Kamala Harris: a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

29 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 9 min, 45 seg


Kamala Harris é a primeira mulher eleita como vice-presidente dos Estados Unidos.  Nascida em Oakland, na Califórnia, em 1964, Harris é filha de pais imigrantes, a sua mãe é indiana-americana e seu pai é jamaicano.

Além disso, ela é a quarta mulher a fazer parte da chapa presidencial de um grande partido norte-americano e a única mulher negra nesse sentido.

Quem é Kamala Harris?

Nascida na década de 60 em uma família miscigenada dos Estados Unidos. Assim, sua mãe, de nome Shyamala Gopalan, é a primogênita entre seus outros quatro irmãos. Posteriormente, a mãe de Kamala, Shyamala, se separou da sua família e se mudou do sul da índia para a Califórnia, com apenas 19 anos de idade.

Por sua paixão pela ciência, os pais de Shyamala apoiaram sua decisão. Dessa forma, ela fez doutorado em Nutrição e Endocrinologia na Universidade de Berkeley. Posteriormente, atuando como pesquisadora sobre câncer de mama.

Kamala Harris: a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

Valor

Já o pai de Harris, chamado Donald Harris, nasceu em 1938 na Jamaica. Assim como sua esposa, emigrou para os Estados Unidos para estudar em Berkeley, fazendo o curso de economia. Posteriormente, passou a lecionar e continua até os dias atuais, como professor emérito na Universidade de Stanford.

Então, o casal se encontrou pela primeira vez durante manifestações contra a Guerra do Vietnã e a favor dos direitos humanos. Assim, tiveram duas filhas juntos. Kamala, que significa “flor de lótus” em sânscrito, além disso, ela nasceu no ano em que a sua mãe, Shyamalan conseguiu o título de doutora.

Estudos de Kamala Harris

Em relação aos estudos, Harris entrou na universidade Howard, em Washington, D.C., prestigiada entre universidades dedicadas à estudantes negros do país.

Depois, no fim dos anos 1980, começou a fazer direito na Universidade da Califórnia em Hastings. Posteriormente, iniciou sua carreira como promotora no condado de Alameda. Então, em 2003, ela foi eleita como promotora distrital da cidade de São Francisco. Posteriormente, em 2010, virou a procuradora-geral do estado da Califórnia.

Assim, seis anos depois, ela finalmente chegou ao Senado Federal e em 2020 se tornou a primeira mulher vice-presidente dos EUA. Anteriormente, antes de entrar na chapa do Joe Biden, Harris havia tentado concorrer à candidatura democrata à presidente, porém não obteve sucesso.

Além disso, Kamala é conhecida pelas suas perguntas incisivas nas comissões que participa no Senado. Por esse motivo, ela enfrentou críticas de progressistas que não a consideravam progressista o bastante em relação a temas-chave.

Assim, essas questões-chave são, por exemplo, a reforma policial, o combate às drogas e condenações judiciais equivocadas. Logo, o projeto de Kamala foi interpretado como uma resposta a essas críticas dos progressistas ao trabalho dela como procuradora-geral na Califórnia.

Infância

Kamala Harris: a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

Neo Feed

Quando Kamala tinha 5 anos e a sua irmã mais nova, Maya, tinha 3 anos, os seus pais se separaram. Assim, as irmãs foram morar com a mãe na cidade de Oakland e conviviam com seu pai nos finais de semana na cidade de Palo Alto.

Ambas iam frequentemente visitar a Índia e a Jamaica para rever as famílias dos seus pais. Além disso, também frequentavam templos hindus e a Igreja Batista.

Porém, desde novas, elas percebiam que outras crianças não brincavam com elas por serem negras. E o espírito ativista se manifestou desde cedo entre as irmãs. Aos 10 anos, Kamala, acompanhada da sua irmã Maya de 8 anos, lançou uma campanha para transformar um pátio abandonado em playground.

Posteriormente, quando Harris já tinha 12 anos, ela e a família tiveram que se mudar para o Canadá por conta do convite que sua mãe recebeu para ser pesquisadora e professora em uma universidade canadense.

Assim, Kamala passou toda a sua vida estudando em escolas “de brancos”. Então, já no ensino superior, Maya foi estudar em Stanford, mas Kamala escolheu a Howard University, faculdade “historicamente negra” que tem o seu ano de fundação datado de 1867.

Depois de graduada em Ciência Política e Economia no ano de 1986, ela foi para a Universidade da Califórnia estudar Direito, onde se formou em 1989.

Vida pessoal

Kamala Harris: a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

GZH

Em agosto de 2014, Kamala Harris se casou com o advogado Douglas Emhoff. A cerimônia foi celebrada pela sua irmã Maya. Primeiramente, o casal se conheceu em um encontro arranjado pela melhor amiga de Kamala.

Na época, Emhoff já tinha dois filhos do primeiro casamento. Seus nomes são em homenagem às lendas do Jazz Ella Fitzgerald e John Coltrane. Assim, nos dias de hoje, os enteados a chamam carinhosamente de Momala, uma junção de mom, mãe em inglês, e Kamala.

A irmã mais nova de Harris, Maya, é advogada formada em Stanford. Ela também é casada com um advogado, Tony West. Assim, eles são os pais de Meen Ashley Harris, sobrinha de Kamala.

Meena também acabou se tornando advogada, começando o curso em Stanford e terminando em Harvard. Além disso, a sobrinha de Kamala é autora de um livro infantil de nome: Kamala and Maya’s Big Idea.

Além disso, também é fundadora da organização Phenomenal Women Action Campaign, que apoia e promove causas sociais. Por fim, ela também é bem empenhada nas campanhas da sua tia.

Pioneirismo político de Harris

Kamala Harris: a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

Rolling Stones

Antes de entrar para a história como primeira vice-presidente mulher, Kamala Devi Harris já tinha uma trajetória marcada por conquistas. Como, por exemplo:

  • 1ª promotora-distrital negra da Califórnia: Geralmente, nos EUA, o cargo de Procurador de Justiça é escolhido por meio de votação. Então, em 2003, Kamala se candidatou para o cargo de Procuradora de São Francisco contra o seu ex-chefe, e ganhou.
  • Primeira mulher a ser eleita para Procuradoria-Geral da Califórnia, em 2010;
  • Primeira mulher em 240 anos de história da democracia nos EUA, com ascendência asiática, e segunda negra, a se tornar senadora, em 2016.
  • Ainda na busca de mais pioneirismo, em 2019 disputou as primárias do partido democrata a fim de ser candidata do partido para o ano seguinte. Apesar de ter tido um começo de campanha forte, acabou se retirando da candidatura em dezembro daquele ano.
  • Em seguida, já em agosto de 2020, Harris foi escolhida como vice de Biden. Assim, eles venceram as eleições em uma das disputas eleitorais mais acirradas na história do país, derrotando Donald Trump.

5 fatos curiosos sobre Kamala Harris

DW

Kamala Harris é conhecida como uma mulher discreta em relação à sua vida pessoal. Além disso, é vista como detentora de grande empatia e senso de justiça.

Também pode ser caracterizada como uma pessoa forte, habilidosa e pragmática. Assim foi como Harris foi descrita por Dan Morain, jornalista em cobertura política na Califórnia e autor da biografia de Kamala: “Kamala Harris: a vida da primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos”.

Apesar disso, o livro não contém uma entrevista com a própria Kamala. Assim, é pautado a partir de detalhes da vida da ex-senadora e bastidores da política local. Por outro lado, Kamala apresentou um relato em primeira pessoa em seu próprio livro de memórias, lançado em 2019, nomeado como, The Truths We Hold: An American Journey.

Baseado nesse livro, algumas questões e facetas de Harris são apresentadas por Dan Morain. Como, por exemplo:

  • Filha de Imigrantes;
  • Personificação do sonho americano;
  • Representante do multiculturalismo;
  • Antítese de Donald Trump, que escolhe construir muros entre as fronteiras.

1. O ativismo político está em seu DNA

Jovem Pan

Assim como já citado anteriormente, Harris é filha de um casal de intelectuais que se conheceram em uma reunião de estudantes negros em Berkley. Dessa forma, desde a infância, testemunhou seus pais em manifestações contra a Guerra do Vietnã e por direitos civis, nas ruas de Oakland e Berkeley.

Assim sendo, entrou na Universidade Howard, historicamente negra. Além disso, marchou contra o apartheid. Na época, o movimento contra o apartheid tinha como líder Desmond Tutu, que acusou o governo de Ronald Reagan de incentivar o endurecimento do regime da África do Sul.

2. Influência da mãe de Kamala para a formação da filha

The Gardian

De acordo com o jornalista Morain, a vice-presidente está sempre mencionando a mãe em suas falas. Assim, a mãe de Kamala fez questão de acrescentar Devi no nome da filha, pois é o nome de uma deusa da mitologia hindu. Shyamala ainda acrescenta que uma cultura que venera deusas, produz mulheres fortes.

Além disso, tem outro ensinamento de Shyamala que Harris sempre repete em público, que diz que você pode ser a primeira a fazer muitas coisas, mas jamais deixe para ser a última. Em fevereiro de 2009, Shyamala faleceu vítima de um câncer. A partir de então, Kamala, sempre que menciona a mãe, fica com olhos marejados.

3. Legado Feminino

Kamala Harris: a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

Whyy

Também já mencionada anteriormente, a irmã mais nova de Kamala, Maya Harris, é uma advogada engajada na luta por direitos civis. Assim, ambas levaram a frente o legado de força feminina deixado pela mãe delas.

Além disso, Harris é muito próxima da irmã. Dessa forma, até nos dias de campanha, Maya foi a primeira a falar com Kamala. Além disso, a sobrinha de Kamala, Meena, é mãe de mais outras duas garotinhas. Que aliás, estavam muitos felizes na noite em que a chapa Biden-Harris foi declarada vencedora.

4. Kamala conheceu o marido em um encontro às cegas

WCT

Um dia, uma amiga da vice-presidente foi buscar aconselhamento com o advogado Douglas Emhoff e teve uma ideia. Assim, essa amiga tentou arrumar um encontro entre os dois.

Emhoff, ao saber que se tratava de Kamala, logo mandou mensagem e marcou um encontro às cegas. Então, o encontro deu certo e, em 2014, eles se casaram em Santa Bárbara. Celebração essa, feita pela irmã de Kamala, Maya Harris.

5. Kamala Harris e seu apoio ao casamento gay

Isto É Dinheiro

Ainda em 2008, quando Obama estava prestes a ser presidente, na Califórnia estava se decidindo se era a favor ou contra a Proposta 8. Essa proposta proibia o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo no estado.

Dessa forma, Maya, a irmã de Kamala, junto com diversas outras lideranças, se mobilizaram para fazer uma campanha que arrecadou US$ 42 milhões para derrotar a Posposta 8.

Sendo assim, na cidade de São Francisco, foi contabilizado que mais de 75% dos eleitores votaram contra a proposta. Porém, ao apurar os votos em todo o estado, a proposta infelizmente conseguiu aprovação. Então, em 2011, Kamala Harris se tornou procuradora-geral da Califórnia e se recusou a defender a Proposta 8.

A Suprema Corte, em 2013, expediu uma ordem que abriu caminho para casamentos homoafetivos. Logo após a decisão ser tomada, foi a própria Kamala Harris quem encarregou de celebrar um casamento histórico.

Então, Kamala disse diante de uma multidão em frente à prefeitura de São Francisco, para as noivas Kris Perry e Sandy Stier: “Pelo poder e pela autoridade a mim conferidos pelo Estado da Califórnia e eu agora as declaro esposas para o resto da vida”.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Consenso de Washington – O que foi, recomendações e consequências

Fontes: InfoMoney; El País; BBC; BBC e Elle.

Imagens: El País; Valor; Neo Feed; GZH; Rolling Stones; DW; Jovem Pan; The Guardian; Whyy; WCT e Isto é Dinheiro.