Atom Empreendimentos e Participações S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker ATOM3
Fundador José Joaquim Paifer e Ana Carolina Paifer
Presidente da empresa Ana Carolina Paifer
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Atom Empreendimentos e Participações S.A não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1994
Ano do IPO 1996
Setor de atuação Outros
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Atom Participações
Principais produtos
  • Cursos de formação em mercado financeiro;
  • Análise de Ativos;
  • Research;
  • Participações em outras empresas.

O que a empresa faz?

A ATOM Empreendimentos e Participações S.A. é uma empresa brasileira que atua no setor financeiro, onde possui como principal foco a negociação de ativos ou outros instrumentos financeiros (prop trading). 

Além de realizar atividades relacionadas a treinamento e educação financeira, a empresa também possui uma fintech voltada para criptomoedas, a Takion Technology. 

A ATOM surgiu, em 2009, por meio da Inepar Telecomunicações. Diferente do que a grande maioria das empresas fazem, a ATOM entrou para o mercado de ações por meio da Oferta Pública de Aquisição (OPA). 

Atualmente, a empresa está listada na B3 com ações ordinárias (ATOM3) e, também no mercado fracionário, sob o código ATOM3F.


Breve história da empresa

A história da ATOM teve início em 2009, quando a empresa foi fundada a partir da Inepar Telecomunicações. No mercado de ações, a empresa não realizou a abertura de IPO, assim como a grande maioria das empresas. No caso, a ATOM ingressou para a B3 com uma OPA (Oferta Pública de Aquisição). 

Na época em que ocorreu a OPA, a operação envolveu quase que o total dos papéis da empresa de telecom, já que no período da operação a companhia se encontrava em recuperação judicial. 

Em 2017, a Takion foi anunciada e, no mesmo ano, já operava com a venda de tokens digitais. Já em 2018, a companhia realizou a aquisição de 50,10% da corretora de criptomoedas TG COIN. Entretanto, em 2019, a sociedade foi desfeita. 

Ainda em 2018, Joaquim Paiffer, sócio e presidente do conselho da ATOM, além de sua empresa, a Paiffer Management, foram condenados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a pagar R$ 684 mil e R$ 1,71 milhão, respectivamente, por manipulação do mercado financeiro, na modalidade conhecida como spoofing, uma manipulação de ordens de compra e venda que não são executadas.


Diretoria

Ana Carolina Paifer (Diretora Presidente)

Guilherme Henrique Cunha (Diretor de Ri)

Danilo Cisotto (Diretor Sem Designação Específica)


Conselho administrativo

Ana Carolina Paifer (Presidente)

Maria Cecilia Pifer de Carvalho

Zilla Patricia Bendit


Principais concorrentes

Axia Investing

WM Manhattan

IFProp


Perspectiva para o futuro

Nos últimos meses, a ATOM registrou um salto nos números da empresa. Apesar disso, é preciso olhar para a companhia com cautela, já que se trata de uma empresa pequena com histórico de condenação de um dos executivos. 

Entretanto, a ATOM está em um segmento, o segmento educacional, que apresenta números sólidos e possui baixo risco. Sendo assim, a parte educacional é o grande destaque da empresa. 

De maneira geral, a companhia conta com o crescimento massivo na venda de cursos, além de um perfil que busca a educação financeira como o foco dos serviços prestados. Portanto, sua projeção futura deve incluir maior investimento em estratégias educacionais, visando o novo modelo de educação à distância, por exemplo.


Composição acionária

ATOM3 Acionista Quantidade Percentual
1 WHPH Participações e Empreendimentos S.A. 14.099.332 69,64%
2 Outros (Floating) 6.799.662 30,36%