O que são sardinhas e tubarões no mercado?

15 de março de 2020, por Matheus Rau

Tempo de leitura médio: 5 min, 49 seg


No mercado de ações ouvimos com frequências os termos que fazem referência aos animais dentro da Bolsa de Valores. Touro, Tubarão, Sardinha, Ursos e por ai vai.

Se você acha que ser um sardinha no mercado é algo ruim criamos este artigo para te mostrar que você está redondamente enganado. Sardinha e tubarão nada mais são do que termos do mercado para distinguirem pequenos e grandes investidores.

Sem mais enrolação, bora lá?!

Por que sardinha e tubarão?

O que são sardinhas e tubarões no mercado?

Eventualmente você já se deparou com frases como “os tubarões do mercado estão se movimentando”, ou até mesmo “as sardinhas do mercado enxergaram que a oportunidade de compra é boa”. Assim como o Bull market e o Bear market, os temos sardinha e tubarão possuem uma razão bem simples e lógica de existir.

Tanto o termo sardinha quanto o termo tubarão faz referência a quantidade de capital, ou seja, ao tamanho do capital como quesito classificatório.

Na lógica do oceano os tubarões são os predadores, seja pelo seu tamanho ou por suas características. Os tubarões nesta lógica representam os grandes players do mercado, que movimentam um capital significativo capaz de criar uma tendência no mercado, de movimenta-lo em um sentido determinado.

Analogamente as sardinhas seriam os pequenos investidores. Na mesma lógica metafórica os sardinhas seriam os investidores com menor capital, mais “frágeis” e que correm maior risco de saírem do jogo. Um seria o posto do outro mas no mercado real não é bem assim que acontece.

Outra forma de enxergar essa metáfora seria sob a óptica do risco. Os sardinhas correm mais risco de perder o seu capital com movimentos grandes, criados pelos tubarões do mercado. Essa lógica é bem conturbada pois na prática os tubarões não estão buscando caçar as sardinhas pelo seguinte motivo: Eles podem conseguir um maior retorno se aproveitando dos grandes players.

Sardinhas

Nada melhor do que falar com propriedade do que realmente somos não?! Inegavelmente, a menos que você possua um capital de 100 milhões, você é um sardinha. Mas antes que você se sinta ofendido iremos te explicar o que conceitualmente é um sardinha.

O que são sardinhas e tubarões no mercado?

  1. Na natureza as sardinhas são pequenos peixes que andam em grupo, o chamado de cardume. As sardinhas do mercado são aqueles que andam em grupo e que seguem o “movimento de manada” como é chamado nos mercados. Aqui a coisa começa a complicar pois o coletivo de sardinha não é manada, mas o efeito de manada na bolsa é aquele efeito onde as pessoas se guiam pela maioria sem analisar de maneira técnica um determinado assunto.

Sardinha não é algo ruim

Ninguém gosta de ser chamado de sardinha no mercado pois com o uso ao longo do tempo este termo passou a ser encarado como uma coisa pejorativa. Porém ao menos que você movimente um capital significativo você é inegavelmente um sardinha.

Nós do investidor sardinha acreditamos que não há nada de errado em ser um sardinha, uma vez que todos nós somos de fato um sardinha. Nos dois sentidos do termo: sardinha por não possuir um capital digno de tubarão, e sardinha por andar com o cardume.

Como ganhar dinheiro sendo sardinha?

Na bolsa de valores para se ganhar dinheiro você tem sim que andar com a manada, mas há uma diferença na forma com que se acompanha um movimento de manada. O movimento da manada, ou do cardume no nosso exemplo de sardinhas, é aquele movimento conjunto de vários investidores em uma mesma direção sem um motivo aparente.

O que são sardinhas e tubarões no mercado?

Você como sardinha pode acompanhar o movimento da maioria de uma maneira consciente ou não, mas inegavelmente para crescer em termos de patrimônio temos que andar com o cardume pois a bolsa de valores cresce com a quantidade de pessoas nela. Para ganhar dinheiro sendo um sardinha é bem simples. Você pode aumentar o seu patrimônio seguindo o efeito de manada de maneira consciente ao longo do tempo, ou no curto prazo você pode seguir as posições do grande player.

Na primeira das hipóteses, você como sardinha que é, deve buscar entender do mercado e do seu rumo. Entender o movimento que os investidores estão tomando e acompanhar ele de maneira pensada. Contudo isso requer bastante esforço e dedicação e acima de tudo paciência, e os que não possuem isso perdem o seu posto de investidor sardinha e viram meros especuladores do mercado.

A segunda hipótese é acompanhar o movimento dos grandes players em janelas de pequeno prazo. Este movimento pode ser no vendido (quando o grande player assume uma posição ofensiva comprando) ou no vendido (quando o tubarão busca apostar na desvalorização). O motivo dessa estratégia funcionar apenas no curto prazo é simples: você não consegue se arrisca da mesma forma e no mesmo volume que o tubarão, o grande player.

Tubarões

O que são sardinhas e tubarões no mercado?

Contudo enquanto os sardinhas são os pequenos investidores, os grandes são chamados de tubarões. Tubarões no sentido de que os seus movimentos, ou suas atitudes, dentro do mercado podem gerar um efeito significativo. São chamados de tubarões os grandes fundos, as grandes corretoras, os grandes bancos e instituições financeiras ou individualmente sendo os investidores de grande capital.

Os tubarões no sentido metafórico são os responsáveis por caçarem as sardinhas no mercado, por isso ninguém em tese gosta de ser chamado de sardinha, mas não é exatamente por aí.

O que são sardinhas e tubarões no mercado?

Antes de mais nada pense de maneira lógica. Você como um investidor de grande porte iria buscar milhares de pequenos alvos ou um alvo muito maior que pode te dar um grande retorno? Com efeito, no mercado real funciona da mesma forma.

Os grandes bancos, as grandes instituições não estão atrás da ruína do pequeno investidor, eles buscam alcançar outros tubarões em suas posições atrás de momentos de deslizes uns dos outros, onde a margem de retorno é muito maior e vale muito mais a pena o risco.

Ser um tubarão significa possuir um mercado significativo o suficiente para gerar um movimento no cenário das negociações. Significa ter um patrimônio tão volumoso que suas decisões pesam de maneira diferente no mercado.

Como descobrir se sou um sardinha?

Para descobrir se você é um sardinha não deixe de assistir nosso vídeo sobre Bull e Bear market. Nele explicamos um pouco mais da origem do nosso canal e o motivo de nos chamarmos Investidor Sardinha.

É isso ai sardinhada, agora vocês podem se intitularem como sardinhas com orgulho, de maneira consciente.

Abraços e bons investimentos. 🙂