Elekeiroz

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker ELEK3, ELEK4
Fundador Luiz M. Pinto de Queiroz
Presidente da empresa Marcos Antonio De Marchi
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos desde 2003, com exceção dos anos de 2015, 2016 e 2017. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor do setor Químico e Petroquímico do anuário As Melhores da Dinheiro 2019
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1894
Ano do IPO 1969
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Elekeiroz
Principais produtos

A Elekeiroz atua no ramo de produtos químicos e derivados através de suas unidades fabris sendo uma matriz e duas filiais respectivamente em:

  • Matriz Várzea Paulista
  • Duas filiais em Camaçari BA

Os produtos oferecidos pela empresa são:

  • Ácidos Orgânicos
  • Ácido Sulfúrico e Enxofre
  • Anidridos Orgânicos
  • Formol e CUF
  • OXO – Álcoois
  • Plastificantes
  • Resinas Poliéster Insaturadas
  • Utilidades industriais (hidrogênio e dióxido de carbono)

O que a empresa faz?

A Elekeiroz é uma companhia química brasileira de produção de insumos e intermediários químicos destinados às indústrias de construção civil, vestuário, calçados, alimentícia, química, automotiva entre outros.

A empresa é controlada pela H.I.G, uma líder global em investimentos de private equity em companhias de médio porte, com mais de US$ 25 bilhões sob gestão.

Elekeiroz - ELEK3, ELEK4

A Elekeiroz é considerada como a maior produtora brasileira de especialidades químicas intermediárias de uso industrial no seu segmento de atuação.

Sendo que na América do Sul ela é a única a produzir de maneira integrada Oxo-Álcoois, Anidridos Ftálico e Maleico. Enfim, a empresa oferece os seguintes produtos de acordo com o seu mercado de atuação:

Paints & Coatings: A Elekeiroz oferece vários tipos de produtos e soluções para solventes, acrilatos, emulsificantes, alquídicas, resinas, secantes, tintas, vernizes e acetatos.

Construção Civil: A empresa oferece produtos para piscinas, banheiras, caixas d’água, acabamentos, painéis de MDF, colas, tanques, pisos vinílicos, cabos elétricos e fios.

Vestuário e Calçadista: A Elekeiroz oferece vários produtos exclusivos e formulações para calçados, sandálias, laminados, espalmados e rasteirinhas.

Agroquímica: São oferecidos insumos básicos para a produção de defensivos, tensoativos, fertilizantes e surfactantes. Além disso, a Elekeiroz atua também na indústria de celulose, etanol e papel.

Elekeiroz - ELEK3, ELEK4

Home & Personal Care: São oferecidos diversos produtos para produção de tensoativos, detergentes, cosméticos, aromas, fragrâncias, surfactantes e acidulantes.

Química Industrial: Por fim, a Elekeiroz oferece ainda uma ampla gama de químicos para a indústria de lubrificantes, náutica, metalúrgica, galvanoplastia e transporte.


Breve história da empresa

A história da Elekeiroz começou em 1894, quando o farmacêutico Luiz M. Pinto de Queiroz, fundou o laboratório farmacêutico Queiroz Moura e Cia.

Já em 1909 a Queiroz Moura e Cia foi transformada em Sociedade em Comandita por Ações L. Queiroz & Cia. Sendo que a razão social da empresa resultou no atual nome Elekeiroz.

Elekeiroz - ELEK3, ELEK4

No ano seguinte, a empresa construiu a primeira fábrica de Ácido Sulfúrico da América do Sul.

Em 1912, a empresa foi transformada em Sociedade Anônima Produtos Químicos L. Queiroz, onde se produzia e comercializava ácidos, inseticidas, formicidas, produtos farmacêuticos e adubos.

Em 1959 houve a inauguração da primeira fábrica de Anidrido Ftálico do Brasil e após um ano, a Ucebel Produtos Químicos, companhia controlada da Elekeiroz, começou as atividades produzindo Anidrido Maleico e Resinas de Poliéster.

Por meio da Elekeiroz do Nordeste, foi implantada em Igarassu, no Pernambuco, a primeira fábrica de Octanol da América do Sul, em 1960.

Já em 1982, a Itaúsa se tornou a detentora de uma importante parcela do Capital da Elekeiroz, ao adquirir a participação acionária do Dr. Henrique de Toledo Lara. Sendo que em 1986 a Itaúsa adquiriu o controle acionário da Elekeiroz. 

Elekeiroz - ELEK3, ELEK4

Em 1998 a Elekeiroz optou por vender a sua unidade produtora de fertilizantes e focar apenas na produção e comercialização de produtos químicos intermediários.

Em 2002, a empresa comprou a Ciquine Companhia Petroquímica e ampliou a sua capacidade de produção de Anidrido Ftálico e Plastificantes. Anos depois, a empresa lançou a linha Biopoli de Resinas Sustentáveis, em 2010.

Em resumo, a Biopoli é uma linha de produtos que usa matérias-primas de fontes renováveis e resinas termoplásticas reutilizadas. Já em 2016 a Elekeiroz e a Nexoleum criaram uma Joint Venture para exploração do mercado de bioderivados.

Em 2018 a H.I.G. Capital anunciou a conclusão do processo de aquisição da Elekeiroz. Ou seja, a Itaúsa fez a venda de suas ações da Elekeiroz para a H.I.G. Capital.

Elekeiroz - ELEK3, ELEK4

Em síntese, a H.I.G. Capital é líder global em investimentos de private equity em companhias de médio porte.

A H.I.G. Capital conta com base em Miami e com escritórios em Atlanta, Boston, Chicago, Dallas, Nova Iorque e São Francisco e escritórios afiliados no Rio de Janeiro, Bogotá, Cidade do México, Londres, Hamburgo, Milão, Madri e Paris.


Diretoria

Marcos Antonio De Marchi (Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores)

Ricardo Craveiro Massari

Elder Antonio Martini


Conselho administrativo

Thiago Sguerra Miskulin (Presidente)

Felipe Franco da Silveira (Vice-Presidente)

Eduardo da Veiga

Marcelo Hudik Furtado de Albuquerque

Marcelo Marinho Lutz Pereira da Silva


Principais concorrentes

Braskem (BRKM3, BRKM5, BRKM6)

GPC Participações (GPCP3)


Perspectiva para o futuro

A Elekeiroz é a maior produtora brasileira de especialidades químicas intermediárias de uso industrial no seu segmento de atuação. Com uma jornada de sucesso que a colocou como líder do seu setor de atuação, certamente o futuro da Elekeiroz é brilhante.

Elekeiroz - ELEK3, ELEK4

No entanto, ainda não sabemos como o caminho que a empresa pretende percorrer. Isso porque, depois de concluir a compra da participação da Itaúsa na Elekeiroz, o H.I.G. Capital decidiu fechar o capital da empresa e registrou o pedido de oferta pública para aquisição das ações da companhia.

Sendo assim, em 2020 houve o cancelamento do registro da Elekeiroz como companhia de capital aberto. Portanto, a empresa se tornou uma companhia fechada e deixou de ter ações listadas na B3.


Composição acionária

ELEK3 Acionista Percentual
1 FIP Kilimanjaro Brasil Partners I B – Multiestratégia IE 98,23%
2 Free Float 1,77%
ELEK4 Acionista Percentual
1 FIP Kilimanjaro Brasil Partners I B – Multiestratégia IE 94,99%
2 Free Float 5,01%