O Consenso de Washington foi uma reunião na capital dos Estados Unidos, com o objetivo de difundir as ideias neoliberais para os países latino-americanos.
Na reunião foi apresentado um documento com recomendações que deveriam ser adotadas pela América Latina, como por exemplo, a privatização das estatais e abertura comercial.
As recomendações foram aceitas por muitos países subdesenvolvidos, que acreditavam que as medidas propostas iriam contribuir com o crescimento econômico e o desenvolvimento social.
O que é Consenso de Washington?
O Consenso de Washington é como ficou conhecido o encontro que ocorreu na capital dos Estados Unidos, em 1989.
No encontro, foram feitas diversas recomendações internacionais, visando propagar o neoliberalismo econômico nos países da América Latina. A reunião contou com instituições, economistas neoliberais e com pensadores e administradores de vários países latino-americanos.

Conass
O nome do encontro foi Latin Americ Adjustment: How Much has Happened e foi convocada pelo Institute for International Economics.
Como as recomendações neoliberais foram aderidas por vários países latino-americanos, o economista John Williamson cunhou o termo Consenso de Washington para se referir a reunião e aceitação dos países.
O que é neoliberalismo
O liberalismo é uma ideologia focada na liberdade de escolhas de consumo através do capitalismo. Sendo assim, o objetivo é reduzir ao máximo a participação do Estado na economia. Já o neoliberalismo, é um novo conceito criado com base no liberalismo clássico.

Libres para elegir
Desse modo, o neoliberalismo econômico defende que a economia deve ser baseada nas forças do mercado, que livres do poder estatal proporcionam o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Algumas ideias defendidas pelos neoliberais são:
- Livre circulação de capitais internacionais;
- Privatização das estatais;
- Abertura econômica;
- Diminuição de impostos para as empresas;
- e por fim, adesão à medidas contra o protecionismo econômico.
Objetivos do Consenso de Washington
O documento contendo as recomendações neoliberais, foi elaborado pelo economista John Williamson. Sendo que, o objetivo principal do Consenso de Washington era difundir as ideias neoliberais na América Latina.
Dessa maneira, o documento propunha medidas visando a abertura comercial e diminuição das restrições econômicas, com o objetivo de contribuir com o crescimento econômico de países latino-americanos.

Uahurtado
Sendo assim, algumas medidas a serem tomadas foram a privatização das estatais, controle das taxas de juros, reforma econômica e tributária com base na disciplina fiscal e redução de gastos. Além disso, a ideia era incentivar as importações entre países.
Em síntese, quando ocorreu a reunião, a maioria dos países latino-americanos estavam com problemas sociais, inflação crescente, estagnação econômica e dívida externa elevada.
Portanto, essas medidas deveriam ser tomadas para que houvesse uma modernização e crescimento da industrialização nesses países, com o objetivo de combater a pobreza.
Recomendações
Em teoria, o Consenso de Washington trazia medidas recomendadas e não obrigadas. No entanto, os países que se recusassem a aderir às recomendações, encontravam dificuldades em conseguir investimentos externos e ajuda por parte do FMI e dos EUA. Enfim, as recomendações do Consenso de Washington foram:
1- Reforma fiscal: Diminuição dos impostos para as grandes empresas, para que assim elas pudessem aumentar os lucros e a competitividade entre si.

Conceitos
2- Abertura comercial: Incentivar o aumento das importações e exportações por meio da diminuição das tarifas alfandegárias.
3- Privatizações: Reduzir a participação do Estado na economia, através da privatização das estatais.
4- Redução fiscal do Estado: Diminuir os gastos do Estado por meio dos cortes de funcionários, terceirização de serviços e redução das leis trabalhistas. O objetivo com os cortes, era arrecadar o suficiente para pagar a dívida pública dos países.
Consequências
Com a pressão dos EUA, Banco Mundial, FMI e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), diversos países aderiram ao Consenso de Washington.
Entretanto, os efeitos não foram exatamente os esperados, já que com a adoção do Consenso houve o aumento do desemprego, das taxas de juros, da inflação e da desigualdade social.

Unisinos
O Brasil relutou em aceitar o Consenso de Washington, contudo, quando o aceitou, aplicou rapidamente todas as medidas. Consequentemente, várias privatizações foram feitas em estatais dos mais variados setores, como por exemplo, energia, mineração e telecomunicações.
Enfim, agora que você aprendeu o que é Consenso de Washington, aproveite também para entender como foi desencadeada a Crise de 2008, o que foi? Contexto histórico e efeitos no Brasil e no mundo
Fontes: Brasil escola, Mundo educação, Toda matéria, Dicionário financeiro e Toda matéria
Imagens: Unisinos, Libres para elegir, Uahurtado, Globalizacion, Conceitos e Conass