Burger King

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BKBR3
Fundador James McLamore e David Edgerton
Presidente da empresa Iuri De Araujo Miranda
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2018. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1954
Ano do IPO 2017
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Burger King
Principais produtos

Venda de hambúrgueres de carne, de frango, saladas, vegetarianos, acompanhamentos de lanches, sobremesas e bebidas nos restaurantes Burger King®.

O que a empresa faz?

O Burguer King é uma rede mundial de hamburguerias, fundada em 1954, na Flórida, Estados Unidos. A franquia possui mais de 15 mil lojas em 100 países do mundo inteiro. No Brasil, a marca está desde 2004, desde a inauguração da primeira loja, em São Paulo.

Entretanto, a operação própria do Burguer King no Brasil teve início em 2011, quando o Burguer King Corporation foi adquirido pelo grupo 3G Capital, após uma joint venture entre as empresas Vinci Partners e 3G Capital.

Burger King - BKBR3

No ano seguinte, a Companhia adquiriu a BGK do Brasil S.A., uma das primeiras franqueadas do Burguer King no Brasil. A partir daí os números da operação começaram a crescer, já que a empresa adquirida possuía cerca de 41 restaurantes e 16 quiosques em todo o estado de São Paulo.

Assim, de 2011 para os tempos de hoje, o Burguer King consolidou a marca no Brasil. Os números da empresa cresceram, possibilitando um salto de 17 pontos de venda naquele ano para mais de 850 pontos espalhados pelo país e cerca de 16 mil colaboradores ajudando o Burguer King atualmente.


Breve história da empresa

A história do Burguer King no Brasil tem início oficial em 14 de junho de 2011, quando a empresa deu a largada após uma joint venture entre um fundo de investimento administrado pela Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda. e uma subsidiária da rede de hamburguerias.

Com a incorporação da marca no Brasil, em 2012 aconteceu a primeira aquisição importante do grupo, com a compra da BGK do Brasil S.A., que possuía à época cerca de 40 restaurantes e 16 quiosques em São Paulo.

Burger King - BKBR3

Em 2014 foi a vez do Burguer King no Brasil adquirir a BGNE Restaurantes e Comércio de Alimentos S.A., aumentando em 11 restaurantes e mais 11 quiosques de sobremesa. Durante os dois anos posteriores, a empresa continuou seu projeto de expansão, com mais aquisições de empresas menores.

O ano de 2016 ficou marcado por um investimento de um fundo de investimento em participações, o que trouxe aumento de capital e mais aquisições dentro da Companhia. Em 2017, entretanto, o Burguer King protocolou o pedido do registro de abertura de capital junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Burger King - BKBR3

Nesse sentido, em 18 de dezembro de 2017, o Burguer King deu início ao seu IPO e suas ações começaram a ser negociadas na B3, no segmento do Novo Mercado. A oferta primária contou com cerca de 49 milhões de ações ordinárias, mais uma oferta secundária de cerca de 60 milhões de ações, totalizando R$1,9 bilhão.

Em 2018, o Burguer King e a rede de fast food Popeyes firmaram contratos, dando ao grupo o direito exclusivo de desenvolver e operar restaurantes no país pelo período de 20 anos. Mais recentemente, no ano de 2021 o Burguer King anunciou que assumiria as operações da Domino´s.


Diretoria

Iuri de Araujo Miranda (Diretor Presidente)

Clayton de Souza Malheiros (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Ariel Grunkraut (Diretor de Marketing)

Gustavo do Valle Fehlberg (Diretor de Desenvolvimento)

Fabio Chaves de Arruda Alves (Diretor Jurídico)

Marcia Cristine Ribeirete Baena (Diretora de Gente e Gestão)

Rafael Rodrigues do Espírito Santo (Diretor de Operações)


Conselho administrativo

Marcos Grodetzky (Presidente do Conselho)

Ricardo Wajnberg

Joshua Arthur Kobza

Thiago Temer Santelmo

Rodrigo Calvo Galindo

Paula Alexandra de Oliveira Gonçalves Bellizia

Henrique José Fernandes Luz

Anna Andrea Votta Alves Chaia


Principais concorrentes

McDonald’s

Bob’s

Subway


Perspectiva para o futuro

Fundado em 1954 nos Estados Unidos e presente no Brasil desde 2004 e, oficialmente a partir de 2011, o Burguer King é uma empresa de capital aberta que conta com mais de 860 restaurantes em todo o Brasil, segundo fechamento do segundo trimestre de 2021.

O Burguer King desembarcou no Brasil em 2004, mas apenas em 2011 se transformou em uma marca própria, a BK Brasil, por meio de uma joint venture controlada pelo 3G Capital e pelo equity brasileiro Vinci Partners.

Burger King - BKBR3

A partir disso, o Burguer King focou a sua operação na marca própria e não em franquias, como faz a concorrência. Gerenciar seus próprios restaurantes, por outro lado, possibilitou que a empresa abrisse seu capital na Bolsa de Valores, movimentando cerca de R$2,2 bilhões.

O crescimento da marca no país alcançou números expressivos em todos estes anos de operação, chegando hoje aos 886 restaurantes em todo o país, sendo que 662 são restaurantes próprios e 204 franqueados. Além disso, a rede conta com 17 mil colaboradores e 150 milhões de clientes por ano.

Com o objetivo de alcançar o topo no seu segmento de atuação, o Burguer King projeta abrir entre 90 e 100 lojas por ano, mantendo esse crescimento na faixa de 30% por período. Mesmo com a pandemia afetando um pouco os negócios, o pensamento da marca é a expansão, que deve melhorar à medida em que a vacinação ocorrer e os números da Covid-19 diminuírem no Brasil.


Composição acionária

BKBR3 Acionista Percentual
1 Burger King do Brasil Assessoria Ltda. a Restaurantes 9,84%
2 Sommerville Investments B.V. 4,87%
3 Montjuic Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia 7,46%
4 JP Morgan Investment Management Inc. 4,95%
5 Vinci Capital Partners II B Fundo de Investimentos 7,77%
6 Atmos Capital Gestão de Recursos Ltda. 5,23%
7 Ações em Tesouraria 0,54%
8 Free Float 59,34%