Cosan Logística

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker RLOG3
Fundador Grupo Cosan por meio dea aquisição da ALL em associação com a RUMO
Presidente da empresa Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos apenas no ano de 2015 e 2016. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos. 

Prêmios 8ª edicção do prêmio transporte Prêmio Transporte Responsável na Fenatran
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2014
Ano do IPO 2014
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Cosan Logística
Principais produtos

A Cosa logística oferece os seguintes serviços :

  • Serviços de logística
  • Transporte de cargas
  • Operação portuária de terminais de distribuição

O que a empresa faz?

A Cosan Logística é uma empresa que atua no setor de transporte e logística. Sendo assim, a sua atividade principal é a administração, direta ou indireta, de participações societárias em empresas do setor de infraestrutura.

Cosan Logística - RLOG3

Desse modo, a empresa oferece serviços como: 

  • Logística;
  • Transporte de cargas;
  • Operação portuária de terminais de distribuição.

O principal ativo operacional da empresa é a Rumo S.A, mais conhecida apenas como Rumo.

Sendo que a Rumo é uma companhia constituída pela incorporação da Rumo Logística S.A pela América Latina Logística S.A, em 2016.

Por meio da Rumo, a Cosan Logística opera uma grande base de ativos, o que inclui uma rede ferroviária de quatro concessões com aproximadamente 12 km de linhas e 25.000 vagões.

Cosan Logística - RLOG3

Além disso, a empresa também opera centros de distribuição e instalações de armazenamento.

No total, a companhia opera 12 principais terminais de transbordo com capacidade de armazenagem estática de cerca de 900 mil toneladas, onde são armazenados, por exemplo, açúcar e grãos.

Dentre os ativos da empresa, podemos destacar como mais importante o complexo logístico de Rondonópolis (MT), cuja capacidade de carregamento mensal é de mais de 1 milhão de toneladas.

A Rumo controla ainda dois terminais em Santos e possui participação em quatro terminais portuários, sendo três deles localizados no porto de Santos (SP) e um localizado no estado do Paraná.

Cosan Logística - RLOG3

Por fim, a Cosan Logística também presta serviços de logística de transporte intermodal por intermédio da Rumo. Isso corresponde à movimentação de cargas em contêineres utilizando duas ou mais modalidades de transporte.


Breve história da empresa

Antes da criação da Cosan Logística, temos a fundação da Cosan Limited com a criação da Usina Costa Pinto, em 1936.

Já em 1986 teve início o processo de expansão da companhia por meio da compra de novas empresas e o começo das exportações de açúcar para o eixo Centro-Sul do Brasil.

Cosan Logística - RLOG3

Posteriormente, em 1993 a Cosan começou a exportar açúcar a granel e com foco no mercado externo, ela lançou o Açúcar VHP.

No ano 2000 foi criada a marca Cosan e houve a consolidação da imagem da companhia. Em 2002 a empresa adquiriu a Usina da Barra Bonita, em São Paulo.

Já em 2005 a Cosan se tornou a primeira empresa do setor a entrar no segmento de listagem de Novo Mercado, o mais alto nível de governança da bolsa de valores brasileira.

Dois anos depois, em 2007 ocorreu o IPO da Cosan Limited na bolsa de valores de Nova York (NYSE). Já em 2008 nasceu a Rumo, o que contribuiu com o aumento da eficiência logística da companhia.

Em 2012 a Rumo inaugurou o Terminal Logístico de Itirapina, em São Paulo. Ainda em 2012, a Cosan ampliou a sua atuação no setor de energia e assumiu o controle acionário da Comgás.

Cosan Logística - RLOG3

Já em 2014 surgiu a Cosan Logística S.A, por meio da cisão de negócios de logística da Cosan S.A.

No ano seguinte, a Rumo incorporou a ALL, o que resultou na maior operadora logística com base ferroviária independente do Brasil. Por fim, em 2019 a Rumo venceu o leilão Ferrovia Norte-Sul conduzido pela ANTT.


Diretoria

Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães (Presidente)

Maria Rita de Carvalho Drummond (Diretora Vice-presidente Jrídico)

Marcelo Eduardo Martins (Diretor Vice-Presidente Financeiro e Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Rubens Ometto Silveira Mello (Presidente)

Marcelo de Souza Portela

Marcos Marinho Lutz

Burkhard Otto Cordes

Marcos Sawaya Jank

Mailson Ferreira da Nóbrega


Principais concorrentes

Rumo (RAIL3)


Perspectiva para o futuro

A Cosan Logística foi constituída pela incorporação da Rumo Logística S.A pela ALL o que resultou na maior operadora logística com base ferroviária independente do Brasil.

Apesar de ter sido criada para gerenciar o braço logístico da Cosan S.A, a Cosan anunciou no começo de 2021 a fusão das empresas do grupo. Dessa maneira, a empresa tornou-se uma holding com todos os ativos do grupo. 

Essa reestruturação societária está ligada às perspectivas para o futuro da empresa. Isso porque, a reestruturação tem como objetivo simplificar a estrutura e elevar a liquidez.

Portanto, a partir de março de 2021 os investidores com ações da Cosan Logística (RLOG3), passaram a ter ações de emissão da Cosan.

Cosan Logística - RLOG3

Além disso, a empresa se preocupa em contribuir com um futuro mais sustentável para o Brasil.

Sendo assim, em 2021 as empresas da Cosan e a Braskem, companhia do setor petroquímico firmaram uma parceria para a realização de iniciativas com foco em um futuro mais sustentável. 

Em resumo, as empresas assumiram o compromisso conjunto de alavancar a economia circular e neutralidade de carbono através de várias atitudes que contribuam de maneira efetiva na agenda contra as mudanças climáticas.


Composição acionária

RLOG3 Acionista Percentual
1 Island Services Management Corp 0,02%
2 Cosan Limited 73,39%
3 Aguassanta Participações S.A. 0,05%
4 Alaska Poland Fundo de Investimento de Ações-bdr Nível 1 8,00%
5 Ações Tesouraria 0,06%
6 Free Float 18,48%