Bull e bear market: o que são e como se caracterizam?

15 de março de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 54 seg


Bull e bear market, você já ouviu essas expressões? O universo dos investidores é repleto de termos e gírias que, a maioria das vezes, podem passar batido. Entender seus significados não é algo muito intuitivo, no começo, mas alguns desses termos criativos possuem uma origem muito antiga e particular.

Contudo, para o investidor iniciante, podem parecer estranhos termos como tubarões, sardinhas, bull e bear market. Mas não se preocupem: nós, do investidor sardinha, vamos te ensinar um pouco mais sobre vários desses “animais” da bolsa de valores.

Quer saber mais sobre o que são bull e bear market, e como se caracterizam? Leia a matéria e entenda tudo.

O que é bull market?

O bull market, ou “mercado do touro” em tradução livre do inglês, é um termo utilizado para definir um contexto financeiro em que o valor de um ativo, após um histórico coeso de sucessivas altas, tende a subir ainda mais no futuro.

Normalmente, a referência seria o otimismo do mercado de ações, mas podemos utilizar esse termo para outros tipos de investimentos, como títulos, bitcoins, moedas ou qualquer outro mercado que sofra mais oscilações.

Como funciona?

O bull market possui uma característica de 20% de alta no preço do ativo seguido pelo otimismo do mercado. Isso logo após uma queda de 20% do preço das ações. O mercado é o grande responsável pelo otimismo como um todo, mas alguns fatores também podem demonstrar que estamos caminhando para um cenário de otimismo.

São eles: O aumento do PIB, o aumento de oportunidades de empregos, aumento da lucratividade das empresas e queda dos juros. Com a análise destes fatores já é possível identificar que estamos entrando em uma onda de bull market. E ela pode durar alguns meses ou até mesmo anos.

Como investir em períodos de bull market?

Uma estratégia que é possível adotar seria a de antecipação. Antes do início da onda do bull market, é possível comprar ativos quando o preço ainda está em baixa e vender na alta (antes da queda do preço do ativo quando o final da onda se aproximar).

Para identificar oportunidades da onda de bull market e colocar em prática a nossa estratégia de antecipação, é preciso acompanhar as opiniões dos analistas e dos assessores de investimentos. Além disso, focar no longo prazo e montar uma carteira de investimentos diversificada pode ser benéfico para reduzir os riscos envolvidos nas operações de renda variável.

O que é bear market?

Bear market, ou mercado do urso em tradução livre do inglês, é um termo usado para descrever um estado no qual um título, setor ou mercado, já em queda, sofre com a expectativa geral de cair ainda mais. É, sobretudo, um estado de pessimismo generalizado. Ou seja, não importa o quanto o valor do ativo já tenha caído – o seu descrédito perante os demais agentes econômicos continua puxando-o para baixo.

Como funciona?

O bear market é caracterizado por uma tendência de queda nos preços. Ele ocorre em períodos de recessão, instabilidade política ou crise financeira. Nesse cenário, os investidores tendem a vender os seus ativos, o que leva a uma queda nos preços das mesmas.

Uma definição padronizada do bear market diz que ele representa os ativos (ações, bens, títulos) cujo valor tenha caído mais de 20%, em relação a uma alta anterior dessa mesma magnitude. Para ser usado em um contexto generalizado, ou seja, à nível de mercado, precisa ter atingido 80% ou mais dos títulos.

Como investir em momentos de bear market?

Investir durante um Bear Market pode ser desafiador, mas também pode apresentar oportunidades. Aqui estão algumas estratégias que você pode considerar:

  • Procurar “barganhas” do mercado: Durante um bear market, alguns ativos podem ser subvalorizados. Esses ativos podem representar boas oportunidades de investimento.
  • Investir em ações mais estáveis: Para minimizar as perdas do seu portfólio, você pode considerar investir em ações que têm um histórico de estabilidade durante os mercados de baixa.
  • Procurar ações que pagam bons dividendos: Mesmo que o preço das ações não suba, o investidor recebe proventos.
  • Aumentar a diversificação na sua carteira: Isso pode ajudar a proteger contra perdas significativas.
  • Operar vendido (short selling) / venda a descoberto: Esta é uma estratégia avançada que envolve vender ativos que você não possui na expectativa de que o preço caia no futuro.
  • Hedge de ações: Esta é outra estratégia avançada que envolve usar instrumentos financeiros como opções e futuros para proteger contra movimentos adversos no mercado.
  • Comprar mais e buscar empresas resilientes na crise: Empresas com sólidos fundamentos financeiros podem ser capazes de resistir melhor durante um bear market e podem representar boas oportunidades de investimento.
  • Praticar o buy and hold e a resistência emocional: Esta estratégia envolve comprar e manter ativos a longo prazo, independentemente das flutuações do mercado.
  • Reduzir exposição na Bolsa: Se você está preocupado com um bear market, pode considerar reduzir sua exposição ao mercado de ações.
  • Aumentar o patrimônio em Renda Fixa: Isso pode fornecer uma fonte estável de rendimento durante um bear market.

Lembre-se sempre de fazer sua própria pesquisa e considerar suas circunstâncias financeiras individuais antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Como surgiram os termos bull market e bear market?

Os termos “Bull Market” e “Bear Market” têm origens interessantes.

O termo bull market, que se refere a um mercado em alta, é frequentemente atribuído ao comportamento de um touro. Quando um touro ataca, ele joga seus chifres no ar de baixo para cima, o que é uma metáfora para a subida dos preços no mercado.

Por outro lado, o termo bear market, que se refere a um mercado em queda, é geralmente associado ao comportamento de um urso. Quando um urso ataca, ele balança suas patas de cima para baixo, o que é uma metáfora para a queda dos preços no mercado. Documentos apontam o uso do termo bear market para descrever os movimentos de mercado desde o século 18.

As expressões bear e bull market foram criadas por Richard S. Tedlow professor de gestão de empresas na Harvard Business School e autor da obra Giants of Enterprise (eleito um dos dez melhores livros de 2001 pela revista Business Week).

Segundo Richard as expressões são usadas com base na forma com que os animais atacam suas vítimas, em um movimento descendente ou ascendente.

Agora que você já sabe o que são bull e bear market, leia sobre: Club Deal: o que é e como funciona esse fundo de ativos privados