Banco da Amazônia S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BAZA3
Fundador Governo Federal Decreto-Lei nº 4.451, de 9 de julho de 1942
Presidente da empresa Valdecir José de Souza Tose
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1997.  Acesse para o conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 95.8%
Ano de fundação 1942
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI Banco da Amazonia
  2. Fundamentos
Principais produtos

O Banco da Amazônia é um banco Múltiplo fundado como um Banco de desenvolvimento da Região Amazônica. Os seus principais produtos são:

  • Conta Bancária;
  • Cartão;
  • Capitalização;
  • Empréstimo;
  • Previdência;
  • Investimentos;
  •  Portabilidade de Crédito;
  •  Conta Corrente;
  •  Financiamentos;
  •  Câmbio e comércio Exterior;
  • Seguros.

O que a empresa faz?

O Banco da Amazônia é uma instituição financeira de capital aberto e sociedade anônima. Como forma de promover o desenvolvimento sustentável da região Norte, o banco administra o FNO – Fundo Constitucional de Financiamento do Norte. Além disso, o banco possui participação de 60% no crédito total para fomento da região Norte, bem como atuação em produtos financeiros para pessoas físicas e jurídicas. 

Banco da Amazônia S.A - BAZA3

Ao todo, a instituição financeira possui 120 agências distribuídas por nove Estados da Amazônia Legal. Além disso, o banco detém dois postos de atendimento avançado, bem como 3 mil colaboradores. 

Como o Governo Federal possui a maior parte das ações do Banco da Amazônia, a instituição não é classificada como um banco estadual. Na época em que foi criado, durante a Segunda Guerra Mundial, o banco era denominado Banco de Crédito da Borracha. Naquele momento, o banco contava com a participação dos Estados Unidos, pois fazia parte da estratégia de guerra dos aliados. 

Assim, o banco surgiu para que a produção seringueira fosse reativa na Amazônia. A Amazônia, naquela época, era a única área capaz de produzir látex em uma quantidade necessária para que os nazistas fossem contidos. Isso porque a área estava localizada no espaço livre do conflito. 

Banco da Amazônia S.A - BAZA3

O nome do banco como conhecemos hoje só foi adquirido durante a Ditadura Militar, quando a instituição passou a ser conhecida como Basa. Atualmente, o Banco da Amazônia é o principal banco federal de fomento que atua para o desenvolvimento da região Norte. Apesar do foco ser os estados da região Norte, a instituição também está presente em Brasília e São Paulo. 

Assim como outras instituições financeiras, o Banco da Amazônia possui como principais produtos:

  • Conta Bancária;
  • Cartão;
  • Capitalização;
  • Empréstimo;
  • Previdência;
  • Investimentos;
  •  Portabilidade de Crédito;
  •  Conta Corrente;
  •  Financiamentos;
  •  Câmbio e comércio Exterior;
  • Seguros.

Banco da Amazônia S.A - BAZA3


Breve história da empresa

A história do Banco da Amazônia teve início durante a Segunda Guerra Mundial. A princípio, o banco foi criado com o nome de Banco de Crédito da Borracha e o principal objetivo era financiar os seringais da região Norte na produção de látex para os países aliados que estavam na guerra. 

Banco da Amazônia S.A - BAZA3

Em 1950, o nome do banco foi alterado para Banco de Crédito da Amazônia e os objetivos foram ampliados. Com isso, a instituição financeira passou a atender atividades produtivas voltadas para o meio industrial, bem como para o comércio e agricultura da região Norte. 

Além de ampliar os serviços, o banco passou a fomentar o comércio e industrialização da borracha em todos os estados do Brasil. Logo mais, em 1966, quando assumiu o papel de agente financeiro da política do Governo Federal, o banco mudou o nome para Banco da Amazônia S/A, atuando no desenvolvimento da Amazônia Legal. 

Banco da Amazônia S.A - BAZA3

Já em 2002, o Banco da Amazônia lançou a marca que conhecemos atualmente, no mesmo período em que completou 60 anos de história. Além disso, a instituição financeira reforçou a atuação como banco comercial e desenvolveu técnicas e serviços que atendiam às necessidades dos clientes. 

No mesmo período, a sigla BASA deixou de ser utilizada para se referir ao banco. Com isso, todas as assinaturas passaram a ser feitas com o nome do banco por extenso, Banco da Amazônia. A ação serviu como forma de enfatizar o nome Amazônia e dar o devido reconhecimento à área tão importante para o Brasil.

Banco da Amazônia S.A - BAZA3


Diretoria

Valdecir José de Souza Tose (Diretor Presidente e de Infraestrutura de Negócio)

Luiz Otávio Monteiro Maciel Júnior (Diretor de Gestão de Recursos e Portfólio de Produtos e Serviços)

Luis Petrônio Nunes Aguiar (Diretor de Controle de Risco)

Francimar Rodrigues Maciel (Diretor Comercial e de Distribuição)

Roberto Batista Schwartz Martins de Paula (Diretor de Crédito e Distribuição)


Conselho administrativo

Carlos Augusto Moreira Araújo (Presidente)

Fabio Malina Losso

Valdecir José de Souza Tose

Andrea Maria Ramos Leonel

Alexandre Pedercini Issa

Inálio Vieira Cruz


Principais concorrentes

Banco Bradesco (BBDC3)

Banco Santander (BCSA3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Banco Inter (BIDI3, BIDI4, BIDI11)


Perspectiva para o futuro

O Banco da Amazônia é uma empresa tradicional e estratégica, localizada em uma região com grande potencial de crescimento, que é a região Norte. Por conta disso, a longo prazo, o crescimento da empresa deve ser observado, principalmente pelas oportunidades de negócio que o banco deve proporcionar à região.

Banco da Amazônia S.A - BAZA3

Além disso, é possível que, devido ao crescimento, as ações do banco cresçam de forma exponencial. Entretanto, vale lembrar que a longo prazo as ações do Banco podem ou não se valorizar. Sendo assim, vale realizar uma análise fundamentalista e ver qual o melhor momento para investir nas ações.

Nesse sentido, como projeção futura a empresa deve investir nos produtos financeiros que já disponibiliza a fim de aumentar o crescimento na região Norte. Com isso, é possível esperar que as ações da instituição financeira cresçam, tanto no médio quanto a longo prazo.


Composição acionária

BAZA3 Acionista Percentual
1 União Federal 51,00%
2 BB FGO Fundo de Investimento em Ações 10,21%
3 FI Caixa FGEDUC Fundo de Investimento Multimercado 35,18%
4 Free Float 3,61%