Grupo NotreDame Intermédica

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker GNDI3
Fundador Empresa americana Bain Capital
Presidente da empresa Irlau Machado Filho
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2019. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Qmentum International Accreditation Program Certificação Diamante / Organização Nacional de Acreditação Certificado ONA Nível 1 / UNICEF Iniciativa Hospital Amigo da Criança (aleitamento materno) Hospital Paulo Sacramento (Jundiaí - SP)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1968
Ano do IPO 2018
Setor de atuação Saúde
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Grupo NotreDame Intermédica
Principais produtos
  • O Grupo NotreDame Intermédica oferece serviços hospitalares e de medicina preventiva no geral. Sua estrutura de atendimento contempla 21 hospitais, 75 Centros Clínicos, 10 Unidades de medicina preventiva e 20 Unidades de pronto-socorros autônomos.
  • O Grupo NotreDame Intermédica também opera planos de saúde e planos odontológicos.

O que a empresa faz?

O Grupo Notre Dame Intermédica (GNDI) é uma empresa de capital aberto, reconhecida como uma das maiores operadoras de saúde do país. Ao todo, a empresa possui cerca de 6,3 milhões de beneficiários. No país, a companhia oferece as melhores soluções em saúde e odontologia, sendo reconhecida pelo pioneirismo em Medicina Preventiva. 

Grupo NotreDame Intermédica - GNDI3

A empresa opera em três segmentos: planos de saúde, saúde ocupacional e planos odontológicos. A estrutura do Grupo NotreDame é composto por: 

  • 26 hospitais;
  • 87 centros clínicos;
  • 23 pronto-socorros autônomos;
  • 14 centros de medicina preventiva;
  • 68 pontos de coletas de análises clínicas;
  • 12 unidades para exame de imagem;
  • 2 centros de saúde exclusivo para idosos.

Toda a estrutura da empresa fica localizada nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Além das regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo também possui filiais nas cidades de Santos, Americana, Jundiaí, Sorocaba, Divinópolis, Balneário Camboriú, Campinas e Nova Serrana. 

Grupo NotreDame Intermédica - GNDI3

A empresa se destaca no mercado por conta da rápida e constante evolução no quesito saúde, já que possui estratégia verticalizada, sustentada por fusões e aquisições contínuas, que melhoram a qualidade assistencial oferecida em saúde com custos mais acessíveis. 


Breve história da empresa

A história do Grupo Notre Dame Intermédica teve início em 1968, quando a empresa foi fundada pelo Dr. Paulo Sérgio Barbanti. Em 1972, o primeiro Centro Clínico, próprio da empresa, foi inaugurado e, logo depois, em 1982, um programa completo de medicina preventiva foi implantado pela companhia, e já contava com o modelo verticalizado de atuação. 

Grupo NotreDame Intermédica - GNDI3

Uma das características do Grupo, que marca toda a sua história, são as aquisições, realizadas como forma de crescimento e desenvolvimento no segmento de saúde. Em 1998, por exemplo, a empresa realizou a aquisição do Hospital Paulo Sacramento, localizado no município de Jundiaí, em São Paulo. 

No ano seguinte, em 1999, a empresa comprou o Hospital Modelo, localizado em Sorocaba, também em São Paulo. Dez anos depois, a carteira de planos de saúde da Medicamp passou a integrar o portfólio da empresa. No mesmo ano, tomou a responsabilidade de administrar o Hospital Renascença, no município de Campinas. 

Em 2014, o capital social da empresa foi 100% assumido pelo grupo de investimentos norte-americano Bain Capital, que implantou no Grupo Notre Dame um novo modelo de gestão. No ano seguinte, a empresa investiu mais de R$ 140 milhões na reforma dos Centros Clínicos e Hospitais de Rede Própria. 

Grupo NotreDame Intermédica - GNDI3

Ainda em 2015, o Grupo adquiriu o Grupo Santamália Saúde, conhecido como uma das maiores operadoras de saúde da região do ABC Paulista. Entre 2016 e 2017, diversos ativos operacionais, como hospitais, unidades de pronto atendimento 24 horas, centros clínicos, etc, passaram a fazer parte do portfólio da companhia. Além disso, o Hospital e Maternidade Guarulhos foi inaugurado. 

Já em 2018, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores brasileira e, no mesmo ano, adquiriu o Hospital Cruzeiro do Sul, localizado em Osasco, São Paulo. No mesmo ano, lançou a marca NotreLabs, segmento especializado na prestação de serviços de análises clínicas aos clientes da empresa. 


Diretoria

Irlau Machado Filho (Diretor Presidente / CEO)

Marcelo Marques Moreira Filho (Diretor Financeiro / CFO)

Anderlei Gerhardt Buzelli (Diretor de Integração)

Glauco Desiderio (Diretor de Relações com Investidores)

João Alceu Amoroso Lima (Diretor Operacional Odontologia)

Joel de Sousa (Diretor Operacional Saúde)

Luiz Celso Dias Lopes (Diretor de Regulação)

Lino José Rodrigues Alves (Diretor Jurídico)

Nilo Sergio Silveira Carvalho (Diretor Comercial)

 Pedro Guilherme Calandrino (Diretor de Fusões e Aquisições)


Conselho administrativo

Christopher Riley Gordon (Presidente do Conselho de Administração)

Irlau Machado Filho

Michel David Freund

T. Devin O’Reillyr

José Luiz Teixeira Rossi

Plínio Villares Musetti


Principais concorrentes

Odontoprev (ODPV3)

Fleury (FLRY3)

Qualicorp (QUAL3)

Hapvida (HAPV3)

Unimed

Omint Saúde e Seguros


Perspectiva para o futuro

O Grupo Notre Dame Intermédica é uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, reconhecido pelo pioneirismo em Medicina Preventiva, além de oferecer as melhores soluções em saúde e odontologia. Empresa de capital aberto, o Grupo registrou crescimento no número de beneficiários nos segmentos de saúde e odontológico. 

Portanto, as perspectivas para a empresa são de crescimento, já que a companhia possui desempenho financeiro e grande capacidade de inovação. Prova disso são as estratégias utilizadas, como campanhas publicitárias, reformulação do portfólio de produtos e gestão de custos e política comercial, para se manter líder em seu segmento de atuação. 


Composição acionária

GNDI3 Acionista Percentual
1 Alkes II – Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia 20,34%
2 BlackRock, Inc. 5,08%
3 Capital Research Global Investors 5,05%
4 Capital World Investors 4,67%
5 Ações em tesouraria 0,05%
6 Free Float 64,81%