Duratex S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker DTEX3
Fundador Eudoro Villela, Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra e Alfredo Egydio de Souza Aranha
Presidente da empresa Antonio Joaquim de Oliveira
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2007.  Acesse para o conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Latin America Executive Team 2017 / Brasil Inovação 2017 / Época Negócios 360º 2017 / Prêmio ECO 2017
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1951
Ano do IPO 2005
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Duratex S.A
Principais produtos

Os produtos oferecidos pela Duratex são divididos em três segmentos, sendo eles: Deca, Madeira e Revestimentos Cerâmicos. Sendo assim, a empresa fornece produtos, como:

  • louças;
  • metais;
  • duchas;
  • torneiras elétricas;
  • painéis MDP e MDF;
  • pisos laminados e vinílicos;
  • revestimentos para piso e parede.

O que a empresa faz?

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira privada e de capital aberto, com sede em São Paulo. A empresa é controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaúsa S.A e pela Companhia Ligna de Investimentos.

Duratex S.A - DTEX3

Possui atuação no mercado internacional, com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, sendo um das 10 maiores companhias do mundo nos setores em que atua. Já no Hemisfério Sul, a Duratex é a maior produtora de painéis de madeira industrializada, louças, metais e pisos.

A Duratex possui 24 unidades localizadas em 8 estados brasileiros, sendo a sede no estado de São Paulo. De forma estratégica, a empresa possui unidades industriais nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Duratex S.A - DTEX3

A empresa também está presente na Colômbia, onde dispõe de três fábricas de painéis. Além disso, a Duratex possui presença na Argentina, com a Deca Piazza; nos Estados Unidos, por meio da Duratex North e na Europa, com a Duratex Europe.

De forma geral, a empresa está no segmento de móveis e construção civil e fornece serviços direcionados à instalação sanitária, produtos de madeira, metais sanitários e louças.

Modelo de negócios

Os produtos oferecidos pela Duratex são divididos em três segmentos, sendo eles: Deca, Madeira e Revestimentos Cerâmicos. No caso da divisão Deca, os principais produtos comercializados são produzidos pelas marcas Deca e Hydra. Assim, a empresa fornece: louças, metais, duchas e torneiras elétricas.

Duratex S.A - DTEX3

Já a divisão Madeira, a Duratex produz e comercializa painéis MDP e MDF, por meio da marca Durafloor. Além disso, a empresa também produz pisos laminados e vinílicos. Ainda dentro da divisão Madeira, a Duratex engloba o segmento Florestal, onde são cultivados eucaliptos em mais de 150 mil hectares de terra.

Por fim, a divisão Revestimentos Cerâmicos, por meio da marca Ceusa, produz e comercializa diversos produtos, como revestimentos para piso e parede, sendo destaque no mercado nacional devido às ações de inovação e tecnologia aplicada aos serviços prestados.

Duratex S.A - DTEX3

Além do Brasil, a Duratex exporta produtos para mais de 50 países, sendo a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada, além de louças e metais sanitários. Ao todo, são mais de 11 mil colaboradores, dispostos em 7 unidades florestais e 24 unidades industriais no Brasil.

Colaboradores

Por ser uma empresa privada e de capital aberto, a Duratex é controlada por duas empresas, o conglomerado Itaúsa – que detém de 40% das participações da empresa – e o Grupo Ligna – responsável por 20% das participações.

Duratex S.A - DTEX3

A Investimentos Itaúsa S.A. – holding de capital aberto – é responsável pelo controle de todas as decisões estratégicas e financeiras das empresas que controla, possuindo empresas do ramo industrial (como a Duratex, Elekeiroz e Itautec) e no setor financeiro.

Além disso, a Itaúsa também possui participação no setor cultural e socioambiental, através do Itaú Cultural, Itaú Sustentabilidade, Itaú Numismática e Fundação Itaú Social.

Já o Grupo Ligna é responsável por investidos em diversos segmentos, como varejo, industrial, de geração de energia, imobiliário, agrícola e financeiro, sendo a Duratex a empresa que detém maior representatividade no grupo.

Além da Duratex, o Grupo Ligna também controla investimentos na Leo Madeiras, Espaço Negócios, Ligna Florestal e Gera Maranhão.

Duratex S.A - DTEX3


Breve história da empresa

A história da Duratex começou, em 1951, com a ideia de dois empresários, Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra de Ulhoa, de trazer ao Brasil a fabricação de chapas de fibra de maneira. Naquela época, o produto era importado da Suécia e, em terras brasileiras, a fabricação era novidade.

Duratex S.A - DTEX3

Assim, com a colaboração de Alfredo Egydio de Sousa Aranha, a Duratex foi fundada, em São Paulo, já como uma empresa de capital aberto. As atividades da Duratex tiveram início, em 1954, após a construção da primeira fábrica da empresa, em Jundiaí, no estado de São Paulo.

A princípio, o intuito era produzir chapas de fibra de madeira, produto que, até então, só chegava ao Brasil por meio da Suécia. Com o ritmo acelerado de produção, logo a empresa começou a exportar lotes de chapas de fibra de madeira para os Estados Unidos, em 1957.

Duratex S.A - DTEX3

Expansão e crescimento

Com a chegada da década de 60 a Duratex iniciou o processo de expansão da fábrica localizada em Jundiaí, que passou a funcionar com o dobro da capacidade de produção. Além disso, a empresa investiu na criação de um terminal de estação ferroviário. O principal objetivo do terminal era receber convidados vindos do exterior e de outros estados do Brasil.

Duratex S.A - DTEX3

Já em 1968, a empresa expandiu o mercado interno com a inauguração da linha de pintura Duraplac. Na década de 70 começaram os processos de aquisições, onde, em 1972, a Deca S.A. foi adquirida pela Duratex. Com a aquisição, a empresa diversificou os negócios e ampliou o portfólio de produtos. Com isso, a empresa passou a ser mais reconhecida no âmbito nacional, se fortalecendo no mercado de atuação.

Investimento tecnológico

A década de 80 chegou trazendo inovação e centralização das operações dentro da Duratex. Isso porque, a essa altura, a empresa estava traçando caminhos para se consolidar no mercado e atingir liderança e força nas operações externas.

Pensando nisso, em 1982, a empresa criou a Duratex Comercial Exportadora, com o objetivo de expandir a produção dos produtos para o mercado internacional.

Duratex S.A - DTEX3

Já com a chegada da década de 90, a empresa passou por diversas mudanças em relação ao crescimento no setor. Uma das primeiras ações que marcaram a década foi o investimento no Sistema de Gestão Ambiental. Além disso, a empresa comemorou os 50 anos de fundação em 1990 e, para celebrar a data, inaugurou, em São Paulo, o primeiro showroom da Deca.

Ainda na década de 90, a Duratex fez mais uma aquisição. Dessa fez, a empresa adquiriu, em 1995, a Piazza Hermanos, empresa da Argentina. Além disso, em 1997 e 1999, foi implantando a primeira linha de MDF no Brasil e a empresa passou a enviar, com um total de 57%, chapas de fibra de madeira para os Estados Unidos.

Duratex S.A - DTEX3

Ampliação nos negócios

A década de 2000 foi marcada por um período de ampliação e melhorias. A governança corporativa da empresa passou por mudanças e, além disso, a Duratex entrou para a Bolsa de Valores brasileira, em 2005. Já em 2009, após os bons resultados obtidos com as ações, a empresa entrou para o segmento de Novo Mercado da B3.

Como parte do processo de crescimento, a Duratex adquiriu a Satipel e, como a empresa era dona do Grupo Ligna, o grupo passou a controlar uma parte das decisões da Duratex. Já em 2015, a empresa adquiriu a Corona, empresa especializada na fabricação de chuveiros e torneiras.

Duratex S.A - DTEX3

Por fim, em 2017, a Duratex fez mais uma aquisição, a Ceusa, fabricante de revestimento cerâmico. Para incrementar o setor de revestimento cerâmico, a Cecrisa também foi adquirida pela Duratex, em 2019.


Diretoria

Antonio Joaquim de Oliveira (Diretor Presidente)

Marcelo Izzo (Diretor Vice-Presidente Deca)

Henrique Marcondes (Diretor Vice-Presidente Madeira)

Cleonyr Galvão Xavier Filho (Diretor Comercial Deca)

Carlos Henrique Haddad (Diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores)

Daniel Lopes Franco (Diretor de TI e Inovação Digital)

Gilmar Menegon (Diretoria de Revestimentos Cerâmicos)

Glizia Maria do Prado (Diretora de Recursos Humanos)

José Ricardo Paraíso Ferraz (Diretor de Operações da Divisão Madeira)

Juan Fernando Vasquez (Diretoria Duratex Colômbia)

Marco Antonio Milleo (Diretor Industrial Deca)

Acesse para conhecer um pouco mais sobre a diretoria da empresa.


Conselho administrativo

Alfredo Egydio Setubal 

Salo Davi Seibel 

Alfredo Egydio Arruda Villela Filho

Helio Seibel 

Rodolfo Villela Marino 

Ricardo Egydio Setubal 

Francisco Amaury Olsen 

Juliana Rozenbaum Munemori 

Raul Calfat 

Andrea Laserna Seibel 

Maria Alice Setubal 

Ana Lúcia de Mattos Barretto Villela 

Acesse para conhecer um pouco mais sobre a o conselho de administração da empresa.


Principais concorrentes

Eucatex (EUCA3)

Isdra

Arauco

Masisa

Tafisa

Satipel

Docol

Fabrimar

Incepa

Celite

Logasa


Perspectiva para o futuro

Com visto, a Duratex é a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, tendo grande representatividade, também, em países da Europa e nos Estados Unidos.

Os variados projetos desenvolvidos pela empresa, como o Projeto Logística, o Projeto Integra – especializado na modernização dos sistemas de produção e gestão da Duratex – e o Projeto Enter, contribuem para o crescimento e melhora dos resultados frente aos clientes.

Duratex S.A - DTEX3

Nitidamente, os projetos fazem parte de um plano estratégico da Companhia, onde a empresa visa melhorar a equipe de trabalho, além de traçar metas executáveis para o futuro. Atualmente, os serviços prestados oferecerem qualidade e inovação no mercado, e a empresa é conhecida pela solidez financeira e resultados históricos construídos ao longo das mais de seis décadas de fundação.

Portanto, para as projeções futuras, o que se pode esperar são investimentos em programas de eficiência, como os que já estão em andamento, além de melhorias na gestão de custos operacionais. Apesar do cenário desafiador, onde o setor de construção civil está defasado, a empresa tende a buscar caminhos para contenção de custos e, principalmente, melhora operacional.


Composição acionária

DTEX3 Acionista Percentual
1 Itaúsa - Investimentos Itaú S.A. 40%
2 Companhia Ligna de Investimentos 20%
3 Free Float 40%