Ânima Educação

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  1 de 5
Gestão:
  1 de 5
Ticker ANIM3
Fundador Daniel Faccini Castanho, Maurício Nogueira Escobar e Marcelo Battistella Bueno
Presidente da empresa Marcelo Battistella Bueno
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Ânima Educação é uma empresa em crescimento sem histórico consistente de pagamento de dividendos.

Prêmios Liderança Feminina, segundo a pesquisa da Women in Leadership in Latin America (WILL) em 2019 / IR Magazine Awards – Brasil 2019
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2003
Ano do IPO 2013
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Ânima Educação
Principais produtos

A Ânima é dona de várias instituições de ensino que prestam serviços educacionais. Apesar de o foco ser Ensino Superior, algumas dessas instituições prestam outros serviços. De modo geral, os produtos oferecidos pela companhia neste segmento são:

  • Educação Básica;
  • Ensino Superior;
  • Educação à Distância (EAD).

O que a empresa faz?

A Ânima Educação é uma empresa que atua no setor educacional, sendo uma das companhias de ensino superior mais importantes do país, tanto em termos de receita quanto em número de estudantes matriculados. Só no ano de 2020, a empresa somou mais de 140 mil estudantes cadastrados nos centros de ensino gerenciados pela Ânima. 

Ânima Educação - ANIM3

A empresa possui instituições localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Bahia, Paraná e Sergipe. Ao longo de quase duas décadas de trajetória, a Ânima Educação conseguiu um portfólio com diversos centros universitários. Ao todo, a empresa reúne: 

  • Uma Universidade (Universidade São Judas Tadeu, São Paulo); 
  • Sete Centros Universitários (Una, Una Bom Despacho, UniBH, Centro Universitário São Judas Tadeu, UniSociesc, UniSociesc Curitiba, Centro Universitário UniAGES); 
  • Faculdades e unidades acadêmicas; 
  • HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito) e o Le Cordon Bleu, em São Paulo. 

A HSM se configura como uma plataforma que oferece soluções educacionais integradas, voltadas para a promoção, atualização e desenvolvimento de executivos e gestores que atuam em todo o Brasil. Além disso, a plataforma possui meios de produtos customizados, que dão prioridade ao aprendizado e possibilita experiências e o network. 

Ânima Educação - ANIM3

Já a EBRADI foi lançada como uma marca da Ânima, no final de 2016. O objetivo da marca é oferecer ensino e capacitação jurídica online. Sendo assim, o pertfólio da EBRADI inclui cursos de pós-graduação e extensão em Direito, bem como cursos que preparam estudantes para o exame da OAB. 

Por fim, o Le Cordon Bleu – São Paulo é um instituto brasileiro da escola francesa de artes culinárias, sendo o primeiro construído no Brasil com base na escola francesa.


Breve história da empresa

A Ânima Educação foi fundada em 2003, após a compra da Minas Gerais Gerais Educação Ltda. Na época, a empresa era responsável por manter em funcionamento o Centro Universitário Una. Em 2006, a Ânima comprou a Associação Educacional do Litoral Santista, responsável por manter administrar o Centro Universitário Monte Serrat. 

Mais tarde, em 2009, a empresa comprou a UniBH. Já em 2013, 100% das ações da HSM foram adquiridas pela Ânima, empresa com mais de 30 anos no mercado educacional. Ainda em 2013, a companhia deu entrada na Bolsa de Valores, no segmento do Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3. 

Ânima Educação - ANIM3

No ano seguinte, como consolidação das estratégias de expansão, a Ânima comprou a Universidade São Judas, localizada na cidade de São Paulo. Em 2016, a empresa comprou a Sociedade Educacional de Santa Catarina, além de comprar a Alis Educacional e a Faculdade Politécnica de Uberlândia. 

Ainda em 2016, a Ânima iniciou uma aliança de negócios com famosa escola francesa de culinária, a Le Cordon Bleu e, em 2018, abriu o primeiro instituto inspirado na escola francesa aqui no Brasil. 

Em 2019, a empresa fez outra aliança no intuito de expandir os serviços prestados. Dessa fez, a aliança foi com a Singularity University, na qual a Ânima deu origem a Singularity Brasil. A empresa passou a oferecer programas educativos direcionados ao público de executivos. 


Diretoria

Marcelo Battistella Bueno (Diretor Presidente)

André Tavares Andrade (Diretor Financeiro)

Átila Simões da Cunha (Diretor de Novos Negócios)

Marina Oehling Gelman (Diretora de Relações com Investidores e Diretora de Relações Institucionais)


Conselho administrativo

Daniel Faccini Castanho (Presidente)

Daniel Krepel Goldberg

Maurício Nogueira Escobar

Gabriel Ralston Correa Ribeiro

Atonoaldo Grangeon Trancoso Neves

Marcelo Szekacs de Magalhães

Silvio José Genesini Júnior

Osvaldo Barbosa de Oliveira


Principais concorrentes

Bahema (BAHI3)

Cogna Educação (COGN3)

Ser Educacional (SEER3)

YDUQS (YDUQ3)


Perspectiva para o futuro

A Ânima Educação é uma das empresas do setor educacional que mais cresce no Brasil. Isso porque a empresa foca em adquirir centros de ensino que, eventualmente, estão passando por dificuldades e os transforma em unidades educacionais de referência. 

Uma das estratégias mais utilizadas pela empresa, com o intuito de se expandir, é a aquisição de novos centros de ensino. Além disso, as aquisições que a Ânima realiza incluem áreas de ensino bastante diversificadas e interessantes. 

O setor educacional se mostra, cada vez mais, um forte segmento em ascensão, já que todos os dias são criadas estratégias, como aulas online, para alcançar um maior número de estudantes. Ou seja, é um segmento que tem tudo para crescer, assim como a Ânima Educação. 

Nesse sentido, a projeção futura da empresa deve incluir a construção de uma rede nacional de instituições de educação, que sejam cada vez mais comprometidas com a qualidade, inovação e avaliação dos processos de aprendizagem, integrando também à cultura de cada região onde a Ânima possui centros de ensino.


Composição acionária

ANIM3 Acionista Percentual
1 Dynamo Internacional Gestão de Recursos Ltda. 3,03%
2 Atmos Capital Gestão de Recursos Ltda. 5,07%
3 Daniel Faccini Castanho 11,62%
4 Marcelo Battistella Bueno 7,48%
5 Rômulo Faccini Castanho 5,04%
6 Maurício Nogueira Escobar 2,87%
7 Ignácio Dauden Martinez 1,63%
8 Átila Simões Da Cunha 1,5%
9 Gabriel Ralston Correa Ribeiro 1,18%
10 Leonardo Barros Haddad 0,02%
11 Rodrigo Rossetto Dias Ramos 0,7%
12 Ricardo Cançado Gonçalves de Souza 0,82%
13 Fabrício Ghinato Mainieri 0,37%
14 Dynamo Administração de Recursos Ltda. 2,82%
15 Ações em tesouraria 0,83%
16 Free Float 55,02%