esteja em conformidade para evitar problemas futuros.

8) Tenha uma Visão Global

Pense de forma ampla sobre como sua startup pode ser relevante globalmente, abrindo portas para expansões e atraindo investidores de diferentes partes do mundo.

9) Inove e Seja Criativo

A inovação e a criatividade são fundamentais para o sucesso de uma startup, impulsionando o crescimento e a diferenciação no mercado.

10) Networking é Fundamental

Construir uma rede de contatos no seu mercado de atuação é essencial para se manter atualizado e criar oportunidades de parcerias estratégicas.

11) Estabeleça Regras e Normas

Definir regras claras para funcionários e normas de trabalho é essencial para manter a organização e o bom funcionamento da sua startup.

12) Conteúdo de Qualidade

Gerar conteúdo relevante é uma estratégia importante para promover sua startup, seja por meio de um blog, redes sociais ou outros canais de comunicação.

13) Persistência e Resiliência

Não desista diante de erros e fracassos. A persistência e a capacidade de aprender com os desafios são fundamentais para o sucesso a longo prazo de uma startup.

Fontes: Sebrae, Portal da Indústria, Conteúdos XPI, AB Startups, Ideia no Ar